20 estratégias inteligentes para detectar um mentiroso on-line

Existem maneiras certeiras de identificar quando alguém que você conheceu on-line ou que lhe contata é real ou não. Aprenda e coloque em prática para não se tornar vítima de um possível crime.

12,417 views   |   2 shares
  • Em minha caixa de e-mails de vez em quando recebo umas mensagens um tanto quanto absurdas e que alguém precisaria ser muito ingênuo para acreditar que aquelas palavras sejam verdadeiras. Geralmente é um gerente, procurador ou banqueiro querendo encontrar o único herdeiro mundial de uma fortuna de alguém que morreu e não deixou descendentes, e esse único herdeiro, no caso, seria... Eu! Pois é, como dinheiro não anda chegando por e-mails, é melhor a gente tomar cuidado com os mentirosos on-line.

  • 10 dicas essenciais de segurança nos encontros on-line
  • Em redes sociais

  • O sujeito envia um convite de amizade. Você nunca viu a pessoa, não tem amigos em comum. Basta dar uma olhada no perfil. Certa vez me aconteceu isso. Eu aceitei para perguntar quem era o ilustre desconhecido e por que me adicionou. A conversa dele é de que me conhecia há anos. O que fiz?

    1. Olhei o perfil atentamente – Locais, histórico, amigos, parentes. Nenhuma pista. Mas pode haver sinais no histórico, como data que a pessoa entrou na rede social. Se for muito recentemente, desconfie.

    2. Olhei as fotos: tinha mãe e tia, mas apareciam sozinhas. Ele nunca estava ao lado delas. Mau sinal.

    3. Cliquei na foto dele com o botão direito e em pesquisar no Google. Ok, nome e foto batiam. Fiz o mesmo com a mãe e descobri que era uma blogueira norueguesa. Como ele disse que a mãe era brasileira, bingo! Peguei o mentiroso.

    4. Olhar as fotos pode revelar muito sobre a pessoa. Se ela diz morar na mesma cidade, tente identificar os pontos onde as fotos são tiradas. Comércios, lojas, shoppings, etc. Ou então pergunte (se estiverem conversando no Messenger) em que bairro ou rua ela mora.

    5. Ainda nas fotos. A mãe (falsa) do garoto que eu citei em uma foto estava com uma camisa de clube de motos, e conversando com ele perguntei: Ah, sua mãe faz parte do AHJ (nome fictício)? Ele ficou em silêncio. Era a sigla do clube de motos e ele nem percebeu.

  • No Skype

  • Alguém lhe adiciona e diz que por qualquer razão (que o mentiroso não lembra qual) tinha sua ID. Você achou a pessoa simpática e começa a conversar. De repente uma ou mais das situações abaixo acontecem:

    1. A pessoa não tem webcam ou diz que está estragada.

    2. Ela quer ver você na webcam, mas não quer abrir a própria.

    3. Ela fala pouco de si mesmo. Ninguém quer dar corda para ser enforcado. Quem fala muito acaba por falar mais do que gostaria, então os mentirosos evitam.

    4. Suas informações de perfil são poucas ou nenhuma.

    5. São otimistas em excesso e se você se mostra desconfiado(a), dizem que você é uma pessoa negativa. Por isso vale o antigo ditado: "É bom demais para ser verdade."

  • Advertisement
  • Em sites de namoro

  • Alguns professores da Universidade de Wisconsin-Madison e da Universidade Cornell fizeram um estudo com 80 usuários de sites de namoro na internet e chegaram a algumas características comuns a eles. Em sites de namoro fique atento aos sinais:

    1. O mentiroso costuma "se apaixonar" muito rapidamente.

    2. O pronome "eu" é rapidamente substituído pelo "nós" na tentativa de criar proximidade.

    3. Fotos de 15 anos atrás ou de astros, estrelas de cinema. Dispensa comentários...

    4. Homens de meia-idade, bem de vida, viúvos e com um filho apenas. Por trás desse tipo de perfil pode haver um scammer que a fará cair em uma armadilha.

    5. Os homens também não estão imunes. Evitem mulheres fáceis e pornografia. O preço pode ser muito alto. Veja como se prevenir.

    6. Histórias tristes que terminam com pedido de dinheiro.

    7. Webcam nem sempre é sinal de sinceridade. Existem programas que passam vídeos de pessoas na webcam como se fosse o seu contato on-line. É bom perguntar sobre algo que está atrás da pessoa, como um quadro ou escultura, ou pedir, por exemplo, para ver as mãos. Se for vídeo, não tem como. Atenção: Você pode ser gravado também durante uma conversa pela webcam.

  • Veja estas histórias como exemplos do que pode acontecer.

  • 10 dicas principais de segurança na internet para a família
  • No e-mail

  • Você recebe e-mails de senhoras que querem investir em causas sociais ou de mulheres que querem se casar e viram seu perfil em... Sabe-se-lá-onde.

    1. Google o nome da pessoa. Isso mesmo. Digite o nome da pessoa no Google. Você poderá descobrir muito sobre ela, inclusive depoimentos de outras pessoas que já receberam o mesmo e-mail.

    2. E-mails falsos costumam ter fotos ou documentos bancários anexos. Jamais abra as fotos por maior que seja o apelo, do tipo: "Olhe aquelas nossas fotos do passado", ou então, "Olhando fotos antigas, encontrei essa de nós dois..." O que você vai ver é um vírus ou Keylogger invadindo seu PC, capturando tudo que você escreve no teclado ou roubando suas senhas.

    3. Tenha bom senso. A felicidade, o amor e o dinheiro não costumam estar a um click de distância. Além disso, existem mentirosos muito Inteligentes e que podem enganar até os mais atentos. Cuide-se e cuide de seus filhos. A Internet ainda é um lugar sombrio e terra de ninguém.

  • Advertisement
  • 4 aplicativos de controle dos pais para tablets e smartphones

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

20 estratégias inteligentes para detectar um mentiroso on-line

Existem maneiras certeiras de identificar quando alguém que você conheceu on-line ou que lhe contata é real ou não. Aprenda e coloque em prática para não se tornar vítima de um possível crime.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr