10 coisas que sua amiga sem filhos precisa saber

Aqui você encontra 10 coisas que todas as mães gostariam de dizer às amigas que ainda não tem filhos para que possam entender como é a sua vida agora com os pimpolhos.

Angi Simon

Este artigo foi publicado originalmente no blog Mãe de Guri e republicado aqui com permissão.

Gurias, eu sempre quis ser mãe “nova” e não me considero uma, pois tive o Antônio com 27 anos, e o Caê com 30. Mas, mesmo com 30 anos, tenho poucas amigas com filhos. As minhas amigas da escola, aquelas que faziam festas comigo na faculdade, nenhuma tem filhos ainda. E é muito difícil ser a única da turma com filhos, pois morro de saudades delas, mas os filhos nos distanciaram e não tem como ser diferente.

Há alguns dias, estava pensando que gostaria de explicar para elas algumas coisas. Não coisas sobre como é ter filhos, mas sobre a realidade de quem os têm, e que talvez elas não conheçam. Não são justificativas nem críticas; apenas um desabafo, coisas que acredito que todas nós falaríamos para nossas amigas que ainda não têm filhos.

1. Filho vira a nossa vida de cabeça para baixo e descobrimos que de cabeça para baixo é nosso lado certo!

Por muito tempo não iremos ao banheiro sozinha, nem comeremos comida quente; também não tomaremos banhos longos, estaremos quase sempre atrasadas, porque o filho fez xixi/cocô ou vomitou a roupa toda antes de sair de casa! Agora pensamos nos filhos em primeiro lugar. Se eles estão bem, nós estamos cansadas, exaustas, estressadas, claro, mas bem também!

2. A) Eu não trabalho fora, mas eu trabalho muito! Ser mãe em tempo integral é para as fortes!

Trabalhar em casa é tão pouco recompensador quanto estressante! Passamos o dia arrumando as coisas, para ao final do dia ouvirmos alguém perguntar: “Mas o que tu fizeste hoje?” E a maioria das mães donas de casa, que eu conheço, ainda trabalha com algo mais: são revendedoras de produtos ou cozinheiras, doceiras, enfim, ainda trabalha com outra coisa, enquanto cuida da casa, filhos, marido, e dela mesma.

Advertisement

B) Eu trabalho fora, e ainda sou mãe e dona de casa!

Não é porque eu trabalho fora e meu filho fica na escola em turno integral que não sei o que é melhor para ele. Ser mãe é fazer escolhas desde a gestação, e cada uma escolhe aquilo que acredita ser o melhor possível para a família!

3. A teoria é LINDA, mas a prática…

Esquece todos os livros que vistes por acaso na livraria, enquanto escolhias um romance para ler. Não, até as crianças francesas fazem manha. Sim, já fiz de tudo e “socorro, meu filho odeia brócolis“… a teoria é uma maravilha, mas na prática cada mãe sabe o que funciona na sua casa. Escutar palpites, ainda mais de quem ainda não tem filhos, é muito difícil para qualquer mãe!

4. Posso demorar horas/dias para lhe responder uma mensagem

Eu posso ter até visualizado a mensagem, mas se não respondi, é porque não deu mesmo, não é porque não te amo, nem porque tu não és importante para mim. Meu amor por ti será sempre enorme, afinal amigas são amigas independente dos filhos.

5. Que o meu filho não é igual ao filho das outras conhecidas!

Eu sei que o filho da Joana, prima do seu chefe é um anjo, não chora, sempre acompanha a turma nos eventos sociais, mas meus filhos não me acompanham em todos os eventos. Eles são uns anjos também, mas choram quando estão cansados ou com fome, ou em ambientes desconhecidos. Sei que podes achar que é “frescura” minha, já que “todo mundo sai com seus filhos”, mas eu só saio com eles quando isso não atrapalhar a rotina deles e for algo bom para eles também. Desculpa amiga, mas isso é coisa de mãe, não consigo pensar em mim em primeiro lugar; para mim eles estão em primeiro lugar!

6. Falar no telefone é uma missão quase impossível!

Era uma das coisas que eu mais gostava de fazer antes de ter filhos: ficar horas jogando papo para o ar. Agora, enquanto falo no telefone, tenho que trocar uma fralda suja, amamentar, fazer alguma refeição para o filho, ir ao banheiro, arrumar a casa, escrever para o Blog… Não é fácil, mas um dia tu vais entender!

Advertisement

7. É normal a criança querer tudo o que vê

Se entrar em uma loja infantil comigo, para comprar um presente para um amigo, podes ter certeza que ele vai querer tuuuuudo e mais um pouco. Mais ou menos como eu fico quando entro numa padaria deliciosa: quero todos os doces, salgados, sucos, bolos… #AngiDescontrolada #BrincadeiraNutriAmiga Mas não é porque ele quer tudo e chorar (ou reclamar) quando eu não der, que ele é mimado ou birrento, ou mal-educado. Crianças odeiam ouvir não e choram, algumas vezes se jogam no chão, esperneiam…. Eu sei que falávamos que nossos filhos nunca fariam isso, lembra? Mas o meu já fez…

8. Eu adoraria sair mais com vocês, mas..

Festa depois das 22:00 é quase impossível. Se eu tivesse minha mãe por perto, ou alguém de confiança para deixar os guris enquanto comemoro contigo por umas horinhas, eu iria com prazer. Mas não tenho com quem deixá-los, e muitas vezes, às 22:00 eu já estou mortinha com farofa embaixo do meu lençol. DICA: Uma pizza aqui em casa, é sempre uma boa pedida!

9. Educar é difícil

Quando chamamos a atenção dos filhos, pelo motivo que for, com certeza importante para nós, eles não são coitadinhos se chorarem. Educar é muito difícil, pode ter certeza que ver ele chorar dói mais em mim do que em ti!

10. Que ser MÃE é a melhor coisa no mundo!

Não tenho a menor dúvida disso, e um dia saberás, mas também sentimos falta de sermos amigas, e sempre, sempre, sempre terás um lugar só teu no meu coração!

Eu queria dizer isso para as minhas amigas! E claro, que as AMO MUITO!

Advertisement

E vocês, gurias? Marquem as amigas que vocês amam e sentem falta para saberem que nós mudamos, mas que ainda somos amigas!

10 coisas que todo marido precisa saber sobre a vida de mãe

Toma un momento para compartir ...

Angi Simon

Mãe do Antônio e do Caetano em tempo integral e dona de casa nas horas vagas. Depois do filho, descobri minha verdadeira vocação, ser mãe!