5 provas de que a compaixão é o que precisamos para alcançarmos a paz

A compaixão é uma das grandes virtudes nas maiores religiões do mundo. Até mesmo associações não religiosas tipicamente apoiam a compaixão.

Roger Allred

_Este artigo foi publicado originalmente no blog Allred10. Foi reproduzido aqui com permissão do autor Roger Allred. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

A compaixão é uma das grandes virtudes nas maiores religiões do mundo. Até mesmo associações não religiosas tipicamente apoiam a compaixão porque ter compaixão é algo básico para ser um ser humano totalmente desenvolvido.

Os pais têm a responsabilidade de ensinar compaixão a seus filhos, não somente para perpetuar uma sociedade civilizada, mas também para que seus filhos possam desfrutar a sociedade e serem felizes. Compaixão é uma forma ativa de amor que se expressa ao estar ciente das necessidades dos outros e fazer o possível para atender essas necessidades.

A seguir estão os conceitos críticos da compaixão:

1. Atos de compaixão nos fazem sentir bem

“Alegria e paz virão para Terra somente quando a luz do amor e da compaixão entrar na alma dos homens.” – David Mckay

Advertisement

Shawn Achor, vencedor de uma dúzia de premiações relacionada ao ensino na universidade de Harvard e autor de The Happiness Advantageexplica, “Uma longa linha de pesquisas práticas, incluindo um estudo com mais de 2 mil pessoas, demonstrou que atos de altruísmo, tanto para com amigos quanto para com estranhos, diminuem o estresse e contribuem fortemente para uma melhor saúde mental.”

Na realidade nós não precisamos de pesquisas para saber que fazer o bem nos faz sentir bem. Isso é algo intuitivo e aquele que o pratica sabe.

2. A compaixão nos ajuda a nos conectar com outros seres humanos

“A compaixão automaticamente convida você a se relacionar com as pessoas porque você deixa de considerar as pessoas como um gasto de sua energia.” – Chogyam Trungpa

Todos nós conhecemos pessoas que demonstram bondade e compaixão para com aqueles que os rodeiam. Essas pessoas são universalmente queridas e admiradas. Nós queremos ficar perto dessas pessoas devido à maneira que elas nos fazem sentir.

3. A compaixão é a base da sociedade civilizada

“Eu não posso fazer outra coisa a não ser reverenciar tudo que é chamado vida. Não posso fazer outra coisa a não ser ter compaixão por tudo que é chamado vida. Esse é o início e o fundamento da ética.” – Albert Schweitzer

Advertisement

Onde quer que grupos de pessoas vivam juntos em comunidade, a compaixão deve existir a fim criar uma atitude de cooperação. Já que a tragédia é parte da condição humana, demonstrações de compaixão conectam as pessoas na sociedade umas às outras. Mesmo os ricos e poderosos têm necessidade de compaixão.

Quanto mais civilizada a sociedade, maior é a compaixão demonstrada aos fracos e àqueles que são diferentes da maioria. As sociedades mais avançadas são aquelas que tomam conta de seus membros e, em seguida, ajudam a todos os outros que precisam. Mesmo com suas imperfeições, os Estados Unidos da América tem sido tipicamente uma dessas sociedades.

Compaixão e tolerância, portanto, não significam a aceitação do que é errado ou de comportamentos antissociais. Nós precisamos ensinar nossos filhos a amar todas as pessoas, enquanto abominamos o mal, onde quer que seja manifestado.

4. Compaixão precisa ser expressada

“Independentemente se alguém acredita em uma religião ou não, ou se acredita no renascimento ou não, não há ninguém que não aprecia bondade e compaixão.” – Dalai Lama

Todos nós apreciamos atos de bondade, comentários de apoio, ou até mesmo um sorriso bondoso. É impossível ter compaixão e ignorar as pessoas. Aqueles que “se lembram das coisas pequenas” realmente compreendem a compaixão.

Advertisement

Com frequência vemos alguém tendo dificuldade e dizemos a nós mesmos, “Eu queria poder fazer algo para ajudar, mas não conheço aquela pessoa muito bem”, ou “Alguém já deve estar ajudando aquela pessoa” ou, “Eu não quero incomodar porque eles devem estar ocupados.” Então, não fazemos nada. Pense nessa passagem de escritura encontrada em Provérbios 3:27: “Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa.”

5. Compaixão exige sacrifício

“A verdadeira compaixão não significa apenas sentir a dor do outro, mas também sentir o desejo de aliviá-la.” – Daniel Goleman

Não é fácil ser compassivo, porque isso requer esforço da nossa parte. Passividade e compaixão não são bons companheiros. Minha esposa é um exemplo maravilhoso de serviço. Mesmo enquanto cria nossos nove filhos, ela consistentemente procura oportunidades para ajudar alguém que esteja passando necessidade, oferecendo uma refeição caseira, fazendo um telefonema ou enviando uma nota de apreço e encorajamento.

Os pais podem usar estes cinco conceitos para ajudar a ensinar os filhos sobre compaixão, trazendo alegria para seus filhos, para toda a sua família e para a sociedade em que a sua família vive. Quando os pais também são exemplos desse tipo de comportamento, seus filhos são muito mais propensos a aprender essa virtude essencial.

Leia também: 6 formas de incentivar a compaixão nos filhos

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roger Allred

Roger Allred é casado, tem 9 filhos e 20 netos. Ele já trabalhou em vários empregos e posições, tem uma fé fundada em Jesus Cristo e ele e sua esposa ajudam seus filhos com os problemas diários da vida.