10 coisas a preparar para as últimas semanas da gravidez

A reta final de uma gestação é cheia de emoções e de detalhes que não podem ser esquecidos. Neste artigo você vai ter 10 dicas do que fazer nas últimas semanas antes do seu bebê chegar.

Caroline Canazart

As últimas semanas de gravidez são as mais difíceis. Normalmente os bebês nascem entre a 38ª e a 40ª semana, então a partir da 34ª a ansiedade já não cabe mais dentro de você da mesma forma que nenhum sapato entra no seu pé. Nesse período da gestação algumas coisas já precisam estar prontas ou pelo menos bem encaminhadas.

Abaixo seguem os dez principais conselhos para as mamães na reta final da gravidez.

  1. O quartinho do bebê precisa estar pronto, ou pelo menos com o berço montado. Vai que o seu filho é apressado é queira nascer antes da hora? Também é um bom momento para colocar as decorações, possivelmente você estará entrando em licença maternidade, caso trabalhe.

  2. É um bom momento para lavar e passar todas as roupinhas do enxoval, se ainda não tenha feito. Inclusive as roupas de cama e toalhas de banho. Convide alguém para ajudar e use sabão apropriado para as roupinhas, como o neutro.

  3. Deixe a mala da maternidade pronta. A sua e a do bebê. Veja o que é preciso para não levar coisas desnecessárias que só serão um peso a mais para o papai carregar.

    Advertisement
  4. Prepare as lembrancinhas da maternidade se ainda não tenha feito.

  5. Vá ao cabeleireiro. Depois da chegada do bebê o tempo vai ficar curto.

  6. Faça as unhas e pinte com uma cor clara, quase transparente. Se você chegar à maternidade com as unhas vermelhas pode ter que tirar o esmalte.

  7. Descanse bastante. Coloque as pernas e os pés para cima, com certeza estarão inchados.

  8. Visite a maternidade que deseja ter seu filho. Veja tudo o que oferece e se o seu convênio médico cobre tudo para depois não ter uma surpresa desagradável. Se o parto for acontecer na rede pública de hospitais também se informe sobre a maternidade, principalmente se tem UTI Neonatal.

    Advertisement
  9. Deixe os seus documentos em mãos (RG, cartão do convênio, certidão de casamento) e exames do pré-natal em um local que você não esqueça caso tenha que sair apressada. O correto é deixar tudo junto à mala da maternidade. Esses documentos também serão necessários na hora de fazer o registro de nascimento do seu filho.

  10. Câmera fotográfica, pilhas, carregadores de celular também precisam estar em mãos. Você não vai querer deixar de registrar o seu bebê nos primeiros minutos de vida e avisar a todos que ele chegou, não é?

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.