5 coisas que seus filhos estão observando sem você perceber

Cada criança é diferente, mas há 5 coisas que todas as crianças fazem SEM os pais saberem. Confira aqui quais são.

20,896 views   |   12 shares
  • Se seus filhos são pelo menos um pouco como os meus, eles são cheios de surpresas. Algumas surpresas são boas, como quando seu filho adolescente diz que ama você do nada. E algumas surpresas são ruins, como quando a criança pequena espalha o conteúdo de sua fralda na parede do quarto.

  • Embora cada criança seja diferente, há cinco coisas que todas as crianças fazem sem seus pais saberem. Uma vez que você, como pai ou mãe, entender exatamente o que seus filhos estão fazendo quando ninguém está olhando, isso pode mudar a maneira de se relacionar com eles.

  • 1. Seus filhos estão Observando

  • Quer você goste ou não, seus filhos estão sempre observando você. Isto não é dito para assustá-lo, é um fato da vida diária de pais. Seus filhos têm dois olhos, e eles são muito conscientes do que está acontecendo em seu mundo. Eles veem tudo, como quanto tempo você gasta em mídias sociais em comparação com a quantidade de tempo que você gasta com eles. Eles veem como você interage com seus vizinhos, eles observam como você trata o caixa, eles sabem como você reage sob pressão (até mesmo enquanto você dirige) e eles veem todos os dias como você responde às situações nas quais você se encontra.

  • Isso pode parecer demais, mas é uma coisa boa. Agora que você sabe isso sobre seus filhos, você pode ajudá-los a ver a bondade. Deixe-os observarem você amando e servindo os outros e tratando as pessoas com bondade e respeito. Deixe-os observar você fazendo o que é certo e centrando sua vida na bondade. As crianças aprendem pelo exemplo. Seja o exemplo que seus filhos precisam que você seja.

  • 2. Seus filhos estão Ouvindo

  • Eu sei que você não acredita, mas seus filhos são ouvintes excepcionais. Eles podem não estar ouvindo as coisas que você quer que eles ouçam, e isso é provavelmente intencional da parte deles, mas eles estão ouvindo todo o resto. Eles ouvem quando você diz a seu amigo como você se sente frustrado com seu cônjuge. Eles ouvem quando você conta uma mentirinha para se livrar de ajudar um vizinho. Eles ouvem quando você critica seus líderes políticos e religiosos. Eles ouvem quando você grita com o motorista ao seu lado, e eles especialmente ouvem as palavras que você escolhe usar e o tom que você usa. Nossos filhos vivem em nossa casa, eles moram em nosso espaço particular e ouvem tudo o que dizemos.

  • Mais uma vez, isso pode ser assustador, mas não tem que ser. Também pode ser uma coisa muito boa para nós. Se nossos filhos estão ouvindo as coisas que falamos fora de nossas conversas com eles, imagine como podemos ajudar a elevar e edificar suas vidas, falando sobre eles e os outros de uma forma positiva e edificante. É importante que as nossas palavras para eles e nossas palavras sobre eles para os outros nunca se contradigam. Como pais, é importante deixar que nossos filhos nos ouçam falando coisas bondosas. Se falarmos de maneira gentil dos outros, eles também o farão. Eles são diretamente influenciados pelas palavras que eles nos ouvem falar até mesmo quando não sabemos que eles estão ouvindo.

  • Advertisement
  • 3. Seus filhos estão Internalizando

  • Porque nossos filhos estão constantemente ouvindo e observando, eles também estão constantemente internalizando. Eles nos veem como seus professores (mesmo que eles não queiram admitir) e o que dizemos e fazemos realmente importa para eles. Se nós lhe dissermos que eles são burros, eles vão acreditar. Se eles nos ouvirem dizendo isso para as outras pessoas, eles vão acreditar ainda mais. E se nós os tratarmos como se eles fossem burros, eles inevitavelmente serão assim.

  • Internalizar é isso, é pegar uma ideia ou comportamento e torná-lo parte de sua natureza através do aprendizado ou assimilação inconsciente. Nossos filhos levam as coisas que falamos, ou fazemos, a sério, mesmo que eles não entendam o porquê. Nossas ações e palavras ajudam a definir e moldar quem eles irão se tornar através das coisas que eles nos veem dizendo e fazendo no dia a dia. O que você faz e diz pode mudar seu mundo.

  • 4. Seus filhos estão Deduzindo

  • Nossos filhos estão constantemente tirando conclusões com base em suas observações. Eles têm mentes incríveis que gostam de raciocinar, e nossas crianças estão constantemente usando evidência e razão para chegar a conclusões sobre a vida.

  • Ao tentarem compreender o mundo, os nossos filhos muito raramente dependem apenas de nossas afirmações. Isso significa que você pode dizer aos seus filhos que você os ama, mas se você não lhes mostrar isso com suas ações, eles vão chegar à conclusão de que você não está sendo honesto com eles. Por outro lado, se você disser que acredita neles e, em seguida, mostrar-lhes ao apoiá-los em seus esforços para se tornarem quem eles querem ser, eles saberão que podem contar com você. São seus atos e palavras em conjunto que fazem a diferença.

  • 5. Seus filhos estão se Adaptando

  • Nossas crianças estão constantemente se adaptando ao seu ambiente. Essa é uma notícia maravilhosa. Isso significa que se você precisar fazer uma mudança em sua relação com os seus filhos, não se preocupe, eles irão se adaptar e serão gratos pelo novo você.

  • Eles verão que você está tentando mudar, eles ouvirão você explicando seu plano para se tornar uma versão melhor de si mesmo para eles, eles irão internalizar o quão importante eles são para você, e deduzirão que você está se esforçando para ser o melhor pai/mãe que você pode ser. Pode levar algum tempo, mas mudar normalmente demora. A melhor coisa sobre as crianças é que elas vão estar lá a cada passo do caminho.

  • Advertisement
  • As crianças são inteligentes. Nós temos uma oportunidade maravilhosa de ser um exemplo positivo para elas seguirem. Que tipo de exemplo você foi hoje? Lembre-se, elas estão observando.

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 5 things your kids are watching without you knowing.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Tiffany Fletcher, autora de "Mother Had a Secret: Learning to Love my Mother and her Multiple Personalities" (Mamãe tinha um segredo: Aprendendo a amar minha mãe e suas personalidades múltiplas)

Website: http://motherhadasecret.blogspot.com

5 coisas que seus filhos estão observando sem você perceber

Cada criança é diferente, mas há 5 coisas que todas as crianças fazem SEM os pais saberem. Confira aqui quais são.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr