10 frases que você nunca deve dizer a uma grávida

Analise essas 10 frases e certifique-se que nunca as utilizou e aproveite as dicas para evitar que situações desagradáveis aconteçam.

93,652 views   |   26 shares
  • Seja sem querer ou apenas tentando agradar, muitas pessoas acabam por ofender as mulheres grávidas. Nessa fase a mulher necessita de apoio, acolhimento, entusiasmo e positividade, não o contrário. Apontar para os defeitos, riscos ou erros nunca é o ideal quando nos referimos a qualquer pessoa, quando esta está grávida então, cuidado redobrado é pouco.

  • 1. "Tem certeza de que não está esperando gêmeos?"

  • Toda grávida certamente ficaria muito feliz em esperar dois ou mais filhos, é alegria dobrada. O problema é quando se insinua uma gravidez de gêmeos para dizer que ela está, digamos assim, tão quanto uma grávida de gêmeos. Basta ver uma grávida que todos esquecem de seus bons contumes e logo saem soltando qualquer asneira sem pensar.

  • Tudo o que uma mulher grávida não precisa ouvir é que está gorda, ou simplesmente que parece estar carregando dois ou mais bebês. Comparação essa em total desacordo com a natureza humana, afinal gestantes engordam de maneiras diferentes e adquirem pesos diversos de gestação para gestação. Uma grávida de gêmeos pode estar aparentemente mais leve que outra que carrega um feto apenas. Nunca diga ou ao menos insinue que uma grávida está gorda, ela certamente não se sente naquele momento a mulher linda que gostaria de ser, uma frase como essa pode acabar de destruir sua autoestima.

  • 2. "Você é tão pequena, nem parece estar grávida! Isso não pode ser saudável."

  • Quando engorda demais é ruim, quando não engorda então! "Somente o médico de uma mulher pode aconselhá-la sobre o que é saudável para ela e seu bebê", diz Dr. Bohn. Ouvi muitas coisas como "Coma por dois" ou "Você precisa se alimentar bastante", como se quantidade representasse qualidade. Uma grávida magra pode representar saúde sim e seu bebê pode até ser mais saudável, maior e mais forte do que os bebês de mamães maiores. Não incentive uma mulher a se alimentar durante a gestação utilizando esse argumento.

  • É importante respeitarmos a natureza e o físico das outras pessoas, ninguém é igual e não existem padrões que possam servir de modelo para qualquer um sair comparando as grávidas de plantão. Se na sua visão a futura mamãe está gorda ou magra, e você deseja dizer-lhe alguma coisa, apenas diga que ela está ótima.

  • 3. "Você está decepcionada que não seja uma menina?"

  • Advertisement
  • Muitos pais querem apenas um bebê saudável, seja o primeiro ou o quinto filho, se for menina ou menino não importa. Claro que a espera em torno da descoberta do sexo é uma brincadeira bem divertida e ansiosa, porém no fundo o que a mamãe e o papai desejam é um bebê lindo e saudável. A cor do quarto, as roupinhas, os personagens e os acessórios são apenas distrações para controlar a espera e torná-la mais agradável. Decepção? Isso não existe quando se trata do laço materno.

  • 4. "Você irá amamentar, correto?"

  • E se não? Há certos tipos de questionamentos que não se adequam ao momento, e essa pergunta é uma delas. A mamãe pode estar se sentindo culpada por não conseguir produzir o leite suficiente para seu bebê ou por estar impossibilitada de amamentar por qualquer outro motivo. Todos sabemos do benefício do leite materno, mas não são todas as mulheres que conseguem amamentar, e sua situação seja por livre escolha ou por motivos circunstanciais, deve ser respeitada. E você "recém-mamãe" não precisa responder um questionário médico para todos a sua volta, pode sim guardar suas razões para você.

  • 5. "Você está enorme! Deve ser uma menina."

  • As pessoas mais idosas, em especial as senhoras, adoram frases como essa, ou algo em torno de "Sua barriga está pontuda, é uma menina". ou "A menina rouba a beleza da mãe, e sua pele está manchada, deve ser uma menina", ou quem sabe "Sua barriga está baixa e torta, certamente é um menino". Não, não existe nenhum outro método comprovado, além dos métodos médicos, que identifique o sexo do bebê. As velhinhas do supermercado podem até ter certa experiência, mas para por ai. Para quem gosta ou já fez esse tipo de comentário, pense um pouquinho no momento que a grávida está atravessando e se esse tipo de "injeção de ânimo" é de "ânimo" mesmo.

  • 6. "Eu estava de volta nos meus jeans skinny uma semana após o parto."

  • Ótimo! Mas comigo não foi assim, nem com muitas mulheres normais que não habitam as televisões. Comparações nunca são sinônimo de cordialidade e tudo o que uma mulher detesta é alguém que se mostre melhor ou superior a ela em qualquer situação, pós-parto então, piorou! Como vimos acima, cada uma engorda de um jeito diferente, acumula a gordura de maneira variada, logo, perde os quilinhos extras de acordo com o seu metabolismo.

  • 7. "Espero que o bebê receba o seu nariz!"

  • Você pode até pensar estar elogiando a grávida, quando na verdade está dizendo que o nariz do pai do bebê é feio. Restrinja-se a dizer algo como "Bebês são sempre lindos, você deve estar ansiosa para conhecê-lo." Ressaltar uma característica da mãe e menosprezar outra do pai, pode soar bem desagradável e constrangedor, cuidado.

  • Advertisement
  • 8. "Você viu aquele programa sobre o bebê com câncer?"

  • Todos os medos e inseguranças dividem espaço naquele corpo com a placenta e o feto, e você ainda insiste em fermentá-los? Sempre há alguém com uma história triste de mãe que morre após o parto, ou bebê que nasce com algum tipo de problema. As futuras mamães conhecem bem esses riscos e lutam para conviver com eles durante a gestação e na vida inteira enquanto cuidam de seus filhos. O que dispensa qualquer tipo de comentário ou "experiências" negativas. Se for para contar alguma história que seja de comédia ou de romance, deixe os dramas para quem precisa, o que não é o caso.

  • 9. "Isso deve ter sido uma surpresa!"

  • Se a notícia da gravidez foi dividida com você sinta-se agraciado e limite-se a compartilhar do entusiasmo que os pais estão desfrutando. Mesmo que os jovens sejam recém-casados ou vítimas de uma gravidez não planejada, se os pais estão adotando a ideia você deve fazer o mesmo e não questionar o porquê de ter sido tão cedo ou se foi um grande susto. Filho é sinônimo de alegria, bênção e novas esperanças, seja cedo ou tarde, velho ou novo, rico ou pobre, não importa.

  • 10. "Você não está velha demais para ter um bebê?"

  • Enquanto alguns casais engravidam jovens, outros esperam bebês um pouco mais tarde. Não cabe a ninguém se importar com as complicações que surgem com a idade avançada, afinal os riscos gestacionais ocorrem em qualquer momento da vida e motivados por diversos fatores, não apenas pela idade. O casal não deve ficar se explicando e relatando suas razões. Cabe aos demais agirem com elegância suficiente para parabenizar e partilhar o momento com os mais novos papais.

  • Leia também: 20 efeitos colaterais da gravidez que suas amigas não lhe contaram

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.

10 frases que você nunca deve dizer a uma grávida

Analise essas 10 frases e certifique-se que nunca as utilizou e aproveite as dicas para evitar que situações desagradáveis aconteçam.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr