Chega de pais invertebrados: Coloque os seus filhos para trabalhar

Dicas de como ajudar os seus filhos a criarem hábitos de trabalharem, ajudando nas tarefas domésticas.

Merrilee Boyack

Esse título chama a sua atenção, não chama? Todos os pais do planeta gostariam de saber como fazer os seus filhos trabalharem.

Imagine isso: É sábado de manhã. Todos os seus filhos saltam fora de suas camas, deixam as camas deles perfeitamente arrumadas, fazem as orações, lavam os rostos, escovam os dentes e vêm correndo cumprimentá-la com um bom-dia. Eles correm para a cozinha para fazer as tarefas daquele dia. Gritos de prazer perfuram o ar dentro de casa, eles continuam fazendo todas as suas tarefas até a casa brilhar. Eles, então, correm até você para perguntar se há alguma coisa a mais que eles podem fazer para ajudar.

Ok, é hora de acordar. Fantasias como essa podem ser prejudiciais à saúde da mente.

Para mim, a parte mais hilária do assunto tarefas e trabalhos são os pais. Os pais são realmente engraçados. Eu estava falando com um pai outro dia que dizia que ele estava realmente confuso como pai, porque seus filhos nunca se ofereciam para ajudar em casa. E continuou dizendo que se ele tivesse feito um trabalho melhor, com certeza seus filhos seriam mais úteis.

Eu o fiz parar ali mesmo. “De que planeta você é?”, interroguei-o. Ele olhou para mim chocado. “Alguma vez você foi até seus pais voluntariamente para ajudar?” “Bem, não…”, Ele admitiu com relutância. “E você teve bons pais?”, eu perguntei. “Oh, sim”, ele disse: “Eles foram ótimos.” “Por acaso você conhece alguma criança que se oferece voluntariamente para ajudar?”, perguntei. “Bem, não”, disse ele, “mas há provavelmente algumas.” Bem, talvez em Netuno.

Advertisement

Então, vamos acordar:

Não há crianças funcionais no planeta que vão de bom grado até os seus pais perguntarem se eles podem ajudar! Tenho certeza de que há uma ou duas anormais flutuando por aí, mas se você prestar atenção nelas com cuidado, eu tenho certeza de que você notará alguma manipulação acontecendo em algum lugar. Simplesmente não é natural.

Outra notícia de última hora: as crianças não gostam de fazer as tarefas – nem mesmo os meus filhos.

Há um certo elemento nas tarefas, quando as crianças trabalham, que eu acredito ser absolutamente crucial para o desenvolvimento normal dos nossos filhos e da evolução normal da família, que é – resmungar. Isso pode crescer e se tornar um lamento, reclamações, choro, grito… E você terá uma imagem real de como é. Se esses elementos não aparecem, há algo muito anormal acontecendo.

Pronto, agora você não se sente melhor? Agora você sabe que a sua família é normal.

Advertisement

Com tudo isso já dito, vamos falar sobre como fazer das tarefas uma excelente oportunidade para o crescimento e formação. E como você pode fazer os seus filhos trabalharem.

Passo 1: desenvolver uma espinha dorsal

Isso é crucial. Usar tarefas como um método de formação não pode ser feito por pais invertebrados. Tenho certeza de que algumas amebas por aí vão discordar, mas em geral, os pais devem estar firmemente no controle e decidir as tarefas, ou eles falharão.

Se você começar com a atitude “Essas pobres crianças são muuuuito ocupadas e muuuuito sobrecarregadas, e elas têm muuuuito para fazer nesses dias, e elas têm muuuuito dever de casa, e coitadinho deles, quantos fardos eles têm”, você pode desistir ali mesmo por que seus filhos vão usar isso como desculpa todas as vezes que puderem.

Como eu disse, os pais são bastante engraçados. Eles desistem de tentar fazer os seus filhos trabalharem, porque essa é uma tarefa bastante difícil. Em seguida, eles ficam murmurando e resmungando, se perguntando por que seus filhos são preguiçosos, egoístas, e em grande parte, desmotivados.

Você deve ter uma espinha dorsal ou os seus filhos nunca irão desenvolver uma própria. Não há uma fada do trabalho que virá bater com a varinha na cabeça dos seus filhos e torná-los instantaneamente amantes do trabalho.

Advertisement

Se você agir com uma atitude militante e uma mentalidade de controle total, você também irá falhar miseravelmente, porque eles vão usar muitos truques para derrotá-lo.

Então, você precisa se preparar mentalmente. Mantenha o foco no objetivo final. Seja firme, claro e inabalável. Seja assertivo e centrado. AGORA, você está pronto.

Passo 2: lembre-se da importância do trabalho

É um pouco estranho, mas nos encontramos rodeados por jovens que não gostam de trabalhar. Isso é, em grande parte, resultado de pais preguiçosos, ou seja, os pais que tomam o caminho fácil. Eu sei que soa duro, mas eu acredito que é verdade. Os bons pais entendem a importância de todos trabalharem para formar uma boa família. Eles entendem o objetivo final. Eles entendem que vai ser difícil por um tempo fazer com que os seus filhos assumam a responsabilidade por suas atribuições de trabalho. Mas estão dispostos a se comprometerem com esse objetivo. Em nosso bairro inteiro, os meus filhos são os únicos que fazem tarefas além da automanutenção. Automanutenção é uma pseudotarefa. Aquelas como, “arrume a sua cama” ou “pegue os seus brinquedos”, ou “escove os dentes” ou “limpe o seu quarto.” Essas não são tarefas que contribuem para a família, pois são apenas automanutenções. Qualquer criança de quatro anos de idade pode fazer essas coisas.

Esses dois primeiros passos são cruciais para fazer do trabalho uma parte importante de sua educação infantil. Lembre-se de que ensinar nossos filhos a trabalhar e ter a expectativa de que eles contribuirão é uma grande bênção que ficará com eles para sempre. Nunca, jamais, esqueça que estamos treinando futuros adultos independentes.

Traduzido e adaptado por

Advertisement

em,Jaguaraci N. Santos

do original No more invertebrate parents: Getting your kids to work, de

Merrilee Boyack.

Toma un momento para compartir ...

Merrilee Boyack

Merrilee Boyack é mãe de quatro filhos homens, avó de dois netos e advogada, autora, e palestrante profissional.