6 frases que influenciarão positivamente o futuro de seu filho

Os pais têm o poder de moldar o caráter de seus filhos a partir de suas palavras de incentivo. Veja 6 frases que você deve constantemente dizer aos filhos.

Evelise Toporoski

Você já deve ter ouvido falar que uma agressão física machuca o corpo, mas que uma agressão verbal pode machucar a alma.

Uma pesquisa da PUC- RS comprovou isso ao fazer um levantamento com mais de 10 mil adultos de todo o Brasil sobre como sua personalidade foi afetada por algum tipo de negligência ou abuso emocional. A lembrança de palavras ofensivas reduziu em até 30% a autoestima e aumentou em 20% a impulsividade dos entrevistados. Das pessoas que sofreram agressão verbal, apenas 10% se consideram emocionalmente saudáveis.

Se você tem filhos, tem um grande poder em mãos. Eles são como uma folha em branco – imprimem e guardam todas as palavras que você diz. Por isso, é tão importante ter muita paciência e amor para não prejudicar a formação emocional dos pequenos.

7 coisas a fazer ou dizer para ajudar seu filho a ter uma autoestima elevada

Também sou mãe e sei que temos dias difíceis de mau humor, cansaço, irritabilidade por conta de algum problema no trabalho, com o marido ou até por causa da TPM. Na prática, nem sempre é fácil estar todos os dias de bem com a vida e agindo como uma supermãe. Contudo, isso não deve ser uma desculpa constante para não termos respeito a nossos filhos, eles merecem receber a melhor parte de nós, atenção e carinho devem ser encontrados no lar.

Advertisement

Mas, afinal, qual será a melhor forma de incentivá-los? A revista Pais e Filhos de agosto de 2014 sugere algumas frases, como:

1. Eu te amo, mas você está errado

Nessas horas que precisamos repreender os filhos deixamos claro que a criança fez algo errado e não a condenamos a ser sempre má. Fica claro que ela ainda tem o amor dos pais, mas teve uma atitude incorreta.

2. Muito bem, filho

Quando eles arrumam a cama sozinhos ou nos ajudam em alguma tarefa do lar, merecem ser elogiados. Este reconhecimento fará com que a criança se orgulhe do que fez.

3. O que você quis dizer com isso?

Essa é uma ótima frase para se dizer quando a criança fala um palavrão ou faz um gesto feio. Ela pode estar reproduzindo algo que ouviu e não entende quão errado é. Assim, os pais podem explicar que são palavras que não devem ser ditas, em vez de dar risada ou retrucar com outro xingamento.

4. Eu acredito em você

Dessa forma estaremos inspirando confiança para que o filho possa se abrir mais vezes e contar a verdade. Logo, quando for adolescente, entenderá em quem pode realmente confiar.

Advertisement

5. Cuide de suas coisas

Assim você estará ensinando-o a ter mais responsabilidade e a valorizar o que lhe pertence. No futuro, ele dará mais valor a outras conquistas pessoais.

6. Como foi o seu dia?

Mais importante do que a pergunta, é dar atenção à resposta. Nesse momento, deixe as repreensões um pouco de lado para que ele tenha sempre vontade de contar suas aventuras e não de ouvir um sermão.

10 dicas para demonstrar mais amor às crianças

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!