Problema na Adolescência: Quando a mãe tem um amante

Diante de uma questão tão difícil, um adolescente que descobre que a mãe tem um amante, algumas considerações podem ajudá-lo a encontrar qual a melhor forma de agir.

5,030 views   |   13 shares
  • A adolescência é um período conturbado em que muitos fatores se somam; questões biológicas se mesclam às emocionais e, muitas vezes, o adolescente se sente perdido. Não é mais criança, também ainda não é um adulto e no meio de toda essa transformação se depara com problemas familiares que nem sempre tem maturidade para enfrentar.

  • Para um adolescente descobrir que sua própria mãe tem um amante é uma situação muito difícil. Sendo esse o seu caso, sugiro que avalie bem a situação antes de qualquer coisa.

  • Julgamento

  • Muitos adolescentes são mais maduros que os pais, talvez esse seja o seu caso, mas tome cuidado com os julgamentos. Por mais difícil que seja para você a compreensão de que sua mãe está enganando o seu pai, o recomendável é não se colocar contra ela. Existem questões que só dizem respeito ao casal, é importante que você se atenha a isso. Procure não se sentir indignado, pois sua mãe é como qualquer ser humano sujeita a falhas. Melhor não tentar saber as razões dela, como sendo casada se envolveu em outro relacionamento, até porque nem ela mesma deve saber. Segundo a psicóloga Iolanda Barros Valls neste site: "É nessa fase que o adolescente começa a perceber seus pais como pessoas, não mais como super-heróis, ou seja, os pais não podem tudo, eles também têm limitações, cometem falhas e aprendem com os filhos".

  • Imparcialidade

  • Muito embora a desilusão que você está vivendo, brigar ou cobrar isso dela não vai ajudar em nada. Claro que você está preocupado com a situação e teme que seus pais se separem, mas veja: isso não depende de você. Quanto mais você se manter imparcial nessa história, melhor para você, afinal o problema está no relacionamento dos pais; e você não deve comprometer o relacionamento deles com você. Assim, o melhor é nem pensar em revelar o que você sabe para seu pai, isso certamente provocaria uma avalanche familiar; e na vida de marido e mulher, filho não deve se intrometer.

  • Emoções

  • É importante que você vença esse turbilhão de emoções contraditórias; você não tem que sentir culpa por não contar a seu pai, mesmo sabendo que ele não merece ser enganado. Também não tem a obrigação de orientar ou chamar a atenção de sua mãe, o que seria uma inversão de papéis nada saudável, pois na relação familiar cada um ocupa uma posição. Assim, a primeira coisa a fazer é dominar qualquer sentimento de culpa e revolta, seus pais é que são os adultos e terão sempre que arcar com a responsabilidade de seus atos. Você só poderá ajudá-los de alguma forma se estiver bem ciente disso.

  • Advertisement
  • Habilidade

  • Toda e qualquer ação da sua parte nesse assunto pede grande habilidade, lembre-se que mesmo fazendo parte dessa relação você não pode invadir um assunto que diz respeito só a eles. Assim, avalie muito bem para não se arrepender de nada. Dependendo do tipo se relação que você tenha com a sua mãe, você pode até conversar com ela sobre o assunto, mas tenha a certeza que ela se sentirá muito constrangida e poderá ter uma reação muito negativa. Talvez você consiga, com muita habilidade, dar algumas pistas para ela e quando sentir-se seguro, diga a ela que está disponível se puder ajudar em algo. A sua preocupação, manifestada de forma respeitosa, tem maior chance de mexer com os sentimentos dela e talvez esse seja o impulso que ela precisa para acabar com essa situação da maneira que ela achar conveniente. Dessa forma, mesmo não interferindo diretamente, você estará dando essa chance a ela. Pense nisso!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Problema na Adolescência: Quando a mãe tem um amante

Diante de uma questão tão difícil, um adolescente que descobre que a mãe tem um amante, algumas considerações podem ajudá-lo a encontrar qual a melhor forma de agir.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr