3 formas de se conectar a um filho diferente de você

Ele não é quem você sonhou que seria. Ela não é como você pensou que seria quando descobriu que teria uma filha. Veja o que fazer para se conectar a um(a) filho(a) bem diferente de você.

605 views   |   shares
  • _Este artigo foi publicado originalmente no blog Whitson Life e reproduzido com autorização da autora Becca Whitson. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina

  • Ele não é quem você sonhou que seria. Você moraria ao ar livre se pudesse, mas ele não gosta de caçar ou pescar. Ou nem mesmo de estar ao ar livre para falar a verdade. Ele quer ler o tempo todo no conforto do seu quarto.

  • Ela não é como você pensou que seria quando descobriu que teria uma filha. Você ama moda e maquiagem, mas ela não consegue usar laços no cabelo desde pequena. E agora você não consegue fazê-la usar qualquer outra coisa que não sejam shorts de basquete e camisetas.

  • Muitos pais sentem uma pressão para se conectar com os filhos que não são como eles. Talvez mesmo sendo a criança de mesmo gênero, ele ou ela é completamente o oposto de você. Ou talvez a criança do sexo oposto esteja tão longe da sua zona de conforto, que você não consegue descobrir como se relacionar com ela. Quando os pais se percebem desconectados, eles muitas vezes sentem uma culpa imensa. Eu amo o outro filho mais? Será que eu vou me aproximar mais dele algum dia? Será que eu vou me dar bem com ele do jeito que eu quero?

  • Conexão mãe e filho: Uma ligação eterna
  • Em primeiro lugar, saiba que essa é uma experiência normal entre os pais. Se você se sentir mais naturalmente ligado a um dos filhos, especialmente um que é semelhante a você, isso é normal e comum. Você não é um mau pai ou mãe. Faz sentido ter mais facilidade em se comunicar com alguém que pensa como você. Saiba que é uma experiência comum na parentalidade. Mas pode melhorar. Estamos aqui para ajudá-lo a construir essa conexão.

  • Aqui estão três maneiras de se conectar com um filho que não é como você:

  • 1. Mude sua própria mentalidade

  • Isto é mais fácil de dizer do que fazer, nós sabemos. Comece a procurar as grandes características de seu filho. Seu filho é uma obra de Deus viva. E Deus não comete erros. Quando Ele nos fez diferentes um do outro, foi de propósito. Tente escrever três coisas positivas sobre o seu filho todos os dias para treinar-se a procurar sempre o bom nele. Pensamento negativo pode ser avassalador (e de autoperpetuação) se não o mantivermos sob controle.

  • Advertisement
  • 2. Deixe seu filho assumir a liderança

  • Talvez ele seja introvertido e quieto, e você se sente à vontande em grandes grupos. Se você forçá-lo constantemente a ambientes sociais agitados, você provavelmente não vai gostar muito dele. E ele também não vai gostar muito de você! Deixar que seu filho lidere durante o tempo que estão juntos é a melhor forma de entender quem ele é e vê-lo sob uma melhor luz. Se você sempre está escolhendo as atividades e tentando forçar seu filho a seus interesses, ele com certeza irá desapontá-lo e frustá-lo com seu comportamento. Mas quando você o vê confortável em fazer algo, você vai começar a apreciar quem ele realmente é e a beleza de como Deus o fez.

  • 3. Torne-se o aprendiz

  • Deixe o seu filho lhe ensinar algo que ele goste de fazer. Não importa se seu filho é diferente de você em gênero ou temperamento, ele sempre tem algo a lhe ensinar. Talvez seja Lego Star Wars, My Little Pony, ou em meu caso, algum tipo de esporte. Deixar que seu filho lhe ensine algo ajuda em muitas formas. As crianças se sentem orgulhosas em saber mais que seus pais e mal podem esperar para demonstrar seu conhecimento. Elas se sentem incrivelmente especiais em saber que um dos pais está interessado no que elas gostam e realmente querem saber mais! Eu também tenho visto qual de nossas palavras permanecem em sua memória. Meus filhos muitas vezes me incentivam quando eu estou aprendendo usando as mesmas palavras que eu usei quando os ensinava algo. Os dias que eu passei aprendendo a usar um taco de beisebol ou ouvindo sobre a maneira correta de atirar em um cervo também incluíram algumas das palavras mais doces de meus filhos conforme eles mostravam paciência e bondade comigo.

  • O que você tem feito para se conectar com um filho que é diferente de você?

  • 6 versículos da Bíblia que nos ensinam sobre ser melhores pais e mães

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

I’m Becca. I’m a Jesus-follower, wife, mom, and counselor. Some of my favorite things are reading, writing, travel, and spending time with my sweet family. I have a child-like sense of wonder about all of Creation, which is the only thing that keeps me sane when we drive for hours looking for deer and dove. I still gasp every time we drive under a canopy of trees. Pretty sure they think I’m ridiculous. I’m also learning more about baseball everyday and seriously considering just sleeping in my car at the ballpark. Our new daughter has no idea what her summers will be like from now on. Hope she likes nachos! My path to a career in counseling was paved with loss and grief in my twenties. Infertility, miscarriage, and adoption loss rolled over me like a tidal wave, and I could barely catch my breath. So few people were talking about those issues, and I often felt alone. I knew God would use that pain to help others in similar circumstances. He has allowed me to walk through life’s difficulties with others ever since, and I’m forever grateful for the purpose He’s given my pain.

Website: http://whitsonlife.com/

3 formas de se conectar a um filho diferente de você

Ele não é quem você sonhou que seria. Ela não é como você pensou que seria quando descobriu que teria uma filha. Veja o que fazer para se conectar a um(a) filho(a) bem diferente de você.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr