Viagens incríveis sem uma renda incrível: Como nós conseguimos viajar

Meu marido e eu fomos abençoados com a oportunidade de viajar pelo mundo. E a pergunta número um que eu ouço sobre as viagens da nossa família é como nós conseguimos pagá-las.

Rachael Yerkes

_Este artigo foi publicado originalmente no blog Travel Parent Eat e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

E, embora eu ache que seja uma questão pessoal, decidi hoje me abrir e compartilhar alguns dos detalhes de nossa situação financeira, e como somos capazes de “pagar” todas essas viagens.

Tenho lido muitos artigos sobre isso, e a maioria das pessoas diz para fazer coisas como usar sistema de pontos e milhas de companhias aéreas, etc. Não é isso o que nos fazemos. Nós não usamos cartões de crédito, então pontos de cartão estão fora. Nós só fazemos viagens as quais podemos pagar em dinheiro. Nós não somos fieis a companhias aéreas, então embora tenhamos contas de passageiros frequentes, raramente ganhamos pontos suficientes com eles para voar de graça ou tarifas reduzidas. E ninguém ajuda a pagar nossas viagens. Bem que gostaríamos que nossos pais pagassem a conta, mas eles não o fazem.

Você deve estar pensando que nós ganhamos muito dinheiro então. Mas não ganhamos.

Advertisement

Estamos na classe média baixa. Meu marido é gerente de um restaurante e eu trabalho meio período em casa. Temos quatro filhos, e, provavelmente, ganhamos abaixo da média nacional.

E mesmo assim, nós viajamos muito. Não estou me gabando aqui, estou tentando ilustrar um ponto. Nos últimos cinco anos, viajamos muito dentro dos EUA. Fomos a vários lugares no sul da Califórnia (Palm Springs, LA, Oceanside, San Diego, Anaheim [várias vezes]), São Francisco, por Utah inteiro (Bear Lake, Wolf Creek, St. George, etc.), Idaho, Flórida, Hawaii, Montana (Yellowstone), Colorado, Nevada, etc., bem como vários outros lugares: Roma, Barcelona, Génova, Jerusalém, Izmir (Ephesus), Olympia, Atenas, Savona, Monaco, Haifa, Londres, Maiorca, Malta, Paris, Puerto Vallarta, Cabo, Mazatlan, Bruxelas, Bruge, Amsterdam, Kinderdijk, Cracóvia, Trier, as Bahamas, e Durban, África do Sul.

Alguns desses destinos estavam na mesma viagem, e alguns em viagens separadas. Às vezes nós levamos as crianças, e às vezes nós as deixamos com a família. Mas nós vamos. Nós tentamos fazer duas grandes viagens por ano: 1 com as crianças, 1 sem. Nós passeamos em alguns lugares locais também. Às vezes nós dirigimos, às vezes pegamos um avião, às vezes fazemos um cruzeiro. Mas nós sempre viajamos.

Então, como conseguimos? De maneira simples: Nós fazemos disso uma prioridade.

Aqui estão algumas das maneiras específicas que somos capazes de economizar dinheiro para usar em férias e viagens, e economizar dinheiro nas férias e viagens para torná-las mais fáceis de pagar:

Advertisement

Não temos parcelas de carro para pagar

Nós temos 2 carros. Eu dirijo um Chrysler Town and Country 1998 no qual eu paguei por volta de R$9.500,00. Meu marido dirige um Saturn Ion 2005 que foi mais ou menos R$15.500,00. Nós decidimos há muito tempo que, em vez de ter que pagar parcelas de R$700 até R$1000 reais para pagar todo mês, nós iríamos dirigir carros mais velhos que nós pudéssemos pagar em dinheiro, e ter mais renda discricionária para viagens. Estes carros têm um seguro mais barato e liberam uma boa quantia de dinheiro para viajar. Se você ainda está pagando seu carro, pergunte-se quanto dinheiro a mais você teria para viajar se você não tivesse que pagar o carro. Às vezes é embaraçoso dirigir um carro velho, e às vezes ele quebra, mas eu me importo muito mais em ser capaz de viajar do que sobre aparência e prestígio social. E um pouco de incômodo ocasionalmente vale a pena para mim.

Damos aos nossos filhos uma viagem para o Natal, em vez de brinquedos

Como uma família nós amamos viajar, e nós realmente não precisamos de mais “coisas” e por isso perguntamos aos nossos filhos o que eles preferem. E cerca de 4 anos atrás, fizemos a alteração. O que nós normalmente gastamos no Natal, nós começamos a aplicar para férias em família. As crianças ainda ganham lembrancinhas, pijamas e livros, e coisas divertidas de seus avós e primos, etc., mas da mamãe e do papai eles ganham uma viagem. No Natal, eles abrem um envelope com o destino e a data da nossa viagem. Às vezes eles ganham alguns cupons como “Um souvenir” ou “Um doce no aeroporto ou uma parada na viagem de carro”. Nós incluímos quaisquer excursões ou passeios também. As crianças adoram. Elas sempre esperam ansiosas. E nós amamos.

Quando temos mais dinheiro nós fazemos algo um pouco maior e melhor. E quando as coisas estão mais apertadas nós fazemos algo mais próximo e barato. Por exemplo, há dois anos nós passamos uma semana em um cruzeiro para o México, com excursões diárias. No ano passado, nós dirigimos cerca de 5 horas até St. George e nos hospedamos em um apartamento e aproveitamos a semana no resort.

Nós fazemos um orçamento para isso

Viagem é uma categoria em nosso orçamento. Assim como separamos o dinheiro para compras, contas de celular, e outros gastos, nós fazemos o mesmo para viagens. Ocasionalmente, temos que recorrer ao nosso fundo de viagens para outras coisas (é a vida, né?), mas sejam 50 ou 500 reais, nós tentamos guardar um pouco a cada mês para ajudar com as viagens. Quando ganhamos dinheiro extra (bônus, declaração de imposto, presentes, etc.) nós geralmente guardamos parte, e usamos um pouco para viagens.

Nós fazemos disso uma prioridade

Eu acho que esse é um dos maiores fatores. Gostamos de viajar, e por isso é uma grande prioridade para nós. É aí que nós gastamos muito de nossa renda. Eu raramente compro roupas novas. Eu não vou ao salão muitas vezes. Eu faço minhas próprias unhas. Eu cozinho quase todas as noites da semana. Nós procuramos boas promoções nas coisas que precisamos comprar. Nós revezamos em cuidar de filhos de amigos e nossos filhos ao invés de contratar uma babá. Nós vamos ao cinema nas matinês. Nós minimizamos nossas despesas de lazer ao investir em passes anuais para que possamos nos divertir o ano todo sem ter que gastar muito dinheiro. Nós passamos bastante tempo nos divertindo com jogos de tabuleiro em casa, ou jogando bola no quintal, ou assistindo filmes. Tentamos manter os custos de nossa diversão baixos ou inexistentes. E isso significa que há mais dinheiro disponível para viajar.

Advertisement

Somos flexíveis com as nossas datas de viagem

Esta tem sido uma grande vantagem para nós. Alguns anos atrás, eu estava navegando on-line e encontrei um cruzeiro de 7 dias para o Mediterrâneo Ocidental por apenas R$800/pessoa. Eu consegui encontrar voos por menos de R$3000, e 3 semanas depois nós embarcamos no navio. Mas eu só fui capaz de fazer isso porque nós conseguimos fazer essa decisão de última hora funcionar. Nós normalmente não viajamos durante as férias escolares normais, ou feriados. Parte disso é por causa do trabalho do meu marido, mas parte disso também é para economizar dinheiro. Nós não vamos a Roma em junho, nós vamos em abril, quando podemos voar para lá por menos e pagar metade do preço nos hotéis. Por sermos flexíveis em nossas datas de viagem, somos capazes de ver mais por menos. Isso ficou mais difícil agora que nossos filhos estão na escola, mas ainda fazemos o nosso melhor.

Compramos promoções

Nós ficamos de olhos abertos para promoções, e nós conhecemos uma quando a vemos. Temos uma extensa lista de lugares que queremos ir conhecer, e uma boa ideia de qual é o custo “normal” para ir lá, ficar lá e se divertir lá. Então quando eu vejo uma promoção para um desses lugares, eu me jogo nela. Somos caçadores de promoções. Sabemos que queremos ir a determinados lugares. Sabemos que vamos gastar uma certa quantia em viagens a cada ano, por isso, tentamos maximizar os dois ao encontrar ofertas.

Por exemplo, no ano passado eu vi voos para Oahu por R$960 ida e volta. Nós aproveitamos a oportunidade e levamos a família toda. Dois anos atrás eu vi voos para Durban, África do Sul por cerca de R$3800 cada. Nós estávamos querendo ir fazia anos, e eu raramente tinha visto voos por menos de R$6400. Então nós demos um jeito. Se você sabe quanto as coisas custam normalmente, é mais fácil tirar vantagem de um bom negócio quando ele se apresenta.

Nós não nos importamos com coisas baratas!

Nós não somos muito orgulhosos por ficarmos em hotéis menos que perfeitos, voar em voos de madrugada, ou com companhias aéreas “de baixa qualidade”, assistir apresentações de timeshare para conseguir descontos em passagens ou incentivos. Quando estamos na Europa não ficamos em Villas, nós ficamos em hotéis baratos. Nós não voamos de primeira classe, voamos na classe econômica. Já assistimos várias apresentações timeshare para ganhar descontos em ingressos da Disney, ou atividades em Maui mais baratas. Novamente, é uma questão de prioridades. Nós preferimos abrir mão de um pouco de conforto, se isso significa economizar mais dinheiro para podermos levar a família toda, fazer mais coisas, ver mais coisas, e nos divertir mais. Nós frequentemente viajamos em companhias aéreas como a Allegiant, Frontier e Alaska Airlines ao invés de voos mais agradáveis com comodidades melhores, porque isso significa uma enorme economia para a nossa família. Por exemplo, fomos a São Francisco por R$300 ida e volta, cada um com Allegiant, na mesma época do ano teria sido R$1130-R$1300 em outra companhia aérea.

Gastamos sabiamente

Nós gastamos com as coisas que mais importam para nós, e economizamos o resto. Por exemplo, nós levamos nossa própria comida e tentamos ficar em lugares com cozinha para economizar na alimentação. Nós levamos o mínimo de roupas possível para não ter que pagar excesso de bagagem, e sabemos que talvez estejamos com a mesma roupa em várias fotos. Nós pagamos para não ter que pegar fila para podermos ver as coisas mais rápido, mas não pagamos por guias se pudermos pegar o livro de guia turístico na biblioteca e aprender sobre o lugar por nós mesmos.

Nós temos uma timeshare

Nós investimos em uma timeshare antes das crianças nascerem, terminamos de pagá-la rápido, e realmente a usamos. Sabemos que ter uma timeshare tem uma má reputação, e eu acho que em muitos aspectos, é merecida. Mas se você realmente usá-la, vale a pena cada centavo. Meu marido e eu compramos com Worldmark by Wyndham 9 anos atrás. Nós terminamos de pagá-la em um pouco mais de um ano (nós não tínhamos filhos naquela época e nos preocupávamos menos com coisas como dívidas). E nós a usamos. Nós pagamos um pouco menos de R$2200 por ano com manutenção, e por isso, maximizamos a nossa propriedade. Nós prestamos atenção em especiais de inventário. Nós fazemos nossas reservas através da nossa timeshare para os destinos mais caros, e pagamos por hotéis em dinheiro quando faz mais sentido. Por exemplo, nós já fomos para Maui várias vezes usando nossa timeshare. Ter acomodações pagas nos ajuda a sair e ver mais e fazer mais. Na verdade, eu estou escrevendo este artigo de uma de nossas propriedades da timeshare enquanto estamos em uma miniférias com nossos filhos. Onde você fica pode ser caro, então encontre um melhor negócio, tente algumas ideias deste post para encontrar acomodações de baixo custo.

Nós não pagamos por excesso de bagagem, comida, etc

Este é apenas um exemplo, mas o ponto é que, quando viajamos, estamos muito conscientes sobre minimizar os gastos desnecessários. Quando fazemos um cruzeiro nós comemos a bordo, porque já está pago. Se pudermos usar o transporte público ao invés de alugar um carro ou pegar um taxi, nós fazemos isso. Se escolher assentos em um voo sai mais caro, nós torcemos para que o agente da companhia aérea tenha misericórdia de nós e dos outros passageiros e coloquem as crianças sentadas perto de nós. Nós trazemos nossa cadeirinha de carro para não precisar alugar uma. Nós usamos o GPS nos nossos celulares para não precisarmos alugar um. Nós não compramos o pacote de bebidas em cruzeiros. Você já entendeu a ideia.

Nós pesquisamos

Nós pesquisamos os destinos para encontrar a forma mais barata de comprar as coisas que queremos fazer. Em outras palavras, muitas vezes investimos tempo, a fim de economizar dinheiro.Eu escrevi bastante sobre isso em meu post de Londres. Mas se encontramos um passe que nos dê descontos para entrar nos lugares nós normalmente tiramos proveito disso. Reservar algumas horas para pesquisar o que há para fazer, e como fazer isso pagando mais barato pode economizar bastante. Especialmente quando há 6 pessoas envolvidas.

Nós raramente usamos grupos de viagens

Em vez disso nós compramos (ou alugamos) guias e livros, e educamos a nós mesmos, reservamos nossas próprias conexões, e descobrimos as coisas por nós mesmos. Há algo a ser dito sobre ter alguém providenciando tudo para você. Usamos um serviço desses para uma viagem de duas semanas que fizemos na Europa. Foi a nossa primeira vez no exterior, então nós amamos ter alguém organizando todos os traslados, guias, hotéis, ônibus e atividades. Tornou as barreiras linguísticas e etc. mais fáceis. Mas se nós tivéssemos tido tempo para descobrir as coisas por nós mesmos, teríamos economizado provavelmente um terço do custo da viagem, ou mais. Você paga pela conveniência, por isso, se você puder descobrir uma forma de fazê-lo sozinho, encontrar seu próprio transporte e atividades, educar-se sobre os lugares que você visitar, etc., você irá economizar. Novamente, é uma questão de prioridade.

Nós dirigimos

Pegar um avião com 6 pessoas para qualquer lugar vai sair caro. Mesmo se você conseguir um voo barato. Então, quando possível, nós dirigimos. Leva mais tempo, o que pode ser um problema se você tiver um tempo de férias limitado. Mas nós descobrimos que podemos tornar a viagem de carro uma parte divertida das férias, e isso economiza muito.

Advertisement

Nós fazemos o que for preciso para torná-la possível

Este é provavelmente um pouco repetitivo, mas a viagem é algo que nós realmente valorizamos. Você pode ler sobre porque eu acho que todos devem viajar aqui.Quando eu realmente quero ir a algum lugar e não podemos fazê-lo, eu procuro alguma forma de ganhar dinheiro extra, seja doando plasma, ou pegando mais trabalho freelance, ou recortando alguns cupons para economizar um pouco aqui e ali. Eu procuro maneiras de tornar a viagem possível, o que pode significar ficar na casa de amigos, ou deixar os destinos mais exóticos para quando tivermos um orçamento maior. Eu procuro maneiras de usar o dinheiro que teria sido gasto de qualquer forma e usá-lo para férias, por exemplo, eu sempre fico feliz de ganhar uma viagem ou passeio como presente de aniversário. Nós não trocamos presentes de aniversário de casamentos e em vez disso vamos a algum lugar.

Nós nos esforçamos

Se você não estiver disposto a pesquisar para encontrar as ofertas, ou fazer sacrifícios (como comer fora ou dirigir um carro legal), então provavelmente vai ser difícil você fazer a viagem desejada sem ter uma grande renda. Nós não seríamos capazes de levar nossa família de 6 pessoas para viajar se não nos déssemos ao trabalho de encontrar um bom preço em voos, acomodações e atividades. Se não estivéssemos dispostos a planejar, fazer as malas sabiamente, cozinhar, pesquisar destinos, etc., e sacrificar outras coisas.

Espero que isso ajude. Eu realmente amo ser capaz de explorar tantas partes do mundo, e eu gostaria que pudéssemos fazer mais viagens do que as que desfrutamos atualmente. Conforme eu encontrar novas maneiras de tornar as viagens mais acessíveis para nós, vou acrescentar a esta lista. Mas agora eu quero saber, quais são seus truques para poder pagar viagens?

Toma un momento para compartir ...