Divórcio à vista: 6 pontos a verificar para fazer um balanço da relação

O amor nem sempre é suficiente na superação dos problemas e manutenção de um casamento. Se uma dessas situações não funciona a contento, tome uma atitude com urgência para evitar um divórcio.

Stael Ferreira Pedrosa

Muitas são as causas que levam um casal ao divórcio. Vão desde problemas financeiros até novelas de TV e Facebook.

Motivos existem em todas as formas e cores. Embora cada casal seja diferente, existem alguns problemas comuns a todas as relações que podem levar ao divórcio. Antes que seu casamento seja atingido pelas estatísticas, o checklist abaixo pode ajudar a identificar problemas e ver se o divórcio está no seu horizonte. Segundo o Dr. Phil McGraw, os problemas abaixo podem ser sinais de perigo.

8 problemas a serem resolvidos para que seu casamento sobreviva

1. Abuso

Pode ser físico ou psicológico, pode partir do marido ou da mulher. Humilhações, agressão física, se sentir obrigado a fazer algo para não ter problemas depois são formas de controle e abuso. Verifique:

  • Há controle ou abuso na relação?

    Advertisement
  • O sexo é usado para exercer controle?

2. Ciúmes e insegurança

Embora o ciúme seja normal no relacionamento, o excesso de ciúmes leva ao fim do romance. Se estiver fora de controle pode ser doença mental. Verifique:

  • Há monitoramento constante sobre o que o parceiro faz?

  • Há cerceamento da liberdade individual?

  • Há o sentimento de autoanulação?

    Advertisement

10 efeitos destruidores do ciúme no casamento

3. Dinheiro

Esse é um dos maiores motivos de divórcio. Mentiras e fraudes nesse aspecto podem ser devastadores para a relação. Verifique:

  • Em seu casamento há problemas contínuos e discussões sobre dinheiro?

  • Vocês falam franca e abertamente sobre o quanto ganham e como gastam?

4. Família estendida

A família dos cônjuges pode ser uma bênção ou um problema. Sogros bem-intencionados costumam romper limites e causar problemas ao casal. Autossuficiência emocional e financeira podem ajudar muito nesse processo. Verifique:

Advertisement
  • Você ou seu cônjuge contam seus problemas de relacionamentos para os pais?

  • Há limites claros quanto à atuação dos sogros no relacionamento?

  • Há algum tipo de dependência dos pais?

5. Diferenças de paternidade

Diferenças na maneira de criar os filhos pode ser outra fonte de problemas que levam ao divórcio. Fazer os papéis de vilão e mocinho ao disciplinar os filhos causa confusão nas crianças. Deve haver um entendimento a respeito e o casal deve atuar como um time. Verifique:

  • Vocês, como pais, assumem o papel do vilão e do mocinho?

    Advertisement
  • Vocês concordam na maneira em que criam os filhos?

  • Costuma haver conflitos entre vocês devido à maneira como exercem a paternidade?

6. Sexo

Um dos grandes motivos de divórcio depois do dinheiro é o sexo. Brigas e discussões sobre esse aspecto do casamento podem levar a mágoas, ressentimentos, sensação de abandono e fim da relação. Quando as expectativas e necessidades são diferentes, há que se chegar a um acordo que atenda a ambos. Casar é estar emocionalmente comprometido com o outro. Verifique:

  • As necessidades sexuais de seu parceiro são atendidas ou ignoradas?

  • Há discussão frequente sobre esse assunto?

    Advertisement

Todos sabem que casamento não é fácil e muitas vezes frágil. Em todos há discussões, brigas e problemas a serem solucionados. Torná-lo forte e resistente às ameaças de divórcio é trabalho de ambos os parceiros. Veja se em seu casamento há alguns dos sinais citados e trabalhe para resolvê-los. Empatia, paciência, comunicação eficaz e a busca conjunta de soluções podem tirar o divórcio do horizonte do seu casamento.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.