Os 7 alimentos mais saudáveis do planeta

Quer ter mais saúde e fornecer alimentos poderosos na prevenção de doenças para sua família? Conheça quais são estes alimentos e inclua-os hoje mesmo em sua próxima refeição.

Renata Finholdt

Você já deve ter ouvido falar dos “Superalimentos”. São alimentos do bem que possuem tantas propriedades capazes de beneficiar nosso organismo que recebem esse nome como se fossem super-heróis alimentares.

Leia também: 10 alimentos saudáveis que você deve inserir na alimentação de sua família

Esses alimentos estão muito próximos de nós, até talvez na sua geladeira neste exato momento. E quando eles passam a fazer parte de sua alimentação diária, podem prevenir muitas doenças, além também de proporcionar muito mais qualidade de vida do que você talvez possa imaginar.

Conheça quais são estas maravilhas e inclua-as hoje mesmo em seu cardápio.

1. Maçã com casca

A maçã é rica em fibras e ajuda consideravelmente o funcionamento do intestino, mas não é só isso. Essas mesmas fibras ajudam a combater o mau colesterol e colaboram com o processo de emagrecimento, uma vez que as próprias fibras retêm gordura que passam a ser eliminadas pelas fezes.

Advertisement

Pesquisas ainda apontam que os polifenóis presentes nas maçãs podem ajudar a combater o câncer.

Coma uma maçã por dia e passe longe dos consultórios médicos.

Quer mais motivos para incluí-la em sua alimentação?

2. Lentilha

A lentilha é um alimento barato e uma grande fonte de proteína vegetal. Estudos apontam que a ingestão de lentilhas ajuda a reduzir inflamações, diminuir o colesterol, e acreditem, diminuir o apetite.

Você pode substituir algumas vezes as carnes por lentilha em seu cardápio semanal.

Advertisement

3. Nozes

Se você não é muito fã das nozes, vai passar a ser depois que souber que um estudo mostrou que um punhado de nozes possui duas vezes mais antioxidantes do que qualquer outro alimento. Esses antioxidantes são excelentes para manter a saúde do coração.

4. Aveia

A aveia é riquíssima em fibras chamadas de beta-glucana. Essas fibras ajudam a prevenir as doenças relacionadas com a obesidade (doenças cardíacas e diabetes). Estudos indicam que a ingestão de aveia de duas a quatro vezes por semana reduz consideravelmente o risco de diabetes tipo dois.

5. Agrião

O consumo de agrião cru é altamente benéfico à saúde. Atualmente, ele é mencionado como um dos primeiros alimentos que fazem parte dos superalimentos.

Pesquisas comprovam que o agrião surpreende com o índice de betacaroteno quatro vezes maior que de uma maçã, além de possuir vitamina K, responsável pela beleza e jovialidade da pele. Se não bastassem todos esses benefícios, ele ainda tem propriedades que atuam no combate ao câncer.

6. Azeite de Oliva

Também conhecido antigamente como “ouro líquido”, o azeite de oliva possui propriedades que previnem o câncer. Pesquisas recentes mostraram que além de fornecer o colesterol bom para o organismo, ele ajuda na prevenção de doenças coronárias e na redução da obesidade.

Advertisement

7. Tomate

O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que atua fortemente na prevenção de doenças cardiovasculares. Ao contrário de outros alimentos que precisam ser consumidos em sua forma natural, cru, o tomate quando aquecido produz uma quantidade ainda maior desse antioxidante.

Além disso, estudos comprovaram que o consumo de 10 porções de tomates por semana influi diretamente na diminuição de casos de câncer de próstata e câncer de mama na pós-menopausa.

Pensando nesses superalimentos, você pode mudar seus hábitos alimentares e fornecer saúde à mesa para toda a sua família.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.