7 receitas naturais e caseiras para tratamento dos cabelos

Faça você mesma com ingredientes caseiros e deixe seus cabelos serem tratados com o que há de melhor: a natureza.

Évila Campos de Sant'Ana

Temos hoje à nossa disposição uma vasta oferta de produtos para cuidar dos cabelos, no entanto, podemos encontrar soluções simples em casa. O melhor de tudo isso é aproveitar ao máximo o que a natureza lhe oferece.

Para todos os tipos de cabelos: Ovo

Janice Cox em seu livro, “Natural Beauty at Home” (Beleza Natural em Casa), traz dicas práticas e com ingredientes simples que sempre temos à disposição em nossa cozinha. O ovo, segundo ela, é maravilhoso para tratamentos caseiros. A gema é muito rica em gorduras e proteínas, sendo naturalmente hidratante. A clara, por sua vez, possui enzimas de bactérias que favorecem a remoção de óleos indesejados.

Uso: se o seu cabelo é normal, use o ovo inteiro como condicionador, apenas para hidratar. Você deve aplicar somente uma vez por mês. E as claras de ovos são apenas para tratar os cabelos oleosos. Nesse caso, pode-se aplicar a cada duas semanas.

Para cabelos opacos e sem vida: Creme de leite ou iogurte natural

Os vários produtos que usamos no cabelo, como mousses, pomadas, sprays e outros, juntamente com a poluição, contribuem para a perda de brilho e umidade naturais dos cabelos. E uma solução para reparar esses danos é creme de leite e iogurte natural.

Uso: no cabelo úmido, massageie ½ xícara de creme de leite ou iogurte natural e deixe agir por 20 minutos. Enxágue primeiramente com água morna, e depois com água fria. Após, lave o seu cabelo com o seu shampoo normalmente. Pode reaplicar o tratamento a cada duas semanas.

Advertisement

Para cabelos com caspa: Limão

A caspa incomoda a muitos e está associada à má alimentação, estresse e outros fatores. No entanto, o suco de limão e o azeite são boas opções no combate a coceira e a caspa.

Uso: prepare uma mistura com duas colheres de sopa de limão, duas colheres de sopa de azeite e duas colheres de sopa de água. Aplique no couro cabeludo úmido deixando agir por 20 minutos. Após, enxágue e lave com o shampoo de sua preferência. Este tratamento pode ser realizado a cada duas semanas.

Para cabelos secos ou danificados: Mel

O sol é um dos principais inimigos do cabelo e, para garantir a hidratação, o mel é uma excelente opção.

Uso: no cabelo limpo e úmido, massageie ½ xícara de mel e deixe agir por 20 minutos. Enxágue, em seguida, com água morna. Se preferir, adicione ao mel uma ou duas colheres de azeite, que auxiliam no desprendimento do mel de seus cabelos. Uma outra opção, se o seu cabelo estiver muito danificado, é utilizar alguma fonte de proteína como gema de ovo ou abacate (uma ou duas colheres são suficientes). Assim, a queratina será reposta nos fios. Trate o cabelo uma vez por mês.

Para cabelos oleosos: Amido de milho

Farinha de milho ou amido de milho podem ser bons aliados.

Advertisement

Uso: com o auxílio de um frasco, polvilhe uma colher de sopa de farinha de milho ou de amido de milho sobre os cabelos secos e o couro cabeludo. Após 10 minutos, escove os cabelos até eliminar a farinha ou o amido por completo. O tratamento pode ser aplicado a cada dois dias.

Para cabelos crespos: Abacate

O abacate possui uma proteína e nutrientes que auxiliarão na hidratação dos fios.

Uso: no cabelo limpo e úmido, aplique ½ abacate, massageando e deixando agir por 15 minutos. Depois, enxágue normalmente. Para aumentar o poder de hidratação, adicione creme de leite, gema de ovos ou maionese. Reaplique a cada duas semanas.

Para cabelos com resíduos: Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ótimo agente na eliminação de resíduos.

Uso: prepare uma ou duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água, até que forme uma pasta grossa. Aplique no cabelo úmido, massageando, e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, enxágue e aplique seu shampoo. Pode repetir o tratamento a cada duas semanas.

Advertisement

São tratamentos simples e com recursos caseiros que trarão beleza novamente ao seu cabelo. Teste e recomende a suas amigas.

Leia também: Fique mais bonita – 6 dicas práticas para hidratar os cabelos em casa

Toma un momento para compartir ...

Évila Campos de Sant'Ana

Évila Sant'Ana é esposa e professora de língua inglesa e apaixonada pelo mundo da leitura e escrita. Acredita que o amor e o conhecimento são os meios de conquistar a felicidade.