Estudos comprovam: Casais são felizes quando crescem em lares que possuem esta característica

Pesquisadores norte-americanos obtiveram resultados surpreendentes ao analisar o impacto das interações familiares positivas na vida dos adolescentes. Veja os resultados.

20,254 views   |   1 shares
  • Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores norte-americanos, liderados por Robert Ackerman, da Universidade do Texas – EUA, analisou as relações familiares de alunos da sétima série.

  • A pesquisa, que durou 17 anos, utilizou 5 indicadores positivos para avaliar as interações familiares:

    1. Capacidade de compreensão e reação;

    2. Assertividade;

    3. Comportamento pró-social;

    4. Comunicação eficaz;

    5. Apoio mútuo.

  • O trabalho, publicado em 2010 no periódico Psychological Science, obteve cinco resultados surpreendentes:

    1. Pessoas que experimentam experiências positivas em seus relacionamentos familiares durante a adolescência têm uma probabilidade maior de ter um casamento mais feliz quando adultos.

    2. Interações familiares de apoio mútuo e uma comunicação efetiva durante a adolescência podem conectar-se com relacionamentos futuros na vida.

    3. Eles notaram efeitos positivos no comprometimento com a família futura, tais como uma satisfação maior nos relacionamentos e uma redução de comportamentos de hostilidade, características que supreendentemente se estenderam aos cônjuges deles também.

    4. Existe uma probabilidade muito maior entre os jovens que experimentam interações familiares positivas em procurar um parceiro com as mesmas características comportamentais.

    5. Verificaram que os cônjuges desses jovens estudados apresentaram um engajamento maior com o casamento e expressavam um comportamento menos hostil.

  • Resumindo: No estudo, os pesquisadores concluíram que os jovens que tiveram as interações mais positivas com suas famílias foram exatamente os que tiveram mais sucesso em seus casamentos 17 anos mais tarde. Eles também foram menos hostis com os respectivos cônjuges, e despertaram em seus cônjuges um comportamento melhor.

  • Criar filhos não é uma brincadeira. Estamos formando e preparando a futura geração. Nós, pais, precisamos colocar nisso o que há de melhor em nós.

  • Advertisement
  • O casal tem a responsabilidade de amar-se e amar os filhos, de cuidar um do outro e cuidar dos filhos.

  • 12 filmes que dão bons exemplos sobre casamento para assistir com os filhos
  • Não basta apenas prover suas necessidades materiais. É preciso ensiná-los a amar e demonstrar amor por meio da ajuda ao próximo, a serem pessoas honradas e confiáveis em seus relacionamentos.

  • Ainda assim, não existem garantias de que tudo vai dar certo. Mas poderemos ter a tranquilidade de ter feito tudo a nosso alcance para que eles tracem seus próprios caminhos rumo a uma vida plena e feliz.

  • Criando tradições em família: União e exemplo para os filhos

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.

Website: http://lar-umpedacinhodoceu.blogspot.com.br/

Estudos comprovam: Casais são felizes quando crescem em lares que possuem esta característica

Pesquisadores norte-americanos obtiveram resultados surpreendentes ao analisar o impacto das interações familiares positivas na vida dos adolescentes. Veja os resultados.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr