10 hábitos de famílias saudáveis física e emocionalmente

Se desejamos ficar mais saudáveis física e emocionalmente, o truque não passa por gastar muito dinheiro, mas em pequenos hábitos familiares que mudam o nosso dia a dia.

João Martins

Uma guerra está sendo travada entre aqueles que desejam uma vida mais saudável e um mundo cada vez mais sedentário e com alimentos que nos fazem mal. Para cada vez mais pessoas o seu dia a dia é passado sentado, frente a um computador, por exemplo; com horas de almoço tão curtas que não conseguem fazer uma refeição direito e, no final do dia, pouco tempo sobra para fazer algum exercício. Por outro lado, é publicitado que se queremos ser saudáveis precisamos ir para uma academia e gastar lá nosso (pouco) dinheiro. Apesar de o exercício em academias, e até uma dieta rigorosa, poderem ajudar-nos a perder aqueles quilinhos a mais, o que realmente faz a diferença para a nossa saúde são os nossos hábitos diários.

Trabalho em equipe

A saúde da família deve ser um trabalho de equipe. Com isto quero dizer que é muito complicado uma pessoa estar controlando o que come quando, à mesa do jantar, terá de ver os seus familiares partilhando grandes refeições e saborosas sobremesas. Toda a família precisa ajudar para que todos se tornem mais saudáveis. Todos os seguintes hábitos envolvem um trabalho em equipe.

6 hábitos para fortalecer sua família

1. Planejar bem o café da manhã e o almoço

Quando temos um plano sobre o que vamos tomar no café da manhã e até o que vamos almoçar então minizamos o risco de escolher coisas ao acaso e, nesse processo, escolher algo menos saudável. Podemos começar por escolher uma ou duas coisas (para variar) para comer no café da manhã todos os dias; para o almoço podemos fazer um plano saudável para essas refeições e sermos fiéis a esse plano. Ao fazer isto vamos até facilitar as nossas compras mensais no supermercado.

2. Exercício em casa

Poderia dizer que deveríamos nos exercitar uma hora por dia, todos os dias, mas isso poderá ser irrealista para quem tem um dia muito cheio com o trabalho, com os deveres da casa e com os filhos. O conselho de Dr. Oz é fazer, pelo menos, 20 minutos de exercício por dia – todos os dias – em nossa própria casa. Ele aconselha a fazer em casa porque, quando saímos de casa, já vamos gastar mais do que 20 minutos e isso pode prejudicar a nossa rotina diária e incentivar à preguiça. Quando tornamos o nosso tempo para o exercício como algo conveniente, então menos desculpas vamos encontrar para não fazer exercício.

Advertisement

3. Os pais devem decidir a alimentação em casa

Por vezes existe a tendência de comprar doces e bolachas porque as crianças gostam muito. O problema de ter doces em casa é que a tentação para comê-los será maior e, eventualmente, eles serão comidos. Restringir faz com que a tentação, principalmente, para as crianças, seja maior mas, se os doces não são uma constante desde o início então elas nem vão sentir falta. Incentivar quando elas tiverem fome a comerem uma fruta, por exemplo, vai criar um excelente hábito nas crianças.

4. Jantar todos juntos todas as noites

Pelo menos uma refeição diária deve ser feita em família. A nossa saúde física está muito ligada ao nosso estado emocional e, quando toda a família se junta em harmonia durante uma refeição, a saúde da família irá certamente melhorar.

6 passos para iniciar a tradição de jantar em família

5. Brincar em família

Não há nada melhor para as crianças do que terem aquele momento do dia em que pai e mãe se juntam à brincadeira com elas. Estas brincadeiras podem ser jogos que envolvam alguma atividade física, como um pequeno jogo de futebol, um jogo de dança ou até correr de um lado para o outro para “pegar” alguém. Este tipo de brincadeira une mais a família e também se aproveita para fazer exercício!

6. Permitir que as crianças chamem a atenção

Se desejamos que as crianças criem hábitos saudáveis e sabedoria para fazerem as melhores escolhas então devemos permitir que elas nos chamem a atenção quando nós próprios escolhemos um mau alimento. Isto vai ajudá-las a sentir que não são as únicas a ter restrições e que os pais estão do lado delas.

Advertisement

7. Contar às crianças uma história antes de deitar ou conversar com as mais jovens

Quando elas estão cansadas é que baixam a guarda. Dr. Oz afirma que é nesse momento que somos realmente capazes de saber o que está na mente delas e o que as preocupa. Nestes momentos o laço pais-filhos torna-se ainda mais forte.

8. Rotina antes de deitar

Uma boa noite de sono mantém-nos saudáveis. Segundo Dr. Oz, “metade dos adultos americanos perdeu a capacidade de dormir; e não dormir as 7 horas mínimas está contribuindo para um aumento do risco de ataque cardíaco e AVC’s”. Os nossos quartos devem ser ventilados e escuros, isto é, sem aquelas luzinhas dos aparelhos elétricos a piscar e com uma janela bem fechada. Se não conseguimos adormecer então podemos levantar, ler um bom livro ou meditar, e isso vai nos ajudar a relaxar.

9. Intimidade do casal

A intimidade entre o casal também é um fato que influencia a saúde emocional e, aliado a isso, também tem grandes benefícios para a saúde física de cada um.

10. Não ficar com muita fome

O maior erro que uma pessoa pensa quando deseja perder peso é: “tenho de deixar de comer”. Nutricionistas aconselham exatamente o contrário – é preciso comer mais vezes ao dia. Quando permitirmos que longos períodos de tempo passem entre cada refeição então um hormônio irá libertar-se – a Grelina (hormônio da fome) – e ele demora 30 minutos para dissipar. Durante esse tempo nós vamos ter a vontade de comer tudo o que aparece e, se estivermos de estômago vazio, mais coisas vamos querer. O recomendado é comer de 3 em 3 horas – isso acelera o nosso metabolismo, sentiremos menos fome ao longo do dia.

Definindo bons pais e mães

Advertisement

Agora comece a colocar essas dicas em prática para ter uma família saudável em todos os sentidos.

Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts