10 momentos que podem edificar ou destruir um casamento

Com sabedoria todos os momentos do dia tornam-se tempo de amar o cônjuge e edificar o casamento.

Suely Buriasco

A partir do casamento, todos os momentos passados juntos podem representar oportunidade de edificar ou destruir os elos propostos. São escolhas diárias que darão significado à vida em comum.

A título de reflexão, convidamos você a analisar os seguintes exemplos comuns no dia a dia dos cônjuges e como podem ser usados para edificar ou destruir o casamento.

1. No momento de acordar

Edifica: Ao abrir os olhos dirigir-se ao outro e trocar um “selinho” de bom dia, o nome é bastante sugestivo: selar um compromisso recíproco.

Destrói: Quando um dos cônjuges tem maior dificuldade de acordar bem humorado, o outro se ressentir e contagiar-se; mesmo sentindo vontade, deixar de agir carinhosamente. Orgulho ferido logo pela manhã não é um bom início de dia.

2. Nas refeições

Edifica: Cumprir as próprias rotinas com alegria, mesmo que tenham pouco tempo; trocar ideia sobre as atividades de cada um e fazer combinações em relação ao que precisa ser feito.

Advertisement

Destrói: Ninguém facilitar nada para o outro, não dividir tarefa, trocar palavras ásperas ou tomar as refeições emburrados.

3. No trabalho

Edifica: Focar nos afazeres com profissionalismo e alegria. Diante dos reveses no trabalho manterem-se otimista e não deixar que isso perturbe a paz familiar.

Destrói: Não compartilhar sua vida profissional e viver especialmente para o trabalho, tornando-se uma figura ausente na família.

4. Durante o dia

Edifica: Pensar várias vezes no cônjuge e não perder oportunidade de demonstrar carinho, seja por mensagens ou telefonemas, observando os momentos oportunos.

Destrói: Não respeitar os horários e possibilidades do cônjuge, mostrando-se uma pessoa inoportuna e inconveniente. Ter crises constantes de ciúmes, insegurança e carência afetiva.

Advertisement

5. Diante de um assédio

Edifica: Não aceitar qualquer tipo de assédio, mesmo que oportunidade para ceder a tentação não falte; ser uma pessoa comprometida consigo mesmo e com o casamento.

Destrói: Banalizar a fidelidade e se deixar levar, envolvendo-se em qualquer tipo de relacionamento extraconjugal.

6. Nos finais de semana

Edifica: Aproveitar a folga para promover e participar de atividades em família; encontrar maneiras de surpreender.

Destrói: Fazer constantemente programas individuais, principalmente os que incomodam e irritam o cônjuge.

7. Em datas especiais

Edifica: Comemorar com alegria e disposição as datas do casal e da família. Vale agendar lembretes para evitar esquecimento.

Advertisement

Destrói: Não mudar a rotina por nada, demonstrando falta de interesse e desatenção.

8. Em meio a conflitos

Edifica: Através do diálogo franco, buscar entendimento e soluções consensuais, pelas quais ambos se sintam satisfeitos.

Destrói: Transformar desentendimentos em brigas acirradas com inflexibilidade, intolerância e impaciência.

9. Diante de intromissões de terceiros

Edifica: Entender a importância de blindar o casamento contra tudo e todos que possam provocar discórdia no lar; unir-se ao cônjuge e, de forma assertiva, não aceitar qualquer intromissão.

Destrói: Deixar-se levar pela opinião dos outros, implantar controvérsia e discutir com o cônjuge.

Advertisement

10. Quando o cônjuge erra

Edifica: Levar em consideração que qualquer pessoa pode errar e se dispor a perdoar, aceitando o arrependimento do cônjuge. Não acumular mágoas e procurar resolver a situação da melhor forma possível.

Destrói: Culpar, cobrar e humilhar o cônjuge. Acumular mágoas.

Qualquer momento na vida a dois pode ser aproveitado para fazer do casamento um encontro de almas e sentimentos. Isso é sabedoria!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.