9 sinais alarmantes de que você está entrando numa relação abusiva

É fria, amigo(a)! Ciúme descontrolado e objetos voando no meio de uma briga... Sai fora enquanto é tempo. A paixão vai acabar e só vai sobrar sofrimento.

2,695 views   |   6 shares
  • Eu já estive numa relação abusiva. Não é algo fácil de admitir, mas, infelizmente, sei por experiência própria o que é viver esse horror. Eu tinha só 20 anos quando comecei a namorar um rapaz que frequentava a minha mesma roda de amigos. Já nos conhecíamos. No início era tudo muito bom. Íamos ao cinema, shows, jantares e reuniões de amigos. Depois de um tempo, eu não conseguia mais estar com os meus amigos e amigas. Tudo se resumia aos dele. Depois, eventos com a minha família eram motivos de discussão. Poucos meses e eu estava completamente isolada. As brigas eram intermináveis e o ciúme de tudo e de todos era insuportável. Ele queria minha senha de e-mail e checar meu celular todos os dias.

  • Leia também: 6 perguntas e respostas sobre violência doméstica
  • Claro que eu não estava feliz com esse relacionamento. Pensava todos os dias "como caí numa dessas?". Minha família sempre me instruiu, me ensinou sobre o que era aceitável numa relação, sobre respeito e amor-próprio. Eu tinha que fazer algo para parar com tudo aquilo. Doce ilusão. Sempre que falava em terminar ele dizia que ia se matar. E agora? Como ia me livrar dele? Era como se eu estivesse envolvida numa teia, cada vez que tentava sair, me enrolava mais ainda.

  • Nunca houve uma tentativa de violência física contra mim, mas psicológica foram muitas. Sofri sozinha por dois anos. Foi um ano de namoro e mais um tentando terminar. Pouquíssimas pessoas souberam que aquele relacionamento foi dessa forma. Eu tinha medo, vergonha e não queria que ninguém soubesse como eu estava vulnerável. Como consegui me livrar do relacionamento abusivo? Por meses me ajoelhava todas às noites e implorava para Deus me ajudar. Então, em uma de nossas brigas, quando ele tentava me dizer que eu deveria casar com ele, eu disse: "Não posso casar com alguém que me dá medo". Ele saiu da minha casa e nunca mais me procurou. Levei algumas semanas para acreditar. Foi um milagre divino.

  • Alguns sinais podem ajudar a identificar um relacionamento abusivo:

    1. Rápido envolvimento

    2. Ciúme extremo

    3. Comportamento controlador

    4. Ameaças de violência

    5. Rápidas alterações de humor

    6. Abuso verbal

    7. Quebrar objetos numa briga

    8. O uso da força física durante uma discussão

    9. História de espancamento passado

  • Advertisement
  • Sei que tive muita sorte. Muitas mulheres morrem por causa de "homens" como aquele que passou na minha vida.

  • No Brasil, cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos. É algo completamente inaceitável. Algumas não conseguem sair vivas. Se você, homem ou mulher, acha que está num relacionamento desse tipo, peça ajuda. Fale com sua família, amigos, igreja. Peça apoio da polícia ou da justiça.

  • Não fique sozinho. Parece que não, mas há uma luz no fim do túnel.

  • Leia também: Diga NÃO à violência doméstica!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.

9 sinais alarmantes de que você está entrando numa relação abusiva

É fria, amigo(a)! Ciúme descontrolado e objetos voando no meio de uma briga... Sai fora enquanto é tempo. A paixão vai acabar e só vai sobrar sofrimento.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr