5 sinais de que você precisa jogar fora o café da manhã

Você tomou um belo café da manhã e agora parece que não come há uma semana. O estômago dói, sente fraqueza, tremores e uma fome absurda, o que aconteceu?

Stael Ferreira Pedrosa

Você tomou um belo café da manhã: Leite, café, pão ou cereais, frutas. Saiu para trabalhar e por volta das 9 da manhã, começa a sentir queimação no estômago ou tremores, sensação de fome. Se for assim com você, está na hora de jogar seu café da manhã pela janela.

A dor e queimação podem ser pelo café. Já o tremor pode ser causado pelo açúcar.

O café

A cafeína é uma substância presente em vários alimentos consumidos diariamente, entre eles o café, chá, chocolate, e refrigerantes. Por isso a cafeína é uma das drogas mais ingeridas no mundo, sendo consumida por pessoas de todas as idades.

Dores e queimação no estômago

De acordo com a Clínica Mayo, pode ser o café o responsável pela queimação e dor de estômago. O café fermenta o aparelho gástrico, inflama mucosas do tubo digestivo e inibe a absorção de cálcio. (O cálcio do leite já foi pelo ralo…)

Celebrado como alimento que faz bem ao organismo, o café tem algumas propriedades benéficas como baixar os níveis de açúcar no sangue dos diabéticos, evitar o câncer e estimular o funcionamento do cérebro. Mas, Segundo Marival Chaves, terapeuta naturista, o café traz mais malefícios que benefícios.

Advertisement

Segundo ele, o café pode:

  • Favorecer o desenvolvimento de tumores benignos e malignos na próstata e mama

  • De acordo com a quantidade ingerida contribuir para o surgimento de angina e infarto do miocárdio.

  • Produz excitação no sistema cardiovascular.

  • Favorece o desenvolvimento de crises de taquicardia e arritmias cardíacas.

    Advertisement
  • Causar ou dificultar o controle da hipertensão arterial.

É útil saber também que:

Segundo outras pesquisas a alta ingestão de café também prejudica a fertilidade feminina, dificulta o a oxigenação do feto, afeta a formação óssea e causa irritabilidade em bebês que são amamentados por mães usuárias de cafeína.

A nutróloga Valéria Goulart diz que estudos relacionam o consumo excessivo da substância (mais de quatro xícaras por dia) com o aumento do risco de abortos.

O Journal of American Medical Association, relatou em um estudo de 2006 que pessoas que sofrem de lentidão metabólica da cafeína, podem ter aumentadas as chances de ataques cardíacos caso a utilizem.

Advertisement

Substitua o café por sucos de frutas e chás de ervas. Seu organismo se beneficiará muito.

O açúcar

Presente em quase todos os alimentos ingeridos, a glicose é o nutriente básico dos seres vivos e um dos monossacarídeos que formam o açúcar. No café da manhã costumamos usar três tipos de açúcares: A sacarose, a frutose e a lactose.

Sacarose é o açúcar que adicionamos aos alimentos e é de longe o mais prejudicial. Frutose é o açúcar das frutas e lactose o açúcar do leite. Todos são utilizados para desenvolver e alimentar o cérebro e dar energia para as atividades diárias. Mas, algumas pessoas cerca de duas horas após tomar o café da manhã contendo todos esses açúcares não sente energia, mas tremor, cansaço, fome e uma sensação de que vai desmaiar.

Onde está o problema com o açúcar?

Quem apresenta esses sintomas está com POUCO açúcar no sangue. Mas, como? Eu não tomei um café da manhã com glicose, frutose e lactose? Como posso estar com pouco açúcar no sangue?

Tem uma explicação. Esse problema é chamado de hiperinsulinismo. Existe uma predisposição e nem todas as pessoas vão apresentar tal sintoma. Geralmente os obesos, pré-diabéticos ou que se alimentam de forma errada podem vir a sofrer com esse problema.

Advertisement

Hiperinsulinismo, o que é

Erroneamente chamado de hipoglicemia, o hiperinsulinismo na verdade é uma resposta do pâncreas ao excesso de açúcar ingerido. O pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina e controle dos níveis de açúcar no sangue produz mais insulina que o normal, “queimando” todo o açúcar circulante e deixando a pessoa sem energia. A pessoa então sente a necessidade de comer algo doce para equilibrar os níveis de açúcar e criando um ciclo vicioso.

Por isso, se você percebe em si esses 5 sinais abaixo, jogue pela janela o seu café da manhã:

  1. Dor no estômago

  2. Queimação

  3. Tremor

    Advertisement
  4. Fraqueza entre 2 a 3 horas após o café da manhã

  5. Fome excessiva

O Dr. William Dufty em seu livro “Sugar Blues – O gosto amargo do açúcar”, relata todos os malefícios que o açúcar branco e refinado representa para a saúde. Segundo ele o açúcar é destrutivo e vicia tanto quanto o álcool, heroína e morfina. Juntos, café e açúcar podem transformar seu estômago em uma usina de fermentação e amargar o seu dia.

Leia também: 5 formas de aumentar sua produtividade diária

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.