O que fazer quando seu filho adolescente está deprimido

4 dicas para reconhecer e ajudar um adolescente com depressão.

9,179 views   |   23 shares
  • É normal para nós humanos passarmos por alguns dias em que nos sentimos para baixo. Isso não é diferente para os adolescentes. Devido às mudanças físicas, emocionais, sociais e hormonais que se apresentam nessa idade, os adolescentes podem se tornar mal-humorados e ter dificuldades para controlar suas emoções.

  • A maneira de lidar com essas fases de depressão é bem diferente quando as mudanças de humor e comportamento duram por um período de tempo mais prolongado. Parte do processo para controlar esses dias sombrios é ensinar aos adolescentes o que eles são capazes de administrar sozinhos e quando é necessário buscar ajuda externa. Nesse meio tempo, é útil ter uma série de ideias sobre como socorrer seu filho adolescente caso ele passe por um período de depressão.

  • Quando algo está incomodando o filho adolescente, o instinto natural de muitos pais é correr para consertar o que está errado. Às vezes, se nosso adolescente foi magoado ou injustiçado profundamente, podemos literalmente “virar uma fera” e atacar a pessoa que feriu nosso bebê. Talvez essa reação faça você se sentir melhor, mas pare um pouco e pense no que você realmente precisa quando está aborrecido. Algumas vezes, o simples fato de falar com alguém, como sua esposa ou seu marido, ou um amigo de confiança ajuda a acalmar a situação. Mesmo que essas pessoas não possam fazer nada com relação à injustiça, pelo menos você compartilhou o fardo com alguém.

  • 1. Dê espaço para seu adolescente

  • Quando seu filho adolescente está lutando para superar uma fase difícil, é benéfico deixar que ele tenha espaço para se acalmar, ponderar e dar um tempo às coisas que estão causando o estresse. Talvez, o que seu filho adolescente mais precisa saber é que você está disponível para ouvi-lo e ajudá-lo. (Quando isso acontecer, esteja pronto para ouvi-lo.) Se seu filho se trancar no quarto por horas, você vai precisar ser mais firme.

  • 2. Esteja realmente presente

  • Estar presente não significa apenas ouvir e não fazer nada. Seu filho adolescente precisa que você faça parte do time dele, aconteça o que acontecer. Ouça com empatia o que seu filho está dizendo. Não tente resolver o problema, mas diga algo como: “Entendo por que você… (se sente frustrado, desanimado, está com raiva)”. Depois, faça uma pergunta direta: “Tem alguma coisa que você quer que eu faça?” Reagir assim mostrará a seu filho que você está disposto a ajudá-lo e que o respeita.

  • 3. Esteja munido de lenços de papel e não julgue

  • Advertisement
  • Traga uma caixa de lenços de papel quando for falar com seu filho adolescente e deixe que ele demonstre o que está sentindo. Os adolescentes frequentemente se sentem oprimidos com a vida e algumas vezes precisam de um escape emocional. (Os meninos, assim como as meninas, talvez precisem extravasar os sentimentos.) Mostrar-se constrangido quando seu filho expressar suas emoções aumentará a distância entre vocês e fará com que ele se sinta ainda mais deprimido.

  • 4. Chame a cavalaria, se for necessário

  • Se você perceber que a depressão de seu filho não está melhorando, se ele fala em se machucar ou machucar outras pessoas — e se a melhora não vier dentro de aproximadamente um mês — está na hora de procurar a ajuda de um profissional. Seu filho pode estar sofrendo de um caso mais grave de depressão e precisa da assistência de um psicólogo.

  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original 4 things to remember if your teen is depressed, de Lynn Scoresby.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Dr. A é um terapeuta familiar há mais de 35 anos e já publicou mais de 20 livros/programas de treinamento.

Website: http://www.FirstAnswers.com

O que fazer quando seu filho adolescente está deprimido

4 dicas para reconhecer e ajudar um adolescente com depressão.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr