5 vilões do orçamento familiar

Quer viver de acordo com sua renda? Aprenda a identificar quais são os vilões do seu orçamento. Analise seu mês, coloque tudo na ponta do lápis e aprenda a lidar com estes vilões.

Renata Finholdt

Quando as finanças vão bem a vida é muito mais tranquila, não é mesmo? Muitas pessoas porém não sabem como conseguir essa tranquilidade por mais que tentem.

Iniciar um controle dos gastos familiares é o primeiro passo para conseguir administrar bem o dinheiro e viver em paz. Controle não significa ser pão duro nem deixar de gastar com coisas que lhe dão prazer, controle é simplesmente saber quando é ou não é possível gastar.

Alguns hábitos familiares podem se tornar os grandes vilões do orçamento familiar, identificá-los é super importante para melhorar as finanças como um todo. Alguns vilões são mais fáceis de serem identificados, pois ameaçam a tranquilidade da maioria das famílias.

Identifique alguns que também podem estar ameaçando sua paz e controle-os, você consegue!

1. Cartão de Crédito

A facilidade que o cartão de crédito oferece é sem dúvida tentador. Não é preciso ter dinheiro ali na hora para adquirir o bem, seja lá ele qual for, e ainda há possíbilidade de parcelamento do valor. Tentador não é? Mas não caia nessa tentação, os gastos com cartões de crédito são os maiores vilões das famílias. Gasta-se com ele e na hora do pagamento da fatura vem o problema, os gastos descontrolados geram um valor muito alto, tornando impossível o pagamento, e então vem o segundo problema: opção de pagamento mínimo (ou de qualquer valor entre o mínimo e o total) que agrega juros para o que ficou em aberto para o mês seguinte. É preciso muito cuidado para não cair nessa. Se for usar o cartão de crédito, tenha em mente que no vencimento da fatura você precisará ter o valor total para pagá-la, nada de pagar o mínimo.

Advertisement

De preferência deixe o cartão de crédito apenas para casos emergenciais, via de regra se não tiver dinheiro ali para pagar não compre.

2. Energia Elétrica

O valor da taxa de energia é um encargo alto para o bolso, para identificar isso você pode simplesmente comparar sua conta de luz dos últimos doze meses e ver o quanto gastou. O cuidado para escapar deste vilão é desligar os aparelhos da tomada para que não fiquem no modo stand by quando não estão sendo usados, diminuir o tempo no banho no caso de chuveiros elétricos, apagar a luz dos ambientes quando não houver ninguém utilizando e evitar dormir com os aparelhos de tv ligados. Você pode também determinar dias de uso para a máquina de lavar, e também ir descobrindo outras formas de economia para derrotar este vilão.

8 ótimas dicas de economia de dinheiro em casa

3. Combustível

Para conseguir escapar do vilão do combustível, você pode planejar melhor seu dia a dia e evitar aquelas saídas sem necessidade real, e quando sair procurar aproveitar para fazer tudo o que precisa. Caronas também são uma boa forma de ajuda mútua, se você e seu vizinho vão para o mesmo lugar podem se revezar quanto ao uso do automóvel.

4. Supermercado

Ir ao mercado é uma tentação, principalmente quando se está com fome. Sendo assim, regra número um: alimente-se antes de ir às compras! Seja firme para não trazer todas as coisas novas e apetitosas que encontrar pela frente. A velha lista de compras é uma grande aliada nestes casos, evite ao máximo sair dela, você pode estipular uma regra, apenas 2 ou 3 produtos fora da lista por exemplo. Ainda assim tome cuidado com alguns itens, por exemplo: um maço de couve versus um pacote de couve já cortada e fatiada, trata-se do mesmo produto mas os valores são muito diferentes. Estas pequenas economias ajudarão muito no valor final da sua compra.

Advertisement

5. Filhos

Eles são maravilhosos e nossa maior alegria, mas não é por isso que devemos dar a eles tudo aquilo que nós não tivemos ou tudo o que eles pedirem. Cuidado, as despesas com os pequenos já são altas e se cada vez que saírem de casa eles inventarem algo, seu orçamento terá um grande rombo no final do mês. Troque presentes por estar mais presente ao lado deles, sua companhia os deixará ainda mais felizes.

Porque você está financeiramente preparado para ter um filho agora

Outros vilões como restaurantes, pausas para lanches, revistinhas de consumo, etc, também colaboram para sua intranquilidade financeira. Controle na ponta do lápis seus gastos, identifique os vilões e aprenda a viver bem.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.