Família: Projeto de Deus

Ao criar o casamento e a família, Deus nos deu alguns poderes. Aprenda 8 passos para construir uma família feliz seguindo os ensinamentos divinos para maridos, esposas, pais e mães.

C. A. Ayres

No começo de tudo, ao criar Adão e Eva “à sua imagem” (Gênesis 1:27), Deus os abençoou e disse: “Sejam férteis e multipliquem-se!” (Gênesis 1:28)

Naquele momento, no primeiro casamento que se tem conhecimento realizado diretamente por Deus, o poder de procriação foi dado ao homem e à mulher para a formação de famílias, e assim o Senhor poderia proporcionar a Seus filhos Sua própria felicidade.

O escritor Dietrich Bonhoeffer explicou: “Casamento é mais que seu amor um pelo outro. É o mais alto digno poder, pois é uma ordenança sagrada de Deus, através da qual Ele perpetuará a raça humana até o final dos tempos. Através do amor, vocês veem um ao outro no mundo; mas no casamento, vocês são os elos de uma corrente das gerações que Deus formou para que Sua Glória fosse cumprida”.

Família humana x Família de Deus

Um lar feliz e uma família forte não acontecem por acaso. É necessário muito trabalho de todas as partes para funcionar. Cada pessoa possui talentos diferentes que juntos se completam, maridos, esposas e filhos.

Ao mesmo tempo, todos somos parte da família de Deus. (Efésios 2:19)

Advertisement

Ele quer que sejamos um, não somente um com o outro, mas um com Ele principalmente. Para isso, assim como fez com a família humana após as gerações que vieram de Adão e Eva, Ele nos deu Seu Filho, que é nossa luz e guia, além de conforto quando precisamos. (Mateus 11:28-30)

A santidade do lar e o papel de maridos e esposas, mães e pais

Pais e mães que trabalham juntos sendo “um” com o Senhor entendem a importância e a bênção de criar filhos, e consideram este o papel mais importante de suas vidas. O Senhor, em Seu infinito poder, também, dentre todos os títulos que lhe cabem, preferiu ser chamado de Pai.

Leia também: A complementaridade de homem e mulher no casamento e família

Todos nós, como pais, mães, filhos, irmãos, crianças, jovens, casados, solteiros ou viúvos precisamos fazer nossa parte para manter um lar onde o amor e união prevaleçam sobre todas as dificuldades que conhecemos diariamente.

Então, como pais e mães juntos podem construir um lar que seja o receptáculo das bênçãos divinas e esteja de acordo com o que o Senhor preparou para sua família? Na sequência:

Advertisement
  1. Casando-se legalmente. Unindo-se a outra pessoa, sua união será abençoada pelo Senhor.

  2. Fazendo sua parte para construir um casamento forte, onde o respeito mútuo impera, palavras são ditas com gentileza e empatia, ambos se completam ao invés de competir.

  3. Vivendo diariamente o amor, expressando-o por ações, assim como o perdão, a gratidão e a boa vontade.

  4. Usando o poder de procriação propriamente dentro dos laços do casamento, como o Senhor exemplificou casando Adão e Eva e só então lhes pedindo que se multiplicassem.

  5. Construindo juntos um amor profundo baseado em princípios de fidelidade emocional e física, em todas as áreas da vida.

    Advertisement
  6. Criando filhos com amor, carinho, e disciplina na medida certa, com o auxílio do Pai.

  7. Orando juntos como casal e como família todos os dias para alinhar seus pensamentos com os pensamentos do Senhor e receber ajuda diretamente do Alto para fortalecer o casamento, criar os filhos, administrar a família e também colher as bênçãos prometidas.

  8. Usando o privilégio da paternidade e da maternidade para santificar a família através do exemplo, honrando e protegendo uns aos outros.

Leia mais: O papel do sexo e do casamento na visão de Deus

As famílias são a esperança do mundo. O Senhor em Sua infinita bondade ainda nos deu Jesus como a fundação de nosso casamento, para que pudéssemos construir uma família com Ele, n’Ele e através d’Ele.

Advertisement

Que possamos ter a fé necessária para avançar com Seus ensinamentos e encontrar a real felicidade. A Sua felicidade.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.