9 princípios para o sucesso de seu casamento e de sua família

Deseja ter sucesso no casamento e na família? Então veja estes princípios básicos e simples que, se aplicados, podem transformar a dinâmica de seu relacionamento e lar.

Sônia Penha

Quem não deseja ter sucesso no casamento e na família? É onde podemos ter paz e felicidade na vida. Acredito que para alcançarmos isso não é preciso grandes coisas, as mais preciosas e importantes são as coisas simples, priorizar princípios básicos da vida a dois e em família.

Seguem nove princípios básicos que, se aplicados, ajudam no sucesso do casamento e da família.

1. Fé

É a força e confiança que nos leva a agir, a amar nosso cônjuge e filhos, fazer o que é preciso para a família ser forte e feliz. O alicerce que dá paz, alegria e esperança. Ensinar os filhos a desenvolver fé em Jesus e nos Seus ensinamentos é importante para terem certeza e esperança de alcançar felicidade e sucesso. Kevin Pearson, executivo e mestre em Administração Comercial em Finanças Corporativas de Harvard, disse que como pais podemos dar aos filhos “educação, lições, atividades esportivas, artes e bens materiais, mas sem ensinar fé em Cristo, teremos feito pouco por eles”.

2. Oração

É lindo ver o marido e a esposa, ou mesmo a família, ajoelhados em oração. O momento em que a vontade de Deus e a de Seus filhos entram em sintonia para obter as bênçãos que Ele deseja conceder, mas que devemos pedir. Ajoelhe com o cônjuge e filhos e dê-lhes a melhor demonstração e lembrança de amor, humildade e preocupação pelos outros. Use essa fonte de orientação e força para alcançar a harmonia no lar.

3. Arrependimento

Manter o casamento e os filhos longe do mal e voltar o coração à vontade de Deus cada dia é o que desejamos. Hoje é o momento de mudar o que for preciso. Deixe que os efeitos benéficos dessa mudança abençoem quem ama, especialmente os filhos pequenos, quando ainda há chance de moldar e inspirar seu espírito de um modo que talvez não tenha mais. Quer ter a oportunidade de reparar algum mal, de curar alguma ferida, de mudar o que não faz feliz seu casamento e família? Agora é o momento de afastar o mal e trazer a felicidade de volta.

Advertisement

4. Perdão

Buscar e dar o perdão afasta a punição exigida pelo erro, leva todos a se tratarem com amor cristão, a conversarem a fim de resolver problemas e divergências, evitar conflitos em potencial. O ex-piloto da aviação alemã e líder religioso, Dieter Uchtdorf, disse que “o céu está cheio de pessoas que foram perdoadas e perdoaram”. Faça do seu casamento e lar um céu, perdoe, ensine os seus a perdoar.

5. Respeito

Num mundo onde tanta coisa é fugaz e superficial, fazer parte de um lar e uma família e poder contar com a lealdade de nossos entes queridos é uma alegria. É na vida em família que devemos aprender o que significa os laços do dever, do respeito e de pertencermos a um grupo, que nada substitui o relacionamento familiar, onde maridos devem tratar as esposas com dignidade e respeito, onde esposas devem honrar os maridos, incentivá-los, sorrir e expressar amor verdadeiro.

6. Amor

Os relacionamentos no casamento e na família florescem quando amor e gratidão são demonstrados. Os atos de ternura, consideração e compaixão são essenciais para que todos se sintam amados e motivados. Nem tudo correrá bem, muitas vezes haverá dificuldades, porém, ao amarem-se e respeitarem-se todos terão grande satisfação na vida familiar.

7. Compaixão

Esse sentimento precisa ser grandemente demonstrado no casamento e na vida em família. Através dele literalmente sofremos com aqueles que amamos, percebemos as necessidades do cônjuge e filhos, e somos solidários com a dor, problemas, sentimentos e anseios de cada um, ajudando e aliviando seus fardos. Ao demonstrá-la somos como anjos abençoando aqueles com que vivemos, tornando a vida mais doce.

8. Trabalho

Trabalhar é honroso. Essa capacidade contribui para o mundo em que vivemos, dá senso de valor próprio, abençoa a família agora e no futuro. No lar se começa a aprender o valor do trabalho honesto, uma das maiores dádivas que concedemos aos filhos. O executivo do comércio varejista americano e especialista familiar, Tom Perry, comentou que grande número das separações hoje se deve ao “fracasso dos pais para ensinar e treinar os filhos em sua responsabilidade de prover e cuidar de suas famílias e (…) em incutir dentro de nossas filhas o desejo de trazer beleza e ordem em suas casas através do trabalho doméstico”, princípios essenciais no sucesso do casamento e da família.

Advertisement

9. Recreação

Atividades saudáveis e virtuosas revigoram a força e o espírito de todos, são amigas e companheiras do trabalho. Música, literatura, artes, dança, teatro e esportes promovem entretenimento, enriquecem a vida e a consagram mais. Hoje, porém, precisamos separar o que é atividade salutar das coisas que são vulgares, degradantes, violentas, alienantes, que viciam e desperdiçam nosso tempo e destroem a vida. Brincar e se divertir saudavelmente em família torna-a mais feliz.

Leia:

8 pequenas coisas que casais felizes fazem todos os dias
6 sinais de que seu casamento irá durar a vida inteira

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.