10 exercícios essenciais para manter o cérebro sadio

O que escovar os dentes tem a ver com saúde mental e cerebral? Clique para conhecer exercícios mentais que deixam seu seu cérebro mais saudável, memória em forma e raciocínio rápido.

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  • Quando nos tornamos adultos ficamos acostumados a fazer determinadas coisas sem precisar pensar. Quando você usa muito o computador por exemplo, nem precisa mais ficar observando a posição de cada letra para escrever uma palavra não é mesmo?

  • O mesmo acontece com algumas tarefas diárias, como escovar os dentes sempre com a mesma mão ou até mesmo escrever, é tão automático segurar a caneta sempre com a mão pela qual estamos acostumados a escrever!

  • Estudos comprovam que exercícios cerebrais propõem justamente isso, fazer com que possamos encontrar novos conceitos para atividades comuns e diárias, e otimizar alguns hábitos melhora também a concentração.

    1. Se você usa relógios de pulso, comece trocando seu relógio de pulso. Será estranho nos primeiros momentos do dia, você terá que pensar em observar as horas no outro braço, parece simples mas isso já vai ajudar a exercitar sua mente.

    2. Acontece a mesma coisa com o mouse do computador. Nós tendemos a deixá-lo sempre do mesmo lado. Acostume-se a trocar de lado de vez em quando, você sentirá uma certa dificuldade inicial mas rapidamente irá pegar a prática.

    3. Escove os dentes todas as manhãs usando a outra mão.

    4. Tente de vez em quando experimentar alimentos com os olhos vendados para treinar ainda mais seu paladar. Isso inclusive pode ser uma divertida brincadeira em família.

    5. Uma vez por semana, caminhe de costas. É melhor que faça isso dentro de casa para evitar riscos de acidentes.

    6. Da próxima vez que for ao supermercado tente não escrever sua lista de compras, decore. É isso mesmo, desenvolva sua técnica para decorar e faça o teste.

    7. Quando estiver ouvindo alguma música que conhece, em determinados momentos, abaixe totalmente o volume e tente lembrar-se do restante da letra.

    8. Procure todos os dias aprender uma palavra diferente e durante aquele dia aproveite para usá-la.

    9. Quando estiver no ônibus ou no metrô tente traduzir a conversa das pessoas para outra língua, caso você tenha algum conhecimento de outro idioma.

    10. Já pensou em ler um livro de ponta cabeças? Tente fazer isso da próxima vez.

  • Não pense que exercícios cerebrais são apenas para quem já foi diagnosticado com alguma doença, tal como Alzheimer. Eles devem ser estimulados desde a mais tenra idade assim como qualquer outro tipo de exercício para o corpo.

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  • Leia também: Meditação - Uma prática que faz bem para a saúde
  • A alimentação saudável também influi na saúde cerebral. Prefira peixes, carnes brancas e alimentos ricos em Ômega 3.

  • Quando os neurônios de nosso cérebro não são estimulados eles ficam atrofiados e desta forma quem sai perdendo somos nós mesmos. Sendo assim, comece agora mesmo a exercitar-se.

  • Leia também: 4 hábitos que ajudam a manter a saúde mental

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

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