10 coisas perigosas que acabam com sua imunidade

Escolher mal os produtos para a maquiagem é um dos itens. Veja outros fatores que interferem em seu sistema imunológico.

Caroline Canazart

Você vive doente? Gripe que nunca passa, infecções sempre presentes – como herpes ou dores de garganta -, aquele cansaço que nunca vai embora? Cuidado. Talvez a sua imunidade esteja baixa.

Além de buscar um imunologista ou um clínico geral, alimentar-se bem, principalmente com alimentos que contenham vitamina C, algumas mudanças no seu dia a dia também podem ajudar a evitar que sua imunidade fique baixa.

1. Poluição

A poluição no ar das grandes cidades é um veneno para os pulmões e para a nossa imunidade, pois o ar sujo elimina as células T do nosso corpo, importantes para o Sistema Imunológico. Sem elas o corpo cria um excesso de inflamações. Para o autor do livro Super Immunity Foods, Frances Goulart, investir em um purificador de ar pode ajudar enquanto estiver em casa, pelo menos.

2. Ficar sentado a maior parte do tempo

Trabalhar atrás de uma mesa certamente faz você estar sentado na maior parte do dia e isso também faz com que a taxa metabólica do seu corpo diminua e ele acaba absorvendo menos nutrientes que ajudam na imunidade. De acordo com Joel Fuhrman, autor do livro Super Immunity, para corrigir esse problema o correto é, a cada uma hora e meia, levantar-se por cinco minutos. Isso ajudar a ativar os músculos e acelerar o metabolismo.

3. Produtos de beleza de baixa qualidade

Você já parou para pensar nisso? O corretivo, batom, base e todos os outros produtos usados no rosto não ficam só sobre a pele. Eles são absorvidos e, ingredientes que podem ser tóxicos, chegam até o nosso organismo e como ele não está preparado para eliminá-los, sobra para a nossa imunidade. De acordo com o doutor Goulart, o correto seria não utilizá-los, pois são poucos os que não contêm ingredientes ruins para o organismo.

Advertisement

4. Comer Junk Food

As Junk Foods ou, na tradução literal, “comida lixo” são aquelas que, além de não serem saudáveis, são supercalóricas, como os biscoitos. A farinha de trigo branca utilizadas neles e em outros alimentos danifica as células T e B do corpo que ajudam no combate de doenças. A autora do livro “The Immune System Recovery Plan“, em tradução livre “O Plano de Recuperação do Sistema Imunológico”, Susan Blum, diz que deveríamos comer grãos integrais, pois neles há fibras imunofortificantes.

5. Não priorizar o sono

Segundo o doutor Fuhrman, o corpo produz melatonina durante o sono e, se você não dorme o suficiente, ele não produzirá glóbulos brancos suficientes para combater bactérias e outros problemas do organismo. Para corrigir isso é necessário dormir entre sete e oito horas, todas as noites.

6. Sua dieta tem muita proteína

Muita proteína pode fazer com que o corpo produza em maior quantidade um hormônio responsável pelo envelhecimento e que dificulta o sistema imunológico, o IGF1. Para o doutor Fuhrman, a ingestão diária de proteína animal (como a carne, peixe, ovos, leite, queijo e iogurte) não deve ser mais do que 10 por cento das calorias ingeridas durante um dia. Essa porcentagem pode ser diminuída para 5 por cento.

7. Vida solitária

De acordo com o psicólogo Sheldon Cohen, da Universidade de Carnegie Mellon, as pessoas que ficam a maior parte do dia sozinhas são menos resistentes em casos de estresses e, por isso, o seu sistema imunológico sofre. Ele afirma que é necessário agendar um tempo de qualidade com um amigo, colega de trabalho ou um vizinho, por exemplo, para estreitar os laços de amizades. Pessoas com mais amigos têm mais resistência às infecções.

8. Viver sempre no limite do estresse

De acordo com a doutora Blum, estar vivendo sob o estresse crônico aumenta os níveis de cortisol e isso reduz os níveis de hormônios, como a testosterona e o estrogênio. Quando eles estão desequilibrados, o sistema imunológico não pode responder com rapidez as ameaças ao corpo. Relaxar é a palavra de comando para quem vive estressado.

Advertisement

5 ideias para relaxar em 10 minutos

9. Sua dieta não inclui gordura boa

Quando falamos em gordura parece que sempre é ruim, não é? Mas existem gorduras que o nosso corpo necessita, como peixes, abacates e nozes. Elas têm propriedades anti-inflamatórias e auxiliam a regular o sistema imunológico. Evitar comer alimentos processados e muita carne ajuda a balancear a dieta. Incluir salmão, sardinha, amêndoas e couve pode ajudar numa dieta saudável para você e sua família.

10. Você não faz ioga

Fazer exercício é muito bom para a mente e para o corpo. Porém, ioga tem se mostrado como o melhor caminho para o sistema imunológico. De acordo com Surya Kolpakov, uma terapeuta certificada de ioga de Massachusetts, nos Estados Unidos, os exercícios estimulam o sistema circulatório do corpo, o sistema nervoso e o sistema digestivo e endócrino, fortalecendo assim toda a imunidade do corpo. Está esperando o quê? Pegue seu tapete de ioga e vá à luta.

Leia também: 5 cuidados básicos com a saúde para ter uma vida plena

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.