5 coisas a nunca dizer a uma mulher sem filhos

Seja recém-casada ou casada há mais de cinco anos, ninguém gosta de ser questionada sobre filhos. Se já lhe fizeram uma pergunta desagradável sobre o assunto, acabe com esse ciclo e recomende este artigo.

Évila Campos de Sant'Ana

Sou casada há quase três anos e ainda não tenho filhos. Durante esse tempo, já fui muito questionada sobre o assunto. E isso não seria algo ruim, se não fosse o fato de que muitas perguntas acabam sendo ofensivas e muito íntimas. E infelizmente algumas pessoas acabam invadindo a intimidade da amiga, irmã, filha, sobrinha e colocam-na numa situação bem constrangedora.

Então, nunca cometa esse erro. Apresento cinco coisas que NUNCA devem ser ditas a uma mulher sem filhos:

1. “Você já está passando da idade de ser mãe.”

Não controle a vida de outra pessoa. Somente ela sabe o momento certo para tal decisão ou possui outros problemas que não a deixam engravidar. Ser mãe é um passo importante que ela sabe ou que somente ela pode escolher. A escolha de ter ou não filhos e de quando ter é da futura mãe.

100 motivos para ter filhos

2. “Eu já passei por isso… é melhor ter um filho logo.”

Sua história é sua somente. Não podemos julgar outras mulheres pela nossa experiência.

Advertisement

Cada uma está vivenciando experiências únicas e não podemos simplesmente supor que temos a solução para a vida das pessoas. Se pedirem a sua ajuda e que compartilhe sua opinião e experiências, tudo bem. Caso contrário, não se intrometa. Você não conhece o coração dela e nunca poderá ter certeza sobre quais são suas motivações.

3. “Quando terá um filho? Você precisa colocar a família em primeiro lugar.”

Por mais que você ache que sabe as razões pelas quais ela não teve filhos ainda, sempre estará errada. Não temos esse direito de julgar a outra pessoa.

Somente ela sabe suas limitações, dúvidas e pode estabelecer planos para ser mãe. Ter ou não filhos não é uma medida do comprometimento da esposa a seu marido.

4. “Vou lhe dar algumas dicas e logo você será mãe.”

Você é a melhor amiga? É da família? Porque mesmo a melhor amiga ou alguém da família deve dar sua opinião, apenas quando solicitada. Se não temos intimidade, não devemos impor nossa opinião ou ficar questionando.

A melhor coisa a dizer é: nada. O silêncio é sempre uma escolha sábia. Quando uma mulher decide ter filhos, ela compartilha seus sentimentos, então aguarde a oportunidade certa para compartilhar seu desejo em ver, por exemplo, sua filha, irmã ou amiga grávida. Quando ela estiver grávida, ficará feliz em saber quais são as pessoas que compartilham de sua felicidade.

Advertisement

5. “Que vestido lindo! Está grávida?”

Você já parou para pensar o quão desagradável essa pergunta é? Pode ser que o modelo do vestido seja mais folgado simplesmente ou que, por que não, ela esteja um pouco “gordinha”. E então, se ela não estiver grávida, terá vontade de “pular no seu pescoço”. Essa é uma pergunta muito ofensiva. Jamais a diga. Quando uma mulher engravida, ela fica tão feliz que compartilha a notícia com todos… então, espere a notícia chegar.

Poderíamos listar muitas outras coisas, no entanto o mais importante é lembrar que: devemos ser uma fonte de alegria e amizade para as pessoas. Quando agimos com intromissão na vida delas, não somos bem-vindos. Nunca esmague seus sentimentos com frases ásperas… motive e inspire a todos a sua volta com palavras que elevam.

10 coisas a nunca dizer a casais sem filhos

Toma un momento para compartir ...

Évila Campos de Sant'Ana

Évila Sant'Ana é esposa e professora de língua inglesa e apaixonada pelo mundo da leitura e escrita. Acredita que o amor e o conhecimento são os meios de conquistar a felicidade.