8 atitudes terríveis que podem esgotar o amor de seu casamento

Algumas atitudes desestruturam a base do relacionamento amoroso, saber quais são pode ser de grande utilidade para que seu casamento se mantenha bem edificado.

Suely Buriasco

O amor é fundamental na união de duas pessoas, no entanto, é preciso que outros elementos sejam incorporados para que a união seja duradoura e saudável. Em meu trabalho com casais busco harmonizar três pilares que considero a base do casamento: amor, amizade e tolerância. Isso porque onde não há companheirismo (amizade) e flexibilidade (tolerância), o pilar central (amor) se fragiliza.

Observe algumas ações que comumente enfraquecem lentamente o amor que une o casal:

1. Cultivar a dor do passado

Todo mundo tem experiências dolorosas do passado que provocaram sentimento de rejeição, frustração e tantas outras emoções. Quando não superamos, prejudicamos nossos relacionamentos. É preciso livrar-se do passado para que o presente possa ser vivido de forma sadia.

2. Desconfiar de tudo

Mesmo que a dor do passado tenha sido provocada por seu parceiro(a), não justifica viver analisando tudo o que ele(a) faz, procurando encontrar motivos para novos sofrimentos. Quando não conseguimos confiar no outro, precisamos analisar a nós mesmos; muito mais do que confiar no outro, precisamos é manter a autoconfiança. Vale analisar o artigo 5 dicas para dominar o ciúme.

3. Estar sempre prevenido

Quem tem medo de envolver-se emocionalmente não consegue usufruir, nem se doar plenamente e isso compromete qualquer relacionamento. Impossível andar de mãos dadas com um pé para trás, certo?

Advertisement

4. Ser muito seguro

Se a insegurança é prejudicial ao relacionamento, também o excesso o é. Quem é muito seguro a ponto de achar que já conquistou seu amor e o terá para sempre, quase sempre cai em desilusão. O amor precisa de afago e muito cuidado para manter-se em contínuo desenvolvimento.

5. Perder o contato visual

Parece pouca coisa, mas já diz o ditado popular “Os olhos são o espelho da alma”, para manter-se conectado o casal precisa se olhar, buscando entender o que se passa, realmente, com o outro.

6. Supor que você sabe tudo sobre o seu parceiro(a)

Nem que você viva cem anos com alguém o conhecerá totalmente e, sendo francos, não conhecemos nem mesmo a nós. O processo de conhecer é contínuo, até porque as pessoas mudam também, dedicar-se a isso representa se importar com o outro e tem um efeito renovador para a relação.

7. Acumular mágoas

Não tem como manter o amor se o sentimento que se alimenta é a mágoa. O perdão é essencial para que o amor perdure porque todo ser humano erra e necessita ser perdoado. Existem situações que realmente são difíceis, tais como a traição, mas a mágoa nunca é boa companheira e numa nova chance é preciso deixar o passado em seu devido lugar.

8. Deixar de se tocar

O casal precisa nutrir-se da troca benfazeja de energia, manter contato físico é fundamental porque é através dele que o cérebro entende e processa o desejo sexual. E não se trata unicamente do ato sexual em si; caminhar de mãos dadas, sentar um ao lado do outro, abraçar… Pequenos gestos que mantêm o casal conectado e satisfeito. Nesse sentido vale ler o artigo 10 soluções para acabar com a rotina e resgatar a atração física no casamento.

Advertisement

Vale muito refletir sobre nossas ações e mudá-las sempre que detectarmos qualquer prejuízo para nós mesmos e para nossos relacionamentos. Como escrevi no artigo 4 pequenos e simples gestos que demonstram seu amor: Amor nunca é demais, demonstrá-lo, tampouco!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.