13 hábitos a adquirir hoje se você não quiser ter um infarto amanhã

Você precisa adotar estes hábitos agora para manter seu coração saudável. Ele vai lhe agradecer por isso.

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  • As estatísticas apontam as doenças cardíacas como a principal causa da morte entre as mulheres, provocando a morte de uma a cada quatro. Seu risco é três vezes maior do que o câncer de mama. Como essas doenças têm a fama de serem uma ameaça apenas à saúde dos homens, muitas mulheres ignoram e não levam a sério os fatos.

  • Para alertar e levar você a assumir um compromisso de manter seu coração saudável, listamos alguns hábitos que se adotados agora seu coração irá agradecer-lhe pelos próximos anos.

  • 1. Procure exercitar-se pelo menos 1 hora por dia

  • Esse é um hábito que traz benefícios incríveis, segundo um estudo recente da American Heart Association. "Mulheres de várias idades que se exercitavam moderadamente 60 minutos por dia, ou vigorosamente 30 minutos por dia, tinham 46 por cento menos probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca". Os estudos mostraram que mesmo um baixo nível de atividade, cerca de 20 minutos por dia, também beneficia o coração. Mexa-se mais!

  • 2. Comece a correr

  • Embora qualquer atividade moderada ou vigorosa reduza o risco de insuficiência cardíaca, a corrida, mesmo que lenta, diz o estudo do Journal of the American College of Cardiology, poderia reduzir o risco de morte em 45 por cento. Corra adotar esse hábito.

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  • 3. Monitore sua saúde mental

  • Preste atenção na queda de humor e outras alterações da sua saúde mental, fale com o médico se algo parecer errado, pois de acordo com o Journal of the American Heart Association, mulheres abaixo de 55 anos com depressão moderada ou grave têm duas vezes mais chances de desenvolver um ataque cardíaco. Se você está com sentimentos persistentes de tristeza e desesperança por mais de duas semanas, com pensamentos suicidas e mudanças na alimentação e sono, busque ajuda médica.

  • 4. Pare de fumar de vez

  • Fumar aumenta de 2 a 4 vezes mais o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral de acordo com a American Heart Association's Go Red. Mulheres que fumam são 25 por cento mais propensas a desenvolver doenças cardíacas do que fumantes masculinos, relata a campanha.

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  • 5. Dedique tempo para o seu relacionamento

  • Se quer proteger seu coração tenha um relacionamento "saudável". Um estudo descobriu que pessoas que sentem que não têm um suporte emocional do seu parceiro têm mais chances de calcificação da artéria coronária, podendo resultar em um ataque cardíaco. Quando você não se sente apoiado fica mais estressado e isso tem um efeito negativo sobre a saúde do coração. Então, dê atenção extra ao seu relacionamento e garanta o apoio e a compreensão de ambos.

  • 6. Procure ver o lado positivo das coisas

  • Isso não quer dizer que você precisa encobrir as coisas negativas da vida. Otimismo e alegria estão associados a um menor risco de doença cardíaca, em especial àqueles com histórico familiar da doença, pois diminuem o estresse. Seja mais positivo e alegre.

  • 7. Coma como um Mediterrâneo

  • Se você é do tipo que não aprecia frutas, vegetais frescos e proteína vegetal como feijão, nozes, azeite de oliva, comece a mudar. Essa dieta, chamada Mediterrânea, é rica em gorduras monoinsaturadas "boas" que ajudam a manter a pressão arterial e abaixam o colesterol LDL (ruim) que obstrui as artérias. Assim você terá 30 por cento menos chance de sofrer de doenças do coração, como diz um estudo no The New England Journal of Medicine.

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  • 8. Ame mais seu cônjuge

  • É claro que para amar mais não é preciso uma boa razão, mas se você quer diminuir a probabilidade de ter problemas cardíacos, tenha pelo menos duas noites românticas com seu cônjuge por semana. Isso libera hormônios que intensificam o fluxo sanguíneo, baixando os níveis de pressão arterial e estresse, dois grandes fatores que contribuem para doenças cardíacas. Para garantir esses benefícios, ame mais.

  • 9. Pegue leve no refrigerante

  • Livre-se desse hábito porque beber sódio demais leva à função cardíaca irregular, diz um estudo apresentado na reunião do European Heart Rhythm Association, em Atenas. O estudo apontou que os altos níveis de açúcar e cafeína do refrigerante eliminam o potássio do corpo que é importante para manter o bom funcionamento do coração. Mesmo o refrigerante diet, adoçado artificialmente, contribui para o ganho de peso e obesidade, trazendo um tipo diferente de risco para a saúde cardíaca. Então, diminua ou elimine seu consumo de sódio.

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  • 10. Use o fio dental todos os dias

  • De acordo com a Academy of General Dentistry, doenças da gengiva como gengivite, dobram as chances de uma mulher ter doença cardíaca. As bactérias levam ao sangramento da boca, causando inflamação que causa estresse ao coração. O fio dental é a forma simples de eliminar bactérias orais e uma defesa para o seu coração.

  • 11. Não tome muitos analgésicos

  • Um estudo na revista The Lancet mostrou que as pessoas que tomam altas doses diárias de AINE (anti-inflamatório não esteroides) como o Ibuprofeno têm maior chance de sofrer ataque cardíaco ou morte por doença cardíaca. Caso tenha dor ou desconforto suficiente para ter de tomar esses analgésicos, fale primeiro com seu médico sobre os riscos e se há uma alternativa mais segura.

  • 12. Beba chá

  • Alguns chás contêm compostos que ajudam a reduzir o colesterol ruim e podem melhorar a função arterial. Antes de dormir pode ser excelente calmante. Mas cuidado, informe-se sobre os componentes do chá e prefira fazer a infusão, preparar o chá você mesma, eliminando as versões em garrafa que contêm muito açúcar.

  • 13. Procure ter uma boa noite de sono

  • Pesquisas demonstram que uma noite de sono ruim tem influência nas doenças cardíacas. Um estudo mostrou que a insônia pode aumentar o risco de ataque cardíaco e outro mostrou que a má qualidade do sono aumenta o risco de pressão alta, fator que também gera ataque cardíaco. Cuide de seu coração dormindo bem.

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Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br. 

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