Quando um poupador se casa com um gastador

Aqui estão cinco dicas para quando você e seu cônjuge têm opiniões diferentes sobre o dinheiro.

Lindsey Bell

_Este artigo foi publicado originalmente no blog de Lindsey Bell, reproduzido aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Eu sou poupadora por natureza… Sempre fui.

Meu marido, por outro lado, é um gastador natural. Ele normalmente já sabe como vai gastar seu dinheiro antes mesmo de recebê-lo.

O dinheiro poderia facilmente tornar-se motivo de conflito em nossa casa, mas por alguns motivos (que eu vou compartilhar abaixo), não tem sido muitas vezes.

Só porque um poupador se casa com um gastador não significa que o conflito seja inevitável.

Advertisement

Aqui estão algumas maneiras de prevenir o conflito antes que aconteça:

O que fazer quando você quer economizar e seu cônjuge quer gastar?

1. Tenham uma reunião mensal para falar sobre dinheiro

Meu marido e eu nos reunimos uma vez por mês para falar sobre finanças. É algo que gostamos? Não. É a nossa ideia de uma noite emocionante? Definitivamente, não. Mas é necessário e benéfico para o nosso casamento.

Falamos sobre o que fizemos com nossas finanças no mês passado e o que gostaríamos de fazer diferente no próximo mês. Verificamos nosso orçamento e fazemos ajustes (falarei mais sobre isso no próximo ponto).

2. Vivam dentro de um orçamento

Eu sei que algumas pessoas odeiam viver dentro de um orçamento. Elas se sentem como se isso as impedisse de fazer algo divertido com o seu dinheiro. Elas odeiam a quantidade de trabalho que o método envolve. Elas não gostam que lhes seja dito o que fazer com seu dinheiro suado.

Advertisement

Mas aqui está o que importa. Viver em um orçamento permite tanto ao meu marido quanto a mim ter algo a dizer na forma como as nossas finanças são manipuladas. Montamos o orçamento juntos e fazemos mudanças JUNTOS. Decidimos de antemão o quanto de “dinheiro para gastar” cada um de nós vai receber, bem como o quanto economizar. Viver em um orçamento evita muitas discussões antes mesmo que tenham tempo de se desenvolver, porque nós dois sabemos de antemão como a maioria do nosso dinheiro será gasto.

Meu marido sabe que terá o dinheiro que ele pode gastar com o que ele quiser (sem meu julgamento ou perguntas). E eu também.

3. Decidam sobre um “limite de aprovação”

Se alguma coisa acontece fora de suas necessidades orçadas normais (o que pode acontecer muitas vezes!), tenham um planejamento do que fazer. Decidam sobre uma quantidade que qualquer um de vocês possa ultrapassar sem buscar a aprovação do outro. Porém, se surge algo que está além do “limite de aprovação”, fale com o seu cônjuge antes de gastar o dinheiro.

4. Comprometam-se

Muitas vezes meu marido tem graciosamente concordado em abrir mão de uma compra por causa do meu desejo de não gastar dinheiro. Houve também muitas vezes em que eu concordei em gastar algum dinheiro extra em algo que meu marido realmente desejava.

A chave para lidar com questões de dinheiro no casamento é a comunicação e o compromisso. Se qualquer um destes elementos faltarem em um casamento, as divergências certamente virão.

Advertisement

5. Avalie as diferenças de seu cônjuge

Meu marido me ensinou muito sobre curtir a vida, facilidades e confiar a Deus o meu futuro. Espero ter lhe ensinado sobre estar preparado e poupar para emergências. Nós nos complementamos. Seu desejo de gastar não é mais errado do que o meu desejo de poupar.

Somos diferentes, e essas diferenças – quando vistas de forma adequada – podem tornar o nosso casamento muito mais forte.

Toma un momento para compartir ...

Lindsey Bell

Lindsey é uma amante de chocolate e é apaixonada por sua família e sua fé. Quando ela não está escrevendo, você provavelmente irá encontrá-la mergulhada em um livro. É casada de mãe de dois meninos e autora de vários livros, e escreve de madrugada, tarde da noite ou na hora das sonecas.