Dicas bem-humoradas de reações para momentos de constrangimento

Todo mundo já passou ou um dia passará por uma situação constrangedora, o importante é saber que a melhor reação é ter senso de humor e não se irritar com a reação das pessoas.

2,863 views   |   shares
  • Como reagir com bom humor a momentos de constrangimento? Quem nunca passou por uma situação em que toda a atenção das pessoas ao redor se volta para você? Ou por ter deixado cair um talher no restaurante, por tocar o celular em uma reunião ou cinema. Sem falar nos tombos, esses viraram programa de televisão conhecidos como “videocassetadas”. Todo mundo já passou ou um dia passará por uma situação constrangedora, o importante é saber que a melhor reação é ter senso de humor e não se irritar com a reação das pessoas ao rirem ou comentarem o ocorrido. É natural e praticamente impossível resistir, porque achamos engraçado.

  • Estudos da Gelotologia (ciência que estuda o efeito do riso sobre o corpo e a psique) de William Fry, psiquiatra e pesquisador do riso da Universidade de Stanford, explica porque a maioria das pessoas não acha engraçado alguém cair de um prédio de dez andares e morrer: “Nesse caso, a agonia da pessoa que cai impede que uma situação de pouca seriedade se estabeleça. Mas se uma mulher andando normalmente pela rua tropeça e cai, o jogo da situação pode se estabelecer e o observador achar o fato divertido. Quando caímos, fazemos movimentos desconexos, tentando recuperar o equilíbrio e procurando um apoio em nós mesmos”. O mesmo acontece quando observamos alguém em qualquer outra situação que não represente perigo, mas descontrole. Nosso cérebro reage estimulado pela vergonha e pela sensação constrangedora que nós sentiríamos se fosse conosco.

  • Ao saber disso, percebemos que é um impulso, uma reação imediata e quase involuntária. Claro que devemos ser comedidos em casos de constrangimento de outras pessoas, pois quando formos a vítima, não vamos gostar que riam de nossa situação.

  • Como reagir positivamente

  • Não existe uma receita para usarmos no momento em que formos o centro da atenção das pessoas por alguma “falha nossa” ou por sermos protagonistas de uma “videocassetada”, mas podemos aprender a reagir positivamente evitando que o fato seja além de constrangedor, desagradável, por ficarmos irritados com quem achar o fato engraçado.

  • Se você é o tipo de pessoa conhecida como desastrada, aquela que demora em entender a piada ou ainda sofre da síndrome da Lei de Murphy, adágio ocidentalque representa a expressão “Se algo pode dar errado, dará”,precisa aprender a lidar com essas situações positivamente. Vamos sugerir algumas dicas:

  • Advertisement
  • Faça as pazes

  • Primeira coisa que se deve fazer é as pazes com você e com as pessoas que normalmente rotulam e costumam rir de situações em que você se envolve. Para isso, deve entender o porquê da reação das pessoas, como falamos anteriormente. Normalmente, não há maldade, mas um impulso natural. Com isso, é possível entender e perdoar quando for vítima e não exagerar na reação quando for observador.

  • Ria de si mesmo

  • Aprenda a rir de si mesmo, pois sabe que a situação é realmente engraçada para quem está observando e a melhor saída é se juntar ao grupo e levar tudo na esportiva sem ressentimentos que só irão piorar a situação.

  • Tendo essa atitude de rir de si mesmo, você fará com que seu cérebro e seu corpo diluam facilmente a sensação que seria negativa, afastando a sensação de constrangimento e dando lugar a satisfação que o riso promove.

  • Mantenha a postura

  • Mesmo que o fato seja muito constrangedor, procure não o valorizar se desculpando demasiadamente ou pedindo para se retirar do local. Mantenha a postura e mostre ser uma pessoa bem-humorada, isso fará com que a pessoa ao redor sinta-se à vontade e logo a graça passará.

  • Lembre-se: não permita que o fato se torne lenda para as pessoas, tome a frente e seja aquele que conta o ocorrido fazendo com que possam ver sua destreza em lidar com a situação e não somente com o fato em si.

  • O que mais posso fazer?

  • A resposta a essa questão é simples:

    • Caiu? Levante-se! Se não se machucou, aproveite para rir com as pessoas.

    • Disse algo que não devia? Ria com quem achou engraçado e passe para o próximo tópico ou dê continuidade ao assunto.

    • Derrubou algo que fez o maior barulho chamando a atenção de todos para você? Sorria, desculpe-se e vida normal, nada de querer sair correndo ou se esconder.

  • O importante é levar a vida sem negativismo e sem transformar qualquer pequeno ato em uma cena melodramática. Faça de suas quedas momentos de alegria, transforme suas gafes em motivos para rir. Mas lembre-se: não faça ao outro aquilo que não quer que façam a você!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Dicas bem-humoradas de reações para momentos de constrangimento

Todo mundo já passou ou um dia passará por uma situação constrangedora, o importante é saber que a melhor reação é ter senso de humor e não se irritar com a reação das pessoas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr