10 coisas que você precisa jogar fora para ter uma vida melhor

Dicas de como conseguir uma vida mais saudável para você e sua família sem gastar nada a mais por isso.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Quando pensamos em ter uma vida melhor e mais saudável, de uma forma geral pensamos em adquirir coisas – roupas de ginástica, alimentos orgânicos, produtos de limpeza que não agridem o meio ambiente… E essa lista vai longe.

Mas a solução para os grandes desafios geralmente se encontra em pequenas ações!

Uma vida mais saudável também pode ser alcançada ao nos livrarmos de coisas que contêm substâncias prejudiciais em sua formulação.

Veja aqui uma lista de 10 coisas que você deve se livrar em prol de uma vida mais saudável:

1. Potes plásticos velhos

A maioria dos potes plásticos contém BPC (sigla para a palavra Bisfenol-A).

Advertisement

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a alteração da ação dos hormônios da tireoide, a liberação de insulina pelo pâncreas e a proliferação das células de gordura são alguns dos efeitos da ingestão dessa substância pelo ser humano.

2. Desodorizador de ambiente

A propaganda deles é sempre a mesma: a pessoa chega na sala, aperta o spray e uma explosão de cores, flores e brilho invade o ambiente, tornando tudo mais lindo e todos ficam felizes.

Mas na realidade o que sai daquele spray é uma explosão de química potencialmente nociva.

O ideal é eliminar a fonte do mau cheiro no lugar de ficar mascarando com esse tipo de produto.

3. Sabonete antibacteriano

Se você comprou aquele sabonete antibacteriano caríssimo pensando na proteção da sua família, sinto informar que na realidade ele está mais prejudicando do que ajudando.

Advertisement

Esse tipo de produto contém uma substância chamada Triclosan, que tem a função de inibir o desenvolvimento de fungos, vírus e bactérias.

Acontece que estudos demonstram que o uso indiscriminado dessa substância tem provocado resistência bacteriana a ela. Ou seja, seu uso contínuo acaba fortalecendo aquelas bactérias que estamos justamente querendo eliminar.

4. Refrigerante diet

Bom, refrigerante nenhum vale a pena. Mas se você optou pelo diet pensando estar fazendo uma escolha melhor, pode tratar de jogá-lo fora!

Apesar de possuírem pouca ou nenhuma caloria, os adoçantes artificiais atuam no metabolismo periférico e mudam a maneira como as células processam as informações hormonais.

Estudos recentes demonstraram que esses mesmos adoçantes favorecem ainda o surgimento de problemas como a obesidade, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica – os mesmos problemas associados ao consumo de açúcar.

Advertisement

5. Sobras de comida

Se você é aquele tipo de pessoa (como eu!) que morre de pena de jogar comida fora, saiba que em menos de uma semana ocorre a proliferação de bactérias perigosas, tais como a Listeria, com alto índice de mortalidade.

A regra para sobras de comida é: após 3 dias na geladeira – coma, congele ou jogue fora!

6. Maquiagem velha

Potinhos de maquiagem, especialmente os de maquiagem líquida (como rímel), podem abrigar muitos micro-organismos.

E a cada vez que aplica o produto no rosto com o pincel e volta esse pincel em contato com a maquiagem, carrega com ele outro lote de bactérias.

Especialistas da Academia de Oftalmologia Americana aconselham a descartar esse tipo de produto após 2 ou 3 meses após ter aberto a embalagem.

Advertisement

7. Filtro solar velho

Observar a data de validade do filtro solar é muito importante.

Isso porque a química que funciona como defesa contra os efeitos nocivos do sol tem sua eficácia diminuída com o passar do tempo.

Se o prazo de validade do produto expirou, não importa o quanto você vai passar, porque ele não irá funcionar.

8. Esponja da cozinha

Você usa a esponja para limpar sua louça, certo? Mas o que ela realmente faz é espalhar bactérias por toda sua louça “limpa”.

A esponja de cozinha é um dos itens mais contaminados da casa. O fato de estar sempre úmida e em temperatura ambiente colabora ainda mais para a proliferação dos micro-organismos.

Advertisement

No lugar da esponja, experimente lavar a louça com paninhos de limpeza. São mais fáceis de lavar, desinfetar e secar. Aqueles de microfibra são os ideais, pois secam bem rapidinho.

9. Tábua de corte

Já lhe convenceram a trocar sua velha tábua de corte de madeira por uma moderna de plástico? Pois traga a de madeira de volta!

Quando você corta os alimentos sobre uma tábua plástica, a faca risca a superfície. As bactérias se instalam nessas fissuras e começam a se desenvolver, ficando muito difícil removê-las de lá.

Já a madeira possui resinas que são bactericidas naturais e impedem a proliferação desses micro-organismos em sua superfície.

10. Dispositivos tecnológicos

Se você é o tipo de pessoa que não desgruda os olhos do smart phone ou do tablet, tome cuidado!

Advertisement

Não precisa jogar seu dispositivo fora, claro. Mas pode (e deve!) deixá-lo de lado por alguns momentos.

Foi comprovado que o excesso de informação decorrente do uso constante desse tipo de tecnologia está ligado a um aumento nos níveis de ansiedade e depressão. O pior é que esses níveis aumentam ainda mais quando a pessoa utiliza vários aplicativos ao mesmo tempo.

Reserve um horário no dia para deixar o aparelho de lado. Seu cérebro merece esse descanso.

Quem gosta de mudanças, vá em frente e encare os 10 itens de uma vez!

Se você é do tipo mais resistente, ou tem os interesses de toda a família para equilibrar, pode escolher um item de cada vez. Um por semana, talvez. O importante é começar!

Advertisement

Apresentamos aqui 10 possibilidades. Qual será seu primeiro passo em direção a uma vida mais saudável?

Leia também: 10 coisas que você precisa deixar de lado se quiser seguir em frente

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.