6 coisas que você nunca deve dizer a alguém com depressão

Há grandes chances de você conhecer alguém que está lutando contra a depressão. Se você quiser ajudar ao invés de magoar, evite esses seis erros comuns.

Georgia Lee

Depressão é uma doença grave que afeta mais de 120 milhões de pessoasem todo o mundo. Você pode perceber que o seu cônjuge ou filho tem um humor alterado e menos energia. Parentes ou amigos podem enfrentar crises de depressão depois de perder entes queridos ou emprego, passar por crises de saúde ou divórcio.

Depressão clínica de longo prazo ou Transtorno Depressivo Maior, é um estado depressivo persistente enraizado em muitos fatores – incluindo desequilíbrios químicos no cérebro – que duram pelo menos duas semanas. Pode ter um impacto negativo imenso no trabalho, vida familiar, sono, hábitos alimentares e saúde física de um ente querido. Então, quando você se deparar com um amigo, parente ou colega de trabalho com depressão, certifique-se de não dizer essas seis declarações comuns, mas insensíveis:

1. “Saia dessa!”

Depressão é um assunto sério que nem sempre é facilmente tratado. Receber tratamento profissional em uma série de modalidades, incluindo medicamentos de prescrição, terapia e até mesmo tratamentos alternativos podem ajudar, mas dizer isso não vai ajudar em nada.

2. “Não é tão ruim assim”

Você não sabe o quão ruim é para eles. O evento que desencadeou a depressão pode não parecer significativo na superfície, mas a depressão pode estar causando grandes danos no interior, uma vez que se enraíza. Tente não subestimar ou minimizar como alguém se sente, se você não consegue entender o que ela está passando.

3. “Você é fraco”

Doença não é fraqueza. E projetar uma atitude de discriminação para alguém que está sofrendo, mostra uma falta de compaixão e compreensão que só faz você parecer ter um caráter fraco. Embora uma pessoa possa se sentir fraca devido à sua doença, chamá-la assim não irá lhe dar força.

Advertisement

4. “Pare de choramingar”

Envergonhar uma pessoa com um distúrbio psicológico é cruel e pode causar mais danos. Sim, constantemente reforçar os sentimentos dos quais ele quer se livrar parece ilógico e pode ser irritante, mas se trata de um sentimento de desamparo. Como seres humanos, temos a tendência de expressar o que sentimos mais. Se ele estivesse feliz, ele estaria expressando essa felicidade ao invés dos outros sentimentos.

5. “Eu superei isso”

O que funciona para você não vai funcionar para todos. A experiência de outra pessoa com a depressão ou os eventos que a incitaram podem ser bem diferentes da sua. Todo mundo tem suas próprias predisposições, composição química e história pessoal, o que leva a um plano de tratamento e cura único. Além disso, superar algo não significa que você passou por ela. Você pode ter colocado algo para trás de você, mas se não estiver totalmente resolvida poderá ressurgir novamente.

6. “Você vai ficar bem”

Tenha cuidado ao usar estas palavras. Elas podem soar desdenhosas, indiferentes ou frias se ditas da forma errada. Mantenha contato visual, sorria gentilmente e se você estiver próximo da pessoa, estenda a mão e dê-lhe um abraço carinhoso e um tapinha no ombro ou costas ao dizer isso. Se você acredita que a pessoa vai conseguir passar por isso, mostre-lhe que você realmente acredita nisso.

Lembre-se de manter os seus sentimentos sobre a vida e todos os seus altos e baixos em perspectiva ao abordar alguém com depressão. Mesmo se você vir uma solução simples, uma pessoa deprimida pode ver desesperança e nada em seu futuro. Mantenha uma boa comunicação e laços fortes em sua família espiritual e biologia. Este é o momento em que seus entes queridos mais precisam de você.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 6 things you should never say to someone with depression.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Georgia Lee

Georgia D. Lee is a University of Miami Alumna who seeks to empower, inspire, enrich and educate anyone with an open mind, heart and spirit through her most treasured medium - black and white!