Brincar com os filhos em casa: As grandes vantagens para seu futuro e segurança

Aprenda 3 dicas ótimas para ajudar as crianças a se divertirem muito com o pai, a mãe e os irmãos e descobrirem as muitas possibilidades - e o porto seguro - de um lar desde tenra idade.

Évila Campos de Sant'Ana

A infância é um período da vida essencial para nosso desenvolvimento. Como sou feliz por poder recordar momentos de muita diversão nessa fase. E entre os momentos inesquecíveis estão aqueles nos quais nunca precisei da boneca mais cara, nem do jogo ou brinquedo que todo mundo queria ganhar no Natal. Eu e minhas irmãs nos divertimos muito em casa usando nossa imaginação.

Aproveitamos cada cantinho de nossa casa para criar e brincar muito!

Entre tantas memórias, consigo ainda sentir nossa empolgação quando íamos dormir na casa de minha avó. Lá, no quarto, não havia qualquer tipo de forro no telhado. Durante a noite a luz refletia nas telhas e os desenhos em cada uma transformavam-se em príncipes, princesas, vilões de histórias. O desafio era criar um personagem e viajar pelos contos de fadas. Naquela “imensidão” acima de nós, construímos castelos, mundos e sonhos. Acho que nunca conseguimos dormir cedo! Eram tantas histórias…

Cada mãe busca proporcionar aos seus filhos gratidão como esta. Para que eles cresçam sabendo o que é a verdadeira felicidade.

Toda casa, seja ela simples ou sofisticada pode tornar-se um ambiente de entretenimento para as crianças.

Advertisement

Algumas dicas para desenvolver jogos divertidos em seu lar:

1. Conhecer os espaços e suas possibilidades

Faça uma observação de cada espaço em sua casa. Cada cômodo, cada mobília e detalhes que podem ser aproveitados. No quarto, a cama, o guarda-roupa, lençóis, cobertores e edredons podem virar cabanas. Na sala, a janela torna-se palco de lindas e divertidas histórias com dedoches e fantoches. Na cozinha, o preparo de uma receita traz entusiasmo e conquistas surpreendentes. No banheiro, cantar uma música enquanto se escova os dentes resulta em muitas gargalhadas.

2. Reservar tempo e incentivar

Cada pai e mãe precisa passar um tempo brincando com os filhos. E as crianças tendem a ir muito longe no mundo da imaginação quando se sentem seguras para expor sua criatividade. A falta de apoio dos pais, em muitas ocasiões, pode gerar falta de disposição para brincar. Elas podem ceder a entretenimentos que não exigem muito esforço como, TV, jogos de celulares e tablets. O que pode desmotivá-las para atividades de recreação livres.

Leia também o artigo 5 maneiras criativas para conseguir mais tempo para seus filhos.

3. Não se importar com a bagunça

Brincadeiras em casa resultarão em coisas fora do lugar e até alguns estragos de vez em quando. Porém, vale muito mais a alegria de seu filho “navegando num navio pirata e tendo muitas aventuras” do que se preocupar com o vaso que acabou quebrando quando ele trouxe o edredom azul para fazer um lindo mar. A arrumação também pode ser um momento de prazer para você e seus filhos. Juntos podem organizar tudo e ter ainda mais momentos de satisfação.

Advertisement

Para mais ideias de brincadeiras para fazer em casa, leia o artigo 10 ideias de brincadeiras para fazer com os filhos em dias de chuva.

O tempo dedicado ao divertimento em família favorece o desenvolvimento do amor e do respeito mútuo. Ao crescer, cada criança levará consigo o sentimento de bem-estar e grande alegria de sua infância.

Toma un momento para compartir ...

Évila Campos de Sant'Ana

Évila Sant'Ana é esposa e professora de língua inglesa e apaixonada pelo mundo da leitura e escrita. Acredita que o amor e o conhecimento são os meios de conquistar a felicidade.