3 provérbios bíblicos que podem curar um temperamento grosseiro

Encontre nos provérbios bíblicos maneiras de conciliar as pessoas em seu lar e obter a paz.

22,501 views   |   68 shares
  • Uma bomba relógio prestes a explodir. Assim é a nossa vida em sociedade atualmente, parece que estamos sempre correndo, sempre apressados, sempre com problemas para resolver, e nos tornamos como um artefato de emoções e sentimentos prestes a explodir e que geralmente é detonada dentro de nossos lares, afetando nossos amados familiares.

  • Provavelmente isso acontece porque com nosso chefe não podemos estourar, ou corremos o risco de ficar sem emprego, com nossos amigos também não nos arriscamos a agir assim, ou perderemos aqueles momentos de conforto que as amizades trazem. Mas será que as pessoas que atingimos, merecem ser atingidas? São ou não elas as pessoas mais importantes de nossas vidas?

  • Isso é verdade, porém muitas vezes tendemos a explodir em nossos lares com palavras desagradáveis, e com um agir grosseiro e rude por vezes com nosso cônjuge ou filhos. Encontre medidas simples para aprender a controlar suas emoções quando está em casa através desses lindos e sábios Provérbios Bíblicos.

  • 1. Provérbios 15:2: "A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia"

  • No dicionário on-line podemos encontrar vários significados da palavra estultícia, alguns deles se referem a um ato vergonhoso, estúpido, tolo como diz acima a escritura. Fato verídico! Porque sempre que agimos de forma grosseira, estúpida com nossos familiares nos sentimos tolos, e nos arrependemos disso.

  • Por outro lado, o antônimo de estultícia é inteligência e perspicácia, então quando agimos com grosseria estamos sendo estultos. No entanto, é possível ser diferente, podemos treinar nosso temperamento ou ajudar alguém a ser treinado com paciência, mansuetude e ternura. Exercer e ensinar a paciência é uma forma de autocontrole. "A paciência é a compostura sob tensão" (Ezra Taft Benson).

  • 2. Provérbios 10:14: "Os sábios entesouram a sabedoria; mas a boca do tolo o aproxima da ruína"

  • A Bíblia sagrada está cheia de provérbios nos ensinando a ser sábios, e procurarmos sabedoria. Que tipo de sabedoria será?

  • Ser sábio é ser doutrinável, agir e falar de acordo com a razão e a moral, ser prudente, sensato, equilibrado, "sábias palavras, sábias medidas" (pensador Grego).

  • Como devemos procurar essa habilidade em nossas vidas, evitar contendas, discussões, disputas, domínio injusto, divergências e até divórcios por meio da nossa sabedoria, do nosso agir mais sábio, calmo e tranquilo?

  • Conforme lemos acima na escritura, as tolices ditas podem provocar ruínas, essas ruínas podem ocorrer em nossos lares, lugar que deveríamos mais prezar em agir com sabedoria.

  • Advertisement
  • 3. Provérbios 15:1: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira"

  • Esse é um provérbio mais conhecido por nós, contudo importante se faz a sua aplicação em nossas vidas.

  • A falta de comunicação dentro dos lares pode estar por trás desse provérbio. A linguagem praticada deve ser a linguagem do amor, da paz. Para isso, há uma grande necessidade de disciplina no casamento, não apenas de um dos companheiros, mas de ambos.

  • Uma das máximas que acredito é que tudo pode ser resolvido, desde que seja na hora certa e com as palavras corretas empregadas, podemos conversar sobre assuntos complicados no momento apropriado para isso, não em uma discussão ou briga; primeiro apaziguamos, depois resolvemos. Posso falar quase qualquer coisa com meu cônjuge desde que escolha a melhor forma de fazê-lo, no momento apropriado e com palavras dóceis.

  • A persistência desse padrão constante de grosseria em nosso lar afeta a todos da família, os filhos, e às vezes até mesmo pessoas próximas da família. Para se conseguir uma mudança de comportamento por completo é necessária uma profunda reflexão a respeito da situação.

  • Já que conseguimos enxergar nos provérbios acima algumas respostas para nossos problemas de temperamento, podemos continuar nossa busca por dentro das escrituras. Existem muitos, inúmeros provérbios para nos auxiliar a agir com sabedoria, deixemos que as palavras da Bíblia e outras escrituras sejam entesouradas em nossos corações, e provoquem em nós uma mudança quel jamais imaginaríamos.

  • Leia também: 14 versículos da Bíblia que lhe ajudarão a ter um casamento melhor

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.

3 provérbios bíblicos que podem curar um temperamento grosseiro

Encontre nos provérbios bíblicos maneiras de conciliar as pessoas em seu lar e obter a paz.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr