9 formas de diminuir seu risco de ter câncer de mama

Não apenas o mês de outubro para lembrar da importância da prevenção do câncer de mama. Praticar o rosa pode ser todos os dias.

Michele Coronetti

Nas estatísticas mundiais sobre o câncer, em segundo lugar para ambos os sexos está o câncer de mama, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Já na listagem feminina, ele fica em primeiro lugar. Só no Brasil, em 2010 foram registrados 49.240 novos casos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia.

10 sintomas de câncer que a maioria das pessoas ignora

Assustador. Para ajudar na prevenção, seguem 9 dicas simples:

1. Apague a luz noturna

Estudos mostraram que mulheres que trabalham à noite têm maior incidência ao câncer. Justamente por estarem mais expostas à luz. Mesmo lâmpadas fracas, aquela luz do corredor, fazem a diferença na produção de melatonina, hormônio do sono, que tem como outra função retardar o crescimento de células cancerígenas, segundo o oncologista David E. Blask, professor na Universidade de Tulane. Seu sono será muito melhor no escuro total.

2. Permaneça de bom humor

A universidade Ben-Gurion de Israel mostrou que o poder do pensamento positivo é benéfico para evitar as temidas células cancerígenas, ou seja, mulheres otimistas têm 25 por cento menos chance de desenvolver câncer. Praticar ioga, alongamentos ou meditação ajudam no alívio do stress para que o bom humor permaneça.

Advertisement

Como educar-se sobre o câncer de mama

3. Faça refeições menores

Fracionar as 3 grandes refeições em 6 pequenas ajuda a manter o equilíbrio nos hormônios, sem causar picos que podem aumentar o crescimento das células cancerígenas. Alimentos simples mais frequentes deixarão o organismo em uma execução saudável, com energia suficiente e sem exageros.

4. Coma mais fibras

Nada melhor para uma digestão tranquila que ingerir fibras presentes em frutas, verduras, feijão, alimentos integrais e outros. De acordo com pesquisa publicada no International Journal of Cancer, elas também ajudam o organismo a processar corretamente o estrogênio, principal hormônio responsável pelas características femininas. Um estudo mostrou que as mulheres que ingeriam 30 gramas diárias de fibras tiveram seu risco de câncer reduzido pela metade contra as que ingeriam 20 gramas. Não esqueça de beber líquidos conforme for aumentando sua ingestão de fibras.

5. Evite torrar as carnes

Bifes e peixe grelhados ou assados a mais de 150 graus desenvolvem uma substância química nociva chamada amina heterocíclica que é um agente cancerígeno muito conhecido e quando ingerido com frequência danifica o DNA humano e pode causar o câncer de mama. Marinar a carne com ervas antes de expor ao calor ajuda a prevenir.

6. Não beba

O excesso de bebidas alcoólicas sempre causa transtorno. Segundo o Dr. Polly Newcomb, diretor de prevenção do câncer do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, “o álcool é um dos fatores de risco mais consistentes para o câncer de mama. Pode aumentar a circulação de estrogênio das mulheres, permitindo o desenvolvimento das células cancerígenas nas mamas.” Estudos mostram que mulheres que bebem 14 ou mais doses por semana aumentam em 24 por cento a chance do desenvolvimento cancerígeno.

Advertisement

7. Regule sua dosagem de Vitamina D

Benéfica para ossos, sistema imunológico e saúde mental, ela também pode ser fundamental na regulação do crescimento de células cancerígenas, segundo a oncologista Marisa C. Weiss, presidente e fundadora da breastcancer.org. O câncer de mama aparece mais frequentemente em mulheres com baixos níveis desta vitamina.

8. Saladas incrementadas

Em suas refeições leves, nada como caprichar na salada e acrescentar maçã verde e nozes, que possuem substâncias que podem bloquear o crescimento de tumores no tecido mamário e glândulas mamárias, de acordo com pesquisa recente da Universidade de Cornell.

Tratamento do câncer: 6 alimentos a evitar quando você tem câncer de mama

9. Abra as janelas

Pode parecer estranho, mas o ar interior de uma casa pode ser poluído devido aos gases eliminados pelas paredes, pinturas, estofados e podem ser cancerígenos. Abrir as janelas ao menos uma vez ao dia e deixar renovar o ar mesmo em locais frios é sempre benéfico.

Manter a saúde em dia e utilizar essas pequenas dicas de como evitar o desenvolvimento de células cancerígenas reflete em bem-estar diário e uma vida mais longa.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.