12 segredos que as esposas felizes sabem

Você sabe o que fazer para ser feliz no casamento? Aqui algumas coisas que as mulheres que são felizes no casamento sabem muito bem.

Sônia Penha

O que faz você feliz no casamento? Existem segredos para isso?

A vida a dois traz muitas coisas boas, momentos que fazem o casal feliz. Coisas simples feitas diariamente, pequenos gestos, atitudes, hábitos e escolhas. Doces lembranças fazem a diferença no casamento.

Não deixar que a rotina e obrigações diárias, os problemas e desafios e a chegada dos filhos tirem a alegria, o brilho e o encanto do casamento, deve ser um cuidado diário.

Reconhecer as coisas boas do casamento traz mais alegria. Mantêm acesas as lembranças dos momentos e sentimentos da época de namoro e dos primeiros anos de casado, animando as expectativas do futuro.

Então, sabe aqueles segredos que podem fazer você feliz no casamento? Aqui estão 12 deles para ajudar você e seu cônjuge a ficarem felizes juntos.

Advertisement

1. Vocês estão no mesmo time

Na vida a dois momentos ruins, mau humor e palavras ásperas não têm relação com o cônjuge ou o casamento, quando entendemos isso não nos preocupamos com brigas insignificantes. O marido não deixa a toalha molhada na cama só para irritar a esposa, nem a esposa gasta muito para dar o troco. Ao enfrentar momentos difíceis ou discussões, pensar que “estão no mesmo time” melhora a maneira de lidar com a situação.

2. “Eu escolho você” é um lema

Ser importante para alguém, saber que alguém escolheria você dentre tantas pessoas faz a diferença, torna a vida mais doce, cheia de amor e dá segurança, e as pessoas que se sentem amadas e seguras são mais felizes.

3. “Sim” é mais importante do que “não”

“Ser um” é importante para ser feliz a dois. Dizer mais sim, concordar mais, chegar a um consenso. Afinal, quando se casaram vocês disseram “Sim”, significando um sim para tudo, nas horas boas e ruins. Lembrarem-se disso sempre que necessário, em todos os aspectos do casamento e da vida, tendo a mesma opinião, deixa a defensiva de fora do casamento.

4. Ter um interesse próprio e um interesse em comum (além de seus filhos) é fundamental

Pessoas realizadas são pessoas felizes. Cada um tem seus interesses próprios e passatempos, se ocupam deles e encontram satisfação. Fazer algo junto também é divertido. Se interessar e deixar o cônjuge ser o sabe-tudo sobre o que ele sabe fazer bem resulta em bons momentos. Descubram coisas em comum, em que se encaixam, para realizar juntos e sejam mais felizes.

5. Em algum momento, um será o caçador e o outro o realizador de sonhos

Quem não tem sonhos, desejos que precisam e devem ser alcançados. Sonhar nos dá confiança e felicidade. Nessa busca e realização se apoiem mutuamente, dando o tempo e os recursos necessários, sem culpa ou cobrança. A família é cheia de responsabilidades e afazeres, isso significa que apenas um de cada vez realizará seus sonhos. Isso é assim mesmo, não se estresse.

Advertisement

6. Bondade é o melhor caminho

Amor e bondade movem o mundo. Podemos ser assim no relacionamento também. Lembrar para quem e com quem seremos bondosos. Lembra-se de como se tratavam quando se conheceram? Tratem-se da mesma forma hoje. Seja gentil e bondoso. Ser bondoso é trazer um copo de água, abastecer o carro, fazer o almoço, saber como ele gosta do que você faz. Dar e receber bondade traz felicidade. Existe algo melhor?

7. Ser educado diariamente é importante

Fazer coisas para mostrar ao cônjuge o que ele significa, que sua presença faz o nosso mundo um lugar melhor. Dizer bom dia, dar um beijo de boa noite, usar “por favor” e “obrigado”, dar um abraço quando ele chega ou sai, olhar nos olhos um do outro, responder as perguntas, retornar as mensagens ou ligações. Ter o hábito de ser educado estabelece a base para o modo como tratarão um ao outro.

8. O riso quebra o gelo

Rir juntos é muito bom, faz baixar a guarda e se acalmar, colocar a felicidade em primeiro lugar, compartilhar tempo, experiência e diversão.

9. Conversas diárias, ouvir e toques são obrigatórios

Conversar com o cônjuge ajuda a mantê-lo informado sobre o que acontece com ele, a reconhecer o que um olhar ou entonação significam e o que os mantêm juntos. Dar as mãos, sentar juntinhos, dividir a almofada, são gestos que funcionam da mesma forma que o ouvir e falar. Mantém os focos, os esforços e os dois próximos para que conheçam um ao outro melhor. Isso não tem preço!

10. Ficar em casa hoje faz toda a diferença

As festas, casamentos e aniversários antes dos filhos eram diferentes, agora com as atividades e horários que vêm junto com eles, tudo mudou, certo? Não se lamente por isso, por quem você era. Ser grato por terem um ao outro, por quem vocês são um ao outro hoje, abençoa e ilumina a todos.

Advertisement

11. Brigar é uma habilidade

Uma dificuldade no relacionamento a dois é saber os pontos fracos e deixá-los de lado. A vulnerabilidade dos relacionamentos só deve ser útil quando tratada com respeito. Argumente. Tenha atitude, opinião e voz, mas use-os para ajudar e não para provocar o outro, há diferença. Não briguem, lembre-se que vocês estão no mesmo time.

12. Vocês precisam ser a alavanca e o porto seguro um do outro

Cada um é responsável por encontrar sua própria felicidade, mas ter alguém com quem contar na hora da dificuldade para dar uma força, um empurrãozinho, levar a um porto seguro, fica mais fácil. Seja alguém assim para a pessoa ao seu lado.

Todo casamento tem momentos bons e outros nem tanto. É possível ser feliz. Se sair dos trilhos, não conseguir se alinhar com seu cônjuge, use os segredos acima para se recuperar e trabalhe nisso até encontrarem o caminho de volta um para o outro.

Então você, que segredo acrescentaria?

13 hábitos de um casal realmente feliz

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.