3 passos para criar filhos felizes, independentes e responsáveis

Nunca foi tão difícil criar filhos capazes de enfrentar o mundo moderno. O seguinte artigo irá ajudá-lo a descobrir dentro de você as ferramentas para tornar seus filhos em pessoas felizes.

15,227 views   |   64 shares
  • Você acha que as crianças e os jovens de hoje são felizes, independentes e responsáveis? Vamos para o lado pessoal, você acha que seus filhos são felizes, independentes e responsáveis? Se sim, deixe-me dizer que você tem feito um ótimo trabalho como pai ou mãe. No entanto, criar um filho não consiste apenas em torná-lo em uma pessoa feliz, mas também deve adicionar na equação ferramentas para que ele seja uma pessoa capaz de cuidar de si mesmo, com valor e também responsável por seus atos, uma enorme tarefa!

  • Então, o que eu devo fazer para que meu filho seja feliz, independente e responsável?

  • Posso dizer-lhe que dentro de você estão as ferramentas necessárias para criar seus filhos com estas três qualidades básicas. Por quê? Bem, porque certamente você é uma pessoa que possui essas características, graças a seus pais que lhe criaram assim, caso contrário você não teria sido capaz de sustentar um casamento e educar bem seus filhos. Abaixo estão três passos para educar bem seus filhos:

  • Não cumpra todos os seus caprichos

  • Se você quiser dar aos seus filhos a oportunidade de viver uma vida plena, o que você deve fazer é não lhes dar tudo o que eles pedem. O que há de errado nisso? Eles irão se acostumar a ter tudo o que querem com facilidade, eles merecendo ou não. A vida não é assim, a vida é uma série de circunstâncias que forçam a pessoa a lutar para sair triunfante ou, pelo menos, com um pouco mais de conhecimento que faça dela uma pessoa melhor. Se uma pessoa se acostuma a ter tudo o que quer, certamente estará disposta a fazer qualquer coisa para alcançar seus objetivos, boa ou má, ela não se importa como, apenas o fará.

  • Ensine e atribua tarefas para fazer em casa

  • Não há nada de errado em uma criança aprender a fazer a cama, arrumar o quarto, varrer ou até mesmo colocar a roupa na máquina de lavar e, de vez em quando, fazer isso em casa, não é nada contraproducente. São tarefas básicas que irão ajudá-la quando for estudar ou trabalhar e até mesmo quando estiver passando as férias na casa de parentes. Quando seus filhos forem maiores, é bom que eles saibam preparar alimentos e as tarefas completas de um lar, tanto os homens quanto as mulheres. O mundo está mudando e exige pessoas que são capazes de fazer desde as tarefas mais simples até as mais elaboradas para que sejam seres humanos de bem. Um homem ou uma mulher a quem se confiam grandes responsabilidades são pessoas com grande potencial para o sucesso.

  • Ensine-os a ser gratos e otimistas

  • Advertisement
  • Sim, de volta para a mesma coisa, mas por quê? Bem, alguém grato é alguém que aprecia o que seus entes queridos podem lhe dar, vê a vida com alegria e não sofrimento; além disso, suas tristezas irão durar pouco e irá se frustrar menos por aquilo que não puder ter. Ou seja, são pessoas que vão contribuir para o mundo com essa participação de pessoas especiais que gostam de "ver o copo meio cheio e não meio vazio".

  • Como você pode ver, estes são apenas três ensinamentos simples que colocam sobre a mesa do lar todas as possibilidades que seus filhos precisam para serem adultos capazes de alcançar suas metas, respeitar seu próximo e viver uma vida com longos períodos de plenitude e satisfação. Você nunca deve esquecer que o melhor e mais gratificante que pode deixar como herança para seus filhos é a educação que lhes der, não apenas a que se ensina na escola, mas também aquela que é dada através do exemplo e criação.

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 3 pasos para criar hijos felices, independientes y responsables.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.

3 passos para criar filhos felizes, independentes e responsáveis

Nunca foi tão difícil criar filhos capazes de enfrentar o mundo moderno. O seguinte artigo irá ajudá-lo a descobrir dentro de você as ferramentas para tornar seus filhos em pessoas felizes.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr