Meu cônjuge tem um temperamento difícil. O que eu faço?

Algumas estratégias podem ajudar você a conviver melhor com o cônjuge temperamental e promover harmonia em seu lar.

22,176 views   |   14 shares
  • É importante que saibamos distinguir pessoas difíceis, de pessoas que pensam e agem de forma diferente e que, por isso, nos causam certa irritação. Conforme escrevi antes, pessoas difíceis são aquelas que mantêm desânimo constantemente e com todos os que dela se aproximam. São pessoas mal-humoradas, deprimidas e pessimistas que fazem questão de contaminar o ambiente por onde passam. Existem ainda os petulantes, os que vestem a máscara da superioridade, os "donos da verdade", que na sua prepotência tratam todos com desdém.

  • De forma geral não é fácil conviver com alguém de temperamento difícil, mas quando se trata do próprio cônjuge, muitas vezes, a pessoa não sabe como agir e pode até cair em desespero. É então que as coisas pioram muito e as brigas se avolumam, por isso, o melhor é aprender a lidar, da melhor forma, com o temperamento do cônjuge.

  • Se você já não sabe mais como agir, busque refletir sobre algumas estratégias básicas:

  • 1. Converse amigavelmente

  • Claro que isso não pode ser feito de qualquer jeito, muito menos com cobranças que só provocariam mais brigas. Você precisa escolher um momento em que estejam ambos calmos, então falar de seus sentimentos em relação ao temperamento de seu marido ou esposa. Também é preciso se dispor a ouvir como seu cônjuge se sente, porque é muito importante que ele reconheça suas dificuldades, afinal esse é o primeiro passo para a mudança necessária.

  • 2. Coloque limites

  • Ainda em momento de calmaria proponha acordos; você pode dizer que está muito difícil e quer encontrar com ele ou ela uma forma de amenizar o mal estar que se tem formado no lar de vocês. Diga o quanto deseja manter a harmonia e, para tanto, esclareça os seus limites. Você pode começar dizendo, por exemplo, que não suporta mais essa ou aquela situação, mas é imprescindível que você fale de forma clara e objetiva. É preciso que você use de muita habilidade, para não parecer simplesmente uma ameaça, mas também é essencial que use de assertividade; suas palavras não podem cair no vazio.

  • 3. Não reforce seu temperamento

  • Você precisa ter muita paciência para não se deixar levar pelo momento ou pelas palavras de seu cônjuge no momento em que ele demonstrar desequilíbrio. Procure encontrar uma maneira de agir que não insufle mais os ânimos, assim, se você achar que ignorá-lo piora, por exemplo, diga algo do tipo: "Vou falar com você quando estiver mais calmo" ou "Esse não é o momento para discutir". E não discuta mesmo!

  • Advertisement
  • 4. Cumpra o que determinar

  • Pense bem antes de determinar o que vai fazer, porque se você colocar um limite vai precisar cumprir. Assim, se você disser algo mais radical como: "Da próxima vez que você agir assim, saio de casa e só volto quando você se acalmar", pense bem se terá como agir assim. Na dúvida não prometa, pois, a sua palavra precisa ser respeitada, primeiramente por você mesmo.

  • É bom levar em conta que pessoas temperamentais não são, necessariamente, pessoas ruins. Aliás, quase sempre, são pessoas com graves problemas existenciais, que precisam de muito amor para abrandar seus corações.

  • Promova as mudanças necessárias no convívio com o seu cônjuge, mas jamais se esqueça de acrescentar em suas ações afeto e determinação.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Escritora, educadora e consultora; especialista em MEDIAÇÃO DE CONFLITOS e MEDIAÇÃO CORPORATIVA. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: http://www.suelyburiasco.com.br

Meu cônjuge tem um temperamento difícil. O que eu faço?

Algumas estratégias podem ajudar você a conviver melhor com o cônjuge temperamental e promover harmonia em seu lar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr