4 soluções para o segundo casamento com filhos de ambos os lados

Novas bodas com filhos de outras relações exigem maior esforço para manter a harmonia familiar. Estas orientações super úteis irão lhe ajudar.

Suely Buriasco

Casais que se unem em novas núpcias, trazendo cada um filhos de relacionamentos anteriores enfrentam o desafio de unir todos os membros numa única família. Não raras vezes, as dificuldades se ampliam e o novo casal precisa estar determinado em vencê-las, harmonizando os laços.

As principais dificuldades apontadas por casais que vivem essa realidade são:

Choque educacional

Claro que cada família tem composição própria e isso inclui a forma de criar as crianças. Quando o casal tem visões educacionais diferentes e atitudes muito díspares em relação às crianças, costumam abalar o relacionamento conjugal.

Proteção aos próprios filhos

Quando o tratamento dos próprios filhos é diferente em relação aos filhos do cônjuge surgem brigas e mágoas que alimentam rivalidades entre as crianças e afastam o casal.

Intromissão dos ex parceiros

Grande complicação se instala quando, de alguma forma, o casal permite que os antigos parceiros intervenham nas novas rotinas. Comumente isso acontece através das atitudes dos filhos que são relevadas pelos pais. Assim como ponderei no artigo O que fazer quando seus enteados não lhe respeitam: O núcleo familiar é sempre desafiador, no entanto, famílias com enteados enfrentam situações únicas, tais como o envolvimento dos pais que são estranhos ao novo lar.

Advertisement

Isso significa que novos divórcios se sucederão? Infelizmente se as dificuldades apontadas acima não forem solucionadas a tempo, o novo casamento corre grave risco e não é incomum que novo divórcio se suceda. Todavia, isso não é e nem precisa ser uma regra, porque é possível lidar, enfrentar e vencer todas as dificuldades.

Se você leu até aqui é provável que esteja passando por uma situação parecida ou conheça alguém que esteja.

Reflita sobre algumas orientações baseadas em estudos realizados pelo Dr. Willard F. Harley Jr, Ph.D em Psicologia e autor, sobre como esses impasses podem ser negociados pelos cônjuges:

1. Considerar o ponto de vista do cônjuge

Num relacionamento sadio é essencial saber ouvir com atenção, buscando compreender os sentimentos que, muitas vezes, nem são ditos. O respeito ao outro e suas convicções é fundamental e garante entendimento, mesmo diante das discordâncias.

2. Pense em novas alternativas

Abandone posições inflexíveis e opiniões arraigadas; essas são atitudes movidas pelo orgulho, ou seja, totalmente prejudiciais. Acredite que existem possibilidades além das que você entrevê e busque novas alternativas em leituras e conversas com pessoas de confiança e, se não for o bastante, não tarde em buscar ajuda de um especialista.

Advertisement

3. Negocie

Defina algumas regras básicas para negociação, tais como:

  • Busque demonstrar bom humor ao tratar da questão.

  • Preze a segurança e não aceite qualquer tipo de provocação de seu cônjuge, mesmo que ele não ouça os seus argumentos, jamais permita ameaças ou qualquer tipo de violência.

  • Diante de um impasse não force qualquer situação, transfira a conversa para outro momento e aproveite o tempo para pensar nas soluções possíveis.

4. Estabeleça acordos

O mais importante é encontrar um modo de ação no qual ambos se sintam satisfeitos. Traçar juntos planos em relação à dinâmica familiar e conversarem sempre antes de tomar quaisquer decisões sobre a educação das crianças.

Advertisement

A incompatibilidade não se sustenta diante de argumentos maduros e sensatos. Conforme escrevi no artigo Aprendendo a se comunicar melhor – 10 dicas para ser mais assertivo: (…) a firmeza de opinião não justifica de forma alguma a intolerância e a violência. Por isso o melhor mesmo é usar de diretrizes que visem o consenso, criando novas formas de lidar com as dificuldades para conseguir desenvolver uma dinâmica familiar de respeito, amizade e amor.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.