5 coisas egoístas que podem arruinar seu casamento

Comportamentos egoístas podem ter um impacto negativo sobre o casamento. Saibam quais são esses comportamentos e como evitá-los.

Anastasia Pollock, MA, LCMHC

Comportamentos egoístas podem ter um impacto negativo sobre o casamento. Cinco dos comportamentos egoístas mais comuns e destrutivos podem estar acontecendo agora mesmo em seu relacionamento sem o seu conhecimento. Saibam quais são esses comportamentos e como evitá-los.

Há uma tendência que tenho notado entre as pessoas que procuram ajuda em aconselhamento de casais. Ambos os parceiros geralmente têm a melhor das intenções. Ambos querem salvar o relacionamento e torná-lo melhor. Mas muitas vezes as pessoas acabam em aconselhamento matrimonial porque estão engajados em cinco comportamentos egoístas que impedem uma boa comunicação e compreensão do outro.

1. Durante uma conversa ou discussão, pensar mais sobre em como refutar e menos sobre o que seu parceiro tem a dizer.

Este é o problema número um que vejo entre os casais que procuram aconselhamento. Eles fazem um bom trabalho ao expressar suas frustrações, mas, em seguida, ficam na defensiva quando o outro parceiro começa a falar. Eles começam a formar a sua defesa enquanto a outra pessoa ainda está falando, portanto, faltam as informações importantes que seu parceiro está tentando transmitir. Isso geralmente vai e volta, e muitas vezes eu vejo que ambos os parceiros contribuem para essa barreira da comunicação ao também levar o que o outro faz para o lado pessoal (vou falar sobre isso depois) e tornando-se mais defensivo à medida que as emoções sobem.

Sugiro aos meus clientes a prática da escuta, prestando muita atenção à mensagem que seu parceiro está tentando enviar e repetindo de volta o que estão ouvindo, sem sarcasmo ou grosseria. Às vezes é útil até escrever o que você ouve o seu parceiro dizendo para manter a atenção ainda mais em sua mensagem.

2. Não comunicar ao parceiro sobre as questões, tanto individuais como do relacionamento.

Eu ainda não encontrei um ser humano que possa ler a mente de outro, e seu parceiro não é uma exceção a essa regra. É egoísta supor que o outro deva saber exatamente o que está errado e como você quer que ele o ajude. Pode ser o estresse no trabalho, preocupações com as finanças ou comportamentos de seu parceiro o que lhe incomoda. A lista pode ser longa, e não falar sobre isso gerará ressentimento e irritação com o outro. Muitas vezes eu vejo casais guardando as tensões e irritações uns sobre os outros. Falar e ouvir pode resolver muito do que o está incomodando.

Advertisement

3. Fazer suposições: Nem sempre é sobre você!

Outro lado do comportamento egoísta anterior está em fazer suposições sobre o comportamento do seu parceiro e tomar como pessoal. Quando os seres humanos experimentam o estresse, tendem a reagir em maneiras que nem sempre são úteis ou positivas a um relacionamento. Muitas vezes vejo que um parceiro tem o pavio curto com seu amado. O amado, em seguida, leva essas ações para o lado pessoal e torna-se irritado ou com raiva.

O ideal é que o parceiro estressado comunique suas razões ao outro (como foi descrito no comportamento número 2). Mas como nenhum de nós é perfeito, pode ser que vá depender do ofendido mostrar esse comportamento para o seu parceiro de uma forma gentil e amável, enquanto comunica como este comportamento o faz sentir-se. Ao fazer isso, tenha o cuidado de colocar as suposições de lado. Em outras palavras, não parta do princípio de que o seu parceiro quis atacá-lo e tinha intenções maliciosas. Em vez disso, lembre-se que ele ainda é a pessoa que você escolheu e a pessoa que você ama.

4. Se preocupar com suas necessidades sexuais e ignorar as necessidades sexuais de seu parceiro.

O sexo é uma parte importante do casamento e uma questão que quase sempre vem à tona no aconselhamento de casais. Normalmente, os problemas com o sexo apontam para parceiros com diferentes condutas, desejos e expectativas do que é normal e saudável em um casamento. É importante que cada parceiro fale sobre essas questões. É bom indicar como você gostaria que o sexo fosse no casamento. Uma vez que essas coisas são ditas, tente então considerar o que seu parceiro disse bem como suas necessidades e como você pode acomodar e respeitar essas necessidades. A comunicação é extremamente importante nesta área, e tem de ser uma comunicação contínua.

5. Apenas considerar as peculiaridades e maneirismos de seu parceiro que o incomodam, e não as coisas que você faz e que podem estar incomodando o seu parceiro.

Eu não posso dizer quantas sessões de terapia começam com os casais dizendo: “Ele faz isso” ou “Ela faz isso.” Essas declarações geralmente descrevem algum comportamento ou traço de personalidade que deixa a outra pessoa louca. Em vez de se concentrar no que a outra pessoa está fazendo, eu incentivo a ambos os parceiros se concentrarem mais em seus próprios comportamentos, particularmente naqueles que irritam a outra pessoa. Eu não peço às pessoas para mudar quem elas são, mas eu peço que se tornem mais autoconscientes e dispostas a fazer ajustes para tornar o relacionamento melhor.

Tenha em mente que nenhum relacionamento é perfeito. Se você notar em si qualquer dos comportamentos acima, você já fez um grande trabalho no sentido de corrigir tal comportamento, já que conscientizar-se é muitas vezes o passo mais difícil para a mudança. A chave para a resolução destes comportamentos é a consciência contínua.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original 5 selfish things that can ruin your marriage.

Toma un momento para compartir ...

Anastasia Pollock, MA, LCMHC

Anastasia Pollock, MA, LCMHC, is clinical director at Life Stone Counseling Centers. She is certified in EMDR through EMDRIA.