20 brincadeiras que estimulam seu bebê de 3 a 18 meses

Garanta diversão e aprendizado para seu bebê gastando pouco ou quase nada!

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Todo pai e toda mãe quer oferecer o que existe de melhor aos filhos.

Às vezes, nos sentimos culpados por não poder comprar todos os brinquedos educativos maravilhosos (e supercaros!) que existem no mercado.

Quais os brinquedos mais adequados para cada idade

Acontece que esses brinquedos não são realmente necessários! Podemos criar muita diversão e aprendizado para nossos bebês gastando pouco ou quase nada.

Preparamos uma lista de 20 brincadeiras que vão divertir e ajudar seu bebê a se desenvolver explorando todos os sentidos:

Advertisement

1. Massinha de purê de batata

Adicione um pouquinho de água àquelas misturas prontas para purê de batata. Você pode usar um pouquinho de corante alimentício para dar cor e pronto! Deixe seu bebê brincar e comer à vontade!

2. Brinquedinhos de gelatina

Prepare a gelatina somente com a água quente. Coloque em copinhos descartáveis ou forminhas de silicone com balinhas de goma dentro, um morango, ou mesmo um brinquedinho (grande o suficiente para que a criança não engasgue!).

Leve para gelar e desenforme quando estiver bem durinho.

Deixe a criança se divertir esmagando a gelatina para tentar pegar o brinquedo.

3. Macarrão colorido

Cozinhe o macarrão (serve qualquer um, mas fica mais divertido com o tipo spaghetti) ao dente (molinho por fora e durinho por dentro) e adicione corante alimentício à agua do cozimento. Deixe esfriar e pronto!

Advertisement

4. Bolinhas de gel

Essas bolinhas de gel normalmente são vendidas em floriculturas ou lojas de produtos para jardinagem. Basta adicionar água e esperar que elas inchem.

Elas têm uma textura incrível que os bebês adoram. Você pode colocá-las na banheira para o bebê pisar. Pode colocar em um saquinho plástico com zíper para ele apertar.

Mas cuidado – ele não pode levar as bolinhas à boca. Então, não o deixe sozinho com as bolinhas em hipótese alguma.

5. Espelho meu

Bebês adoram espelhos! Varie a brincadeira utilizando pequenos adesivos coloridos. Experimente colar um adesivo no reflexo dele no espelho. Depois cole outro adesivo no bebê.

6. Lenço mágico

Para montar esse brinquedo você vai precisar de uma caixa ou pote plástico com um furo na tampa (potinhos vazios de lenços umedecidos são perfeitos pra isso) e vários retalhos de tecido, que você pode conseguir de graça com aquela sua amiga costureira (quanto mais cores e texturas diferentes melhor).

Advertisement

Amarre um retalho no outro, formando uma longa tira de tecido. Coloque na caixa com a pontinha pelo furinho e deixe seu bebê se divertir puxando tudo para fora.

7. Tinta de pudim

Você vai precisar de um pacotinho de mistura pronta para pudim e corante alimentício. Prepare a receita do pudim de acordo com as instruções da embalagem, deixe esfriar e adicione o corante alimentício. Deixe seu bebê explorar e se lambuzar a vontade.

8. Piscina de feijão

Encha a banheira do bebê (sem água) com feijões crus. Eles adoram a textura! Esconda brinquedinhos dentro do feijão para o bebê explorar.

Nota da edição: Esta é uma atividade que você tem que ficar em cima observando. Os bebês amam a sensação da piscina de feijão, mas se o bebê estiver na fase de colocar tudo na boca, nariz ou ouvido, não o faça!

9. Gelo colorido

Faça cubos de gelo com suco. Encha um pote plástico grande com água e coloque os gelinhos ali. Os bebês vão se divertir tentando pegar o gelo que tinge a água enquanto derrete.

Advertisement

10. Jardim do bebê

Pegue uma caixa plástica grande e encha com papel de bala de coco (à venda em lojas de artigos para festa) na cor verde. Coloque pedras arredondadas de um tamanho que a criança não consiga engolir (lembre-se de lavar bem antes) e bichinhos de plástico ou de pelúcia.

11. Garrafas plásticas

Garrafas plásticas podem criar brinquedos fantásticos para os bebês. Encha várias garrafas plásticas pequenas, uma com feijão, outra com milho de pipoca, bolinhas de gude ou arroz. Aperte bem a tampa e passe fita crepe para garantir que o bebê não vai abrir.

Veja seu bebê se divertindo por horas com esses chocalhos diferentes.

12. Bolinhas na caixa

Uma caixa de papelão grande com várias bolinhas dentro, de cores, tamanhos e texturas diferentes é diversão garantida para seu bebê.

Se você não tem bolinhas em casa, encha de bolas de meia!

Advertisement

13. Torre de blocos

Se você não tiver blocos de madeira ou tecido disponíveis, pode usar caixas! Caixas de cereal, de sapatos – quanto mais, melhor!

Os bebês adoram empilhar e derrubar.

14. Sacola misteriosa

Em uma sacola grande de papelão coloque vários itens diferentes e seguros, tais como: um rolo de fita crepe, uma revista (que possa ser folheada e, talvez, rasgada), uma peneira, uma bolinha de meia, coisinhas pequenas (como tampinhas de garrafa PET podem ser colocadas dentro de saquinhos plásticos fechados com fita adesiva). Use sua criatividade e deixe o bebê explorar a sacola misteriosa.

15. Lanterna

Uma lanterninha fácil de ligar e desligar pode proporcionar preciosos minutos de diversão para seu bebê.

Experimente colocá-lo com a lanterna, na penumbra e de frente para um espelho.

Advertisement

16. Boliche

Uma bola e várias garrafas PET rendem boas gargalhadas dos pequenos. Uma bola grande para os bebê é a ideal – mais fácil de acertar as garrafas.

17. Revistas

Bebês adoram brincar com revistas.

Experimente revistas com fotos de bebês ou animais! Eles adoram ver, e também rasgar e morder – então assegure-se de separar as matérias que você pretende guardar antes.

18. Peneira na banheira

Com a banheira cheia de água, espalhe brinquedinhos lá dentro e deixe seu bebê brincar de pescaria utilizando uma peneira plástica.

19. Pequeno artista

Deixe seu bebê criar uma obra de arte com um pedaço de papel contact com a parte colante virada para cima e materiais diversos como pedaços de papel picado colorido, tufos de algodão ou retalhos de tecido.

Advertisement

Coloque o bebê no cadeirão de papa e prenda a folha de contact na bandeja com fita adesiva.

20. Pintura limpinha

Se você quiser uma atividade com menos lambança, faça uma goma com água e amido de milho engrossado no fogo até atingir a consistência de mingau.

Coloque a goma com tinta guache ou corante alimentício (sem misturar) dentro de um saquinho plástico com zíper (reforce com fita adesiva) e prenda esse saquinho com fita sobre a mesa ou sobre a bandeja do cadeirão.

Pronto! Agora deixe seu bebê espremer a gororoba para lá e para cá, misturando as cores.

10 brincadeiras divertidas para fazer com as crianças

Advertisement

Você viu que para garantir boas horas de aprendizado e diversão para seu bebê não precisa gastar muito!

Basta um pouco de criatividade.

Mas cuidado: lembre-se que apesar de seguras nenhuma dessas atividades deve ser realizada sem a supervisão constante de um adulto!

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.