Pedidos que não são chatos e você pode fazer ao seu cônjuge quando ele chegar em casa do trabalho

Seu cônjuge chega cansado, mas você também certamente está. Pedir ajuda não precisa ser chato e pode ajudar a todos.

Stael Ferreira Pedrosa

O cuidado do lar e das crianças não é responsabilidade de apenas um dos cônjuges. É de ambos, mas em certas situações quando um dos dois fica em casa e o outro se torna o único que trabalha fora, a responsabilidade maior, sem dúvida, é daquele que fica em casa. Isso não significa que o cônjuge que fica em casa deva fazer tudo sozinho, pois o trabalho no lar nunca termina. Senão, o que tem emprego pode relaxar e descansar ao chegar em casa e o outro continua trabalhando.

Há alguns anos passei por situação semelhante. Digo semelhante porque não havia um cônjuge que ficasse apenas em casa, mas meu marido trabalhava durante a noite e eu durante o dia. Eu saía de casa bem cedo após mandar as crianças para a escola. Ele chegava e ia dormir. Quando eu retornava para casa no começo da noite, ele ainda estava dormindo. Já haviam se passado muito mais de oito horas de sono para ele e eu me sentia exausta. Eu tinha que limpar a casa, cuidar da roupa, preparar a comida e ajudar as crianças com o dever de casa. Quando eu finalmente caía exausta na cama já passava da meia-noite e tinha que acordar às seis da manhã seguinte.

Meu marido não via a necessidade de ajudar. Quando falei sobre isso ele ficou espantado que eu esperasse que ele cuidasse da casa enquanto eu estava fora. Ele dizia que estava muito cansado por ter trabalhado a noite toda e eu dizia que estava cansada demais após trabalhar o dia todo. Era um impasse e eu sofria as consequências. Finalmente senti que não podia mais continuar assim e tivemos uma boa DR (Para não dizer que foi uma briga daquelas). Após cada um mais uma vez gritar suas razões, chegamos a alguns acordos. Ele faria algumas coisas e eu faria outras.

Leia também: Quem veste as calças na sua casa? Dividindo responsabilidades no lar

Se você está enfrentando uma situação parecida, ou se você é um cônjuge que fica em casa e gostaria de alguma ajuda de sua cara-metade (o que é muito justo), não siga meu exemplo – não brigue. Veja algumas coisas que vocês podem fazer para que seu cônjuge que trabalha fora também não se sinta sobrecarregado.

Advertisement

Antes de tudo, definam as tarefas de acordo com o nível de cansaço e tempo de descanso de cada um.

Se seu cônjuge trabalhou o dia todo e você já limpou a casa, lavou a roupa, preparou as refeições, os lanches e mandou as crianças para a escola, você pode pedir ao seu par quando chegar em casa que cuide de algumas coisas (talvez duas delas por dia) como:

  • Ajudar nas tarefas ou projetos escolares

  • Cuidar das crianças para que você tenha um tempo sozinho(a)

  • Ajudá-las com banho e escovação de dentes

    Advertisement
  • Colocar as crianças na cama

  • Tirar a mesa

  • Lavar os pratos

  • Ir à padaria ou supermercado

  • Dobrar roupas

    Advertisement
  • Guardar roupas dobradas

O objetivo deve ser sempre evitar que um se sinta sobrecarregado. Uma rotina de atividades justa e bem distribuída pode evitar brigas, aliviar as cargas mutuamente, propiciar que as crianças tenham tempo com ambos os pais e permitir que o casal tenha mais tempo um com o outro também. Todos saem ganhando.

Leia também: Formando uma família bem-sucedida – Dividindo as responsabilidades no casamento

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.