10 lições para os casais se livrarem da rotina

Todo dia é igual? Nenhuma novidade? Saiba como tirar a rotina do seu relacionamento e fazer novas descobertas juntos.

Évila Campos de Sant'Ana

Em meu casamento, meu marido e eu, recebemos um conselho valioso. Ao recebermos o certificado da cerimônia, fomos convidados a colocá-lo entre nós. Estávamos ali de mãos dadas e apenas milímetros de papel nos separavam. O conselho foi: Nunca permitam que nada fique entre vocês e estejam sempre unidos.

Façam, com frequência, este teste e nunca permitam que haja qualquer distância entre vocês Procuro seguir este conselho com frequência, mas percebo que a rotina pode ser uma inimiga constante para os casais. Alguns cuidados precisam ser tomados e através de pequenas ações você pode conseguir driblar a rotina e trazer a empolgação e alegria do início do casamento como ingredientes diários em sua vida.

1. Organizar o tempo de trabalho

Algumas profissões exigem horas extras e outras, trabalho extra em casa, então quando isso acontecer procure se organizar. O cônjuge atarefado deve comunicar a seu companheiro sobre os compromissos assumidos no trabalho e se for possível, dá até para receber uma ajuda, como um lanchinho especial ou uma massagem para relaxar. E enquanto seu cônjuge está trabalhando, seja compreensível e faça tudo para tornar este momento agradável.

Não é fácil quando o trabalho acaba fazendo parte de um momento que deveria ser de descanso, mas quando ocorrer, desfrute. Quando aprendemos a desfrutar todas as situações, mesmo as desagradáveis, tudo fica bem.

2. Expressar amor e gratidão com frequência

Gestos de amor e gratidão são a chave para lembrar a pessoa mais especial da sua vida por que ela quer passar todos os dias ao seu lado. Muitas vezes, achamos que nosso cônjuge sabe o que sentimos e não demonstramos isso com palavras e ações. Deixamos nossas obrigações tomarem conta do nosso tempo e as oportunidades de fazer o outro se sentir amado são desperdiçadas. Dizer eu te amo, dar beijos e abraços, são o mínimo que podemos fazer a cada novo dia. Crie lembranças de amor todos os dias!

Advertisement

Diga não à rotina: Coloque um pouco de tempero em seu casamento

3. A Tv tem sido sua aliada?

Com 1001 possibilidades de programas, filmes e documentários, a televisão tem aproximado vocês como casal? Ela pode se tornar um verdadeiro mal em seu lar, se não souberem controlar o tempo e o tipo de programa assistido. Usem este recurso como entretenimento e não como uma briga de quem fica com o controle remoto. Apreciem juntos a programação e sempre avaliem se o que assistiram trouxe algum proveito para ambos.

Eu aprendi a gostar de jogos de basquete após o casamento. Resolvi assistir um jogo com meu marido um dia e a partir daí, nós dois nos divertimos muito acompanhando alguns campeonatos. Então, TV deve ser um meio para diversão e não para estressar ou separar o casal. Nunca permita que seu cônjuge vá dormir sozinho, sem um beijo de boa noite, enquanto você se diverte na frente da TV.

4. E as redes sociais? Quanto tempo do seu dia você gasta com elas?

Basta observar a sua volta e todo mundo parece estar conectado, seja por meio de um celular, tablete ou PC. Estamos gastando tempo excessivo nessas mídias. Se você chega em casa e a primeira coisa que faz é ligar o computador ou outro aparelho para acompanhar sua vida virtual, PARE. Este é um vício que você não irá querer. Ele suga sua vida, engana a realidade. Estabeleça um tempo máximo que você gastará virtualmente e não permita que um e-mail a ser lido, um tweet ou post a ser escrito seja mais importante que o amor da sua vida.

5. Boa noite e algo mais

Nada melhor do que a hora de dormir ser o melhor momento do dia. Se quando éramos crianças, ouvir lindas histórias nos ajudavam a dormir felizes, podemos manter a tradição com expressões de carinho. Deixe o cônjuge saber as coisas que você admirou nele durante aquele dia. Busque pelo menos uma experiência pela qual ele lhe surpreendeu e expresse sua alegria, admiração e deixe-o dormir sabendo que é a melhor pessoa do mundo.

Advertisement

6. Dia do casal

Que tal reservar um dia na semana para ser somente dedicado a vocês? Essa prática irá ajudá-los a ter um tempo exclusivo, sem distrações e outros compromissos. Vale uma caminhada, um sorvete, um cinema, um jantar, enfim, tudo pode acontecer, desde que seja um momento só de vocês. Para curtirem, namorarem e se aproximarem ainda mais.

Uma outra dica também, quando possível, é reservar um horário do dia para vocês. Seja um café da manhã juntos, almoço, jantar, hora do banho, hora de dormir…não importa quantos minutos ou horas, mas reservem tempo para estar juntos e conversar.

7. Planos para o futuro

A visão de um futuro em comum aproxima o casal. Quando os sonhos são compartilhados e os dois definem onde querem chegar, o caminho a ser trilhado não irá separá-los. Decidam juntos as metas essenciais ao casamento como filhos, comprar uma casa, comprar um carro e também as metas pessoais como os objetivos profissionais de cada um. Sejam uma fonte de motivação para ajudar o cônjuge a alcançar todo o seu potencial. Lembrem-se que a união de pensamento e sentimento fortalece o casamento. Sejam um casal com uma única mente e coração.

8. Superar nossa tendência egoísta

É muito fácil querer fazer somente nossa vontade prevalecer. Porém o egoísmo é veneno para o amor. Ele destrói tudo. Avaliem o dia a dia de vocês e juntos equilibrem tempo e atividades que satisfaçam a ambos. Sejam bondosos e pacientes. Procurem sempre, juntos, desfrutar de momentos de alegria e satisfação.

9. Entender como o outro pensa

Entenda que cada um recebeu uma educação diferente e que muitas vezes alguns conceitos e valores podem entrar em conflito. É importante realmente saber a opinião do cônjuge sobre determinado assunto e avaliar quando sua opinião deve ser analisada sob a perspectiva do outro. Nem sempre o casal irá concordar em todas as coisas.

Advertisement

Quando um assunto a ser definido, uma escolha ou atitude a ser tomada exige participação de ambos, o importante é entrar em um acordo. Ao longo do tempo, quando o casal aprende a conversar e buscar decisões conjuntas, perceberão que acabam tendo as mesmas ideias. Um aprende com o outro sempre.

10. Estudar juntos

Não me refiro aqui aos estudos oficiais, em escolas e universidades. E sim, ao que podemos aprender para viver melhor a nossa vida. Por exemplo, com a chegada de um filho, é bom saber a opinião de especialistas em livros e sites. Então podemos incluir como fonte de aprendizado, um livro, artigos, pesquisas e outras coisas que acharmos interessantes para beneficiar nosso casamento. O importante é sempre trocarmos informações e experiências. Vocês podem ler juntos, assistir um documentário, ver um vídeo, etc.

São tantas coisas que podem ser feitas. O conhecimento é algo para ser cultivado durante toda a vida.

A rotina acontece quando desistimos de sentir novas experiências. Nossa mente e coração precisam ser motivados diariamente. Então, saia da rotina! Através de pequenas ações você pode trazer muitas experiências felizes para o seu casamento. Dê o seu melhor e mesmo em momentos difíceis poderão desfrutar de alguma forma.

Leia também: 7 sugestões para acabar com a rotina no casamento

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Évila Campos de Sant'Ana

Évila Sant'Ana é esposa e professora de língua inglesa e apaixonada pelo mundo da leitura e escrita. Acredita que o amor e o conhecimento são os meios de conquistar a felicidade.