4 meios comprovados cientificamente de manter o amor vivo no casamento

Coloque à prova os estudos científicos e veja que diversão, novas experiencias, gratidão e reconhecimento são mais do que experienciar momentos, mas são a construção do alicerce do amor.

Bianca Braun

Por anos, psicológos tentam entender por que relacionamentos falham. Normalmente a resposta gira em torno de fatores como emoções negativas e má comunicação.

Mas acontece que não falhar não é o mesmo que ter sucesso quando o assunto é relacionamentos. Casais que brigam demais geralmente são mais suscetíveis ao divórcio nos primeiros anos de casamento, mas casais que não possuem interações positivas estão propensos a divorciar ao longo do caminho.

Então, como podemos ter certeza que nosso casamento prospere?

Alguns estudos sugerem:

1. Rir e brincar juntos

Brincar não é apenas para crianças. Ser brincalhão com seu cônjuge pode aproximá-los. Estudos comprovaram que casais que dão mais risadas são mais satisfeitos em seus relacionamentos.

O casal que se diverte unido, permanece unido: 10 ideias para casais se divertirem

Advertisement

Para ter mais humor no casamento é necessário alguma prática. Da próxima vez que assistirem a um filme, escolham uma comédia. Da mesma forma, apliquem mais humor e risos como ferramentas para resolver um problema. Na próxima vez que seu companheiro disser algo que lhe aborreça, por exemplo, tente responder com uma piada ao invés de ficar na defensiva.

2. Experimentem coisas novas juntos

Melhor ainda se as atividades forem algo novo e emocionante. A novidade ajuda o casal a criar memórias e sentirem-se como uma equipe ao experimentarem algo novo. A emoção da atividade pode fazê-los sentir que seu relacionamento é mais emocionante.

Pesquisas concluíram que experimentar novas coisas com seu parceiro ajudar a prevenir o tédio, fazendo vocês sentirem-se mais próximos, mais felizes com seu relacionamento, e mais satisfeitos com a vida em geral. Não precisa ser algo tão extremo, apenas algo simples como experimentar um novo tipo de comida, ou se fazerem de turistas na sua própria cidade, por exemplo.

3. Cultivar gratidão

É importante fazer coisas legais para seu parceiro em algumas ocasiões. Mas também é importante notar e reconhecer quando seu parceiro faz coisas legais para você.

Muitos estudos comprovaram que um simples “obrigado” pode fazer a diferença. Quando pessoas sentem-se gratas a seus parceiros, ambos acabam sentindo-se mais conectados um ao outro e mais satisfeitos com o relacionamento.

Advertisement

7 maneiras de mostrar gratidão ao seu marido

Também é importante ser grato por quem seu parceiro é como pessoa. Quando você se encontra irritado ao invés de feliz, imagine o que sua vida seria se você nunca tivesse conhecido seu amor, ou imagine como você se sentiria se algo ruim acontecesse a ele. Um pouco mórbido, mas isso funciona.

Esses pequenos exercícios podem fazer mais que apenas mudar seu humor no momento – casais que expressam gratidão são menos prováveis de separarem-se.

4. Celebrar os triunfos

Apoiar seu parceiro em momentos difíceis é vital, mas também é importante ser um apoio quando as coisas dão certo.

Pesquisas concluíram que casais que celebram conquistas e triunfos são mais satisfeitos com seus relacionamentos, experienciam poucos conflitos, divertem-se mais juntos, e são mais felizes em geral.

Advertisement

Então da próxima vez que seu parceiro for promovido, cumprir uma nova meta, ou apenas ter tido um grande dia, tenha certeza de celebrar com ele.

São meios simples, mas eficazes. Não há uma fórmula mágica que traga sucesso e felicidade ao casamento. Tudo depende de como são suas atitudes e seu desejo de encontrar felicidade fazendo um ao outro feliz.

Toma un momento para compartir ...