10 maneiras rápidas de recuperar um relacionamento amoroso

Estes especialistas concluíram estudos que podem revolucionar suas ações em favor da renovação do seu relacionamento. Agora, depende de você colocar estas dicas em prática.

Suely Buriasco

Muitos casais se preocupam em evitar conflitos, no entanto, desde que saibam como lidar, eles podem ter efeito benéfico e até unir mais o casal.

Os casais mais felizes são os que concentram seus esforços no que se pode fazer para melhorar o relacionamento, não se atendo muito aos fatores que podem prejudicá-lo.

14 razões para lutar por seu casamento

Especialistas enumeram as seguintes maneiras práticas para revigorar seu casamento:

1. Seja grato

Lembre-se sempre de manifestar gratidão ao seu cônjuge, parece coisa simples, mas pequenas demonstrações fazem grande diferença na união do casal. Segundo a psicóloga Sara Algo, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, agradecer lembra a importância do outro na própria vida e a gratidão injeta emoção positiva no relacionamento.

Advertisement

2. Não leve tudo tão a sério

Dacher Keltner assegura que para manter um relacionamento viçoso é importante dosar divertimento e alegria na rotina do casal; vale fazer brincadeiras um com o outro, inclusive usar apelidos carinhosos. Em momentos de crise essa postura pode ser um diferencial que promova a paz e a união.

Sobre esse assunto indico a leitura do artigo 5 atividades para melhorar o humor dos casais

3. Enalteça as boas notícias

Vibrar e se interessar com o sucesso do cônjuge promove maior companheirismo e união do que apoiá-lo nas dificuldades. Segundo a pesquisadora da Universidade da Califórnia, Shelly Gable, a capacidade do casal em se “capitalizar” nos eventos positivos produz maior satisfação do que a comiseração diante dos momentos difíceis.

4. Use de suas ilusões

Não é realista iludir-se com os parceiros, mas segundo Sandra Murray, uma psicóloga da Universidade de Buffalo (SUNY), que estuda ilusões positivas, pode-se usar dessa perspectiva para fazer com que o cônjuge se sentindo mais admirado e motivado a agir de acordo.

5. Encontre o melhor de si no seu cônjuge

Casais felizes colocam na relação o melhor de si mesmos e espelham isso no outro. Como afirma Caryl Rusbult, um psicólogo da Universidade Livre de Amsterdã, um esculpe no outro o que há de melhor e ambos se esforçam para alcançar maior progresso. Assim, alguém que sonha ser mais criativo prospera junto a um parceiro artístico, por exemplo, porque isso o aproxima de seu ideal e, consequentemente de seu cônjuge.

Advertisement

6. Surpreenda-se com o seu cônjuge

Com o tempo é comum que os cônjuges deixem de prestar atenção no que há de novo um no outro, como se eles pudessem se manter estáticos. Segundo o psicólogo de Harvard, Ellen Langer, isso é uma ilusão, pois, as pessoas mudam, crescem e se aperfeiçoam continuamente. É importante observar esse movimento, principalmente em alguém que é tão próximo; isso é realmente surpreendente.

7. Demonstre sentimentos por escrito

Um estudo da Universidade do Texas descobriu que quando os participantes escreveram sobre seus relacionamentos por 20 minutos a uma hora, durante três dias, se tornavam mais propensos a ficar juntos. Eles também expressaram emoções mais positivas nas trocas de mensagem, provocando bons sentimentos para a relação.

8. Forneça apoio sutilmente

O psicólogo da Universidade de Columbia, Niall Bolger, afirma que o apoio “invisível” é mais efetivo do que os ostensivos. Pequenos atos ocultos de bondade alegram o dia do cônjuge e produzem grande efeito, especialmente quando ele está passando por um momento difícil.

9. Toque seu cônjuge

Quando a vida sexual do casal está insatisfatória é muito interessante tocar mais o parceiro. Pesquisadores da Brigham University e da Universidade de Utah após estudos diversos, chegaram à conclusão que tocar suavemente no pescoço um do outro, ombros e mãos, aumenta um hormônio chamado oxitocina que reduz a pressão arterial dos parceiros e os níveis de estresse fisiológico, aproximando o casal.

10. Cuide-se

A melhor maneira de melhorar o seu relacionamento nem sempre é focar no bem-estar do parceiro, e sim no próprio bem-estar. A treinadora de bem-estar Susan Biali diz: “Esqueça o que a outra pessoa está fazendo mal, ou não está fazendo, e se concentre em tomar medidas positivas em sua própria vida.” Quando você muda a sua energia se torna mais apto(a) para viver um relacionamento feliz.

Advertisement

A lição que os especialistas nos trazem é que pequenos gestos fazem grande diferença na felicidade da relação; ações gentis são capazes de harmonizar o relacionamento, gerando positividade e inspirando envolvimento, valorização e confiança.

Não espere o outro tomar a iniciativa de salvar seu casamento: Tome você!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.