10 coisas que você nunca deve dizer a uma mãe sozinha

Acredite, uma mãe sozinha ficará muito constrangida se você disser ou perguntar essas coisas a ela. O melhor que tem a fazer é segurar sua curiosidade.

Erika Strassburger

A maioria de nós é um pouco curiosa. Isso é normal. Mas há pessoas que têm curiosidade em níveis elevadíssimos, e, em virtude da dificuldade de se conter, acabam extrapolando com perguntas e comentários para lá de inconvenientes.

As mães sozinhas são constantemente alvos dessas indiscrições. Se você conversar com uma mãe sozinha, jamais diga ou pergunte coisas como as que seguem:

1. São todos do mesmo pai?

Nossa, essa pergunta é mortal! Principalmente para quem foi casada uma única vez, como no meu caso. Eu já ouvi essa pergunta várias vezes, e confesso que sempre fico incomodada, ainda que os meus três sejam filhos do mesmo pai.

Tenho forte sensação de que mesmo uma mulher que tenha filhos de dois ou mais pais não se sentirá à vontade para contar isso a uma pessoa que ela mal conhece.

2. Você não pretende ter mais filhos, não é?

Aí está uma pergunta que pode irritar profundamente. Ela vem com uma mensagem subliminar do tipo “puxa vida, olha você aí, separada, com um (ou mais) filho nos braços. Imagina se o próximo relacionamento também não der certo! Você não vai querer ficar com mais um filho sem pai presente, vai?” Sim, é exatamente dessa forma que a mulher irá interpretar.

Advertisement

3. Você deveria ter pensado nos seus filhos antes de se separar

Não foi o meu caso, mas é o caso de muitas mães sozinhas por aí. Elas se enchem de coragem, às vezes até arriscam sua integridade física saindo de um relacionamento abusivo, para ter de ouvir esse tipo de coisa? Não é porque a mulher não saiu por aí contando os perrengues que passava dentro de casa, que ela tinha um casamento pelo qual valia a pena lutar. Sou contra o divórcio por motivos banais, mas uma mulher que deixa um relacionamento abusivo está protegendo seus filhos, além de si mesma. Essa merece minha admiração.

4. Essas crianças precisam de um pai. Quando você vai se casar de novo?

Falando assim, parece tão fácil, né? Bom, quem decide quando é a hora de ter um novo amor (e não somente um para os filhos) é a mulher. Se ela ainda está sozinha, é porque não encontrou ninguém especial. Sem mais!

5. Por que você não volta para o ex? Nada melhor do que o pai para criar os próprios filhos!

Gente do céu! Se houve uma separação é porque algo grave aconteceu! Que mulher com um marido maravilhoso em casa seria louca a ponto de deixá-lo para criar seus filhos sozinha? É impossível fazer um comentário apropriado quando não se conhece a história.

6. Pobres crianças! Eles já não têm o pai presente, e agora você precisa trabalhar o dia todo!

Alô! Ela é mãe sozinha, lembra? Esse tipo de comentário pode ser muito cruel, porque ela não planejou ter filhos para depois ficar sozinha, passando privações. A não ser que a pessoa tenha um trabalho bem remunerado para ela fazer em casa, jamais deve dizer isso!

7. Essas mulheres põem filhos no mundo para sofrer

Dificilmente alguém terá coragem suficiente para falar isso na cara de uma mãe sozinha, mas, cedo ou tarde, elas acabam ficando sabendo desses comentários maldosos.

Advertisement

Veja bem, qualquer mãe adulta que planeja um ou mais filhos, planeja também dar-lhes muito amor, passar tempo com eles, atender às suas necessidades e, na maioria dos casos, supõe que o pai participará ativamente de tudo isso.

Infelizmente, nem tudo sai como o planejado, porque não temos influência sobre a vontade do outro. Então, se as crianças acabam sofrendo de uma forma ou outra, é bom deixar bem claro que nada disso foi planejado.

8. Ele é o pai?

Uma mãe sozinha que sair com um AMIGO precisa estar preparada! Vai surgir gente de todos os lados, brota até do chão, perguntando se ele é o pai das crianças. Extremamente constrangedor!

9. Sozinha, com tantos filhos? (tantos = dois ou três, na visão de quem pergunta) O que aconteceu?

Você não imagina a quantidade de vezes que uma mãe sozinha é interrogada sobre isso. Por que o relacionamento não deu certo? No início ela até conta, por cima, o que aconteceu; mas chega a um ponto que ela não aguenta mais ouvir essa pergunta. Ela já superou! Ficar revivendo o passado para quê? Bola para frente!

10. Quanto o pai deles paga de pensão?

Ouvi essa pergunta recentemente de uma mulher que nunca havia visto na minha vida. E ouço constantemente de pessoas que mal conheço. Acho uma pergunta extremamente pessoal. Entenda, Não é algo que queremos revelar, a não ser que você seja uma pessoa bem íntima. E olhe lá!

Advertisement

Agora você já sabe quais comentários ou perguntas não deve fazer. Segurar a curiosidade é o melhor que tem a fazer.

Se quiser ir adiante, leia 10 maneiras de apoiar uma mãe sozinha e descubra coisas que ela adoraria que você fizesse para ajudá-la.

Leia também: 10 coisas que você não deve dizer a sua esposa depois de ela ter um bebê.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.