Interromper o ciclo vicioso: 4 hábitos que podem ajudar o seu filho a manter o quarto limpo

Conseguir que as crianças criem hábitos de limpeza e arrumação é um processo que pode demorar muito tempo, mas vale a pena. Algumas dicas ajudam.

1,643 views   |   2 shares
  • Tia Guida (a rainha da limpeza) virá passar uma semana conosco e ficará no quarto de Suzy. Aquele lá com roupas espalhadas, livros e papéis debaixo dos travesseiros e (embora não se possa confirmar) uma pilha de roupas que parece ter alguma criatura viva dentro dela. Ao invés de correr com uma pá e um saco de lixo, existem outras maneiras de cuidar da situação e criar bons hábitos de limpeza.

  • A qualidade da limpeza depende da idade ou maturidade

  • Comece na infância, ensine o modelo de comportamento que você espera da criança ao limpar os brinquedos. O seu filho assumirá mais responsabilidades à medida que amadurecer, mas trabalhar com a criança para que ela pegue os brinquedos dela (e elogiando o seu trabalho) estabelece um hábito familiar de trabalho em conjunto que ajuda seu filho a reconhecer o valor do trabalho e crie nele lembranças agradáveis de trabalhar junto com você.

  • Mostre ao seu filho de forma significativa o que você espera que ele faça desde criança

  • Você provavelmente já esteve em uma situação que exigia que você fizesse algo que não sabia como iria ficar no final. Isso é frustrante para os adultos, então dizer simplesmente a seu filho: "Vá limpar o seu quarto!" pode ser uma experiência igualmente frustrante para ele. Procure estabelecer suas expectativas previamente. Para as crianças menores, tire fotos digitais de diferentes áreas do quarto e mostre a forma como essas áreas devem ficar quando estiverem limpas. Cole-as em um cartaz e coloque na parede para que a criança saiba exatamente o que é esperado dela. Para as crianças mais velhas, faça uma lista de verificação simples para acompanhar o seu progresso. Isso permite que elas sejam capazes de monitorar seu próprio trabalho e sentirem-se realizadas.

  • Tenha o comportamento que você deseja que os seus filhos tenham

  • Hora da honestidade - você está praticando o que você ensina? O seu filho tem uma regra de arrumar sua cama todos os dias e a sua permanece desarrumada? O seu filho perceberá seu comportamento e não estará tão propenso a colaborar quando você pedir que ele limpe ou arrume. Você vai perder o respeito dele rapidamente, se você se comportar hipocritamente em qualquer área da paternidade. Se você tem algum tipo de comportamento que precisa ser mudado para poder modelar o comportamento da sua família, comece a sua mudança agora antes que o seu filho descubra. Reconheça os seus defeitos (e não dê desculpas). Isso vai mostrar a seus filhos que você é justo, honesto e que está disposto a admitir o erro quando cometer um, o que será uma grande lição de vida que ensinará ao seu filho como lidar com diferentes circunstâncias.

  • Advertisement
  • Fale sobre as regras de forma calma e em família

  • Quando você criar uma nova rotina para limpeza, certifique-se de que cada membro da família sabe o que é esperado dele, e faça este ambiente um lugar calmo e tranquilo. Gritar e irritar os seus filhos para fazerem melhor as tarefas criará ressentimento e resistência. Elogie os esforços individuais. Faça uma meta para que cada um dê o melhor de si para manter a casa mais limpa e arrumada. Dessa forma, os membros da família que estão esforçando-se para serem mais organizados não se sentirão excluídos da cooperação.

  • Traduzido e adaptado por

  • em,Jaguaraci N. Santos
  • do original Stop the slob cycle: 4 habits to help your child keep his room clean, de

  • Lynn Scoresby.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Dr. A é um terapeuta familiar há mais de 35 anos e já publicou mais de 20 livros/programas de treinamento.

Website: http://www.FirstAnswers.com

Interromper o ciclo vicioso: 4 hábitos que podem ajudar o seu filho a manter o quarto limpo

Conseguir que as crianças criem hábitos de limpeza e arrumação é um processo que pode demorar muito tempo, mas vale a pena. Algumas dicas ajudam.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr