13 dicas de saúde para colocar em prática com urgência se você quiser passar dos 70

Se você quer ver seus filhos e netos crescerem e desfrutar de uma velhice lúcida e sem surpresas desagradáveis, precisa começar a colocar essas 13 coisas em prática HOJE. Amanhã pode ser tarde demais.

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  • Saúde é equilíbrio. Por muito tempo repetiu-se que saúde é ausência de doenças, porém essa frase sempre soou insatisfatória, pois saúde é também qualidade de vida, que pode não estar presente mesmo no corpo que não apresenta doenças.

  • Naomar de Almeida Filho, professor de Epidemiologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) diz: "Esta definição de saúde (como ausência de doença) foi substituída por outra, que engloba bem-estar físico, mental e social".

  • Portanto, a boa saúde implica em não apenas comer bem e fazer exercícios, mas também ter atividades sociais benéficas e boa postura mental.

  • Não há muito de novo em cuidar da saúde, mas relembrar e aprender algumas dicas pode ajudar:

  • 1. Respire bem

  • A respiração é essencial para todas as funções do corpo. Respire algumas vezes durante o dia da seguinte forma:

    • Inspire contando até quatro

    • Retenha contando até quatro

    • Expire contando até oito

  • Retenha com os pulmões vazios contando até quatro. Repita até se sentir mais relaxado e faça-o em ambiente com ar puro.

  • 2. Pratique meditação

  • Mesmo que seja apenas sentar-se por algum tempo com a coluna ereta, relaxar, respirar, manter a mente livre de pensamentos. Ajuda a diminuir ansiedade e estresse entre outros benefícios.

  • 3. Sempre que possível faça refeições em família

  • Pesquisas mostram que quem faz refeições em família tem várias vantagens: Interage com a família, melhora as relações familiares, prepara as próprias refeições e tende a comer alimentos mais saudáveis.

  • 4. Priorize verduras, frutas, peixes e cereais

  • Prefira os cereais integrais e temperos naturais sem sódio. Se possível, use os orgânicos.

  • 5. Hidrate-se

  • Primeiro a água, depois sucos, chás, frutas, etc. Ajuda a comer menos, hidrata a pele, cabelos e unhas. – Corte o hábito de tomar refrigerantes!

  • 6. Trate bem seu sistema excretor

  • Boa saúde implica em eliminar fezes e urina de maneira saudável. Coma fibras, beba água e caminhe sempre que possível.

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  • 7. Exercite-se

  • O sedentarismo traz doenças, é antinatural. Procure um exercício que lhe dê prazer e lembre-se que é para sempre. O exercício correto é milagroso em seus efeitos. Veja essa história! Procure orientação profissional e comece de acordo com sua situação atual. Vá devagar.

  • 8. Não faça dietas

  • Alimente-se de maneira saudável, evitando açúcar e alimentos refinados, gorduras em excesso e não use medicamentos para perda de peso. Ao invés de focar na magreza, foque na saúde.

  • Por que sua dieta está fazendo você engordar
  • 9. Não use produtos dietéticos ou adoçantes

  • A menos que você seja diabético, tenha alergia a lactose ou glúten, ou outra restrição alimentar. Nesses casos siga as recomendações de seu médico ou nutricionista. Os produtos diet são feitos para pessoas com restrições alimentares e costumam ter alto teor de sódio, que é prejudicial.

  • 10. Alimente-se regularmente

  • Tome café da manhã, almoce, jante e faça pequenas refeições entre as maiores.

  • 11. Proteja o seu sono

  • Tenha o hábito de ir para a cama sempre no mesmo horário. Escureça completamente o ambiente. Não tenha eletrônicos no quarto. Deixe o celular na mesa de cabeceira e não debaixo do travesseiro. O ambiente deve ter temperatura agradável e tudo deve induzir ao sono. Ao invés de verificar o celular, leia um livro antes de dormir. Segundo especialistas, dormir bem ajuda em outros benefícios a emagrecer.

  • 12. Alongue-se

  • Alongar-se ao levantar já muda sua disposição para o dia. No final do dia relaxa e alivia as tensões. Traz flexibilidade e ajuda nas dores musculares. Se você trabalha sentado, é essencial alongar os músculos e oxigená-los. Isso é feito de maneira suave.

  • 13. Cuide de seu espírito através de:

    • Cultivar as relações familiares e de amizade

    • Ter planos e metas

    • Ter períodos regulares de descanso e lazer

    • Desenvolver atitude positiva e bons sentimentos

    • Buscar sua fonte de poder Superior

    • Ser grato.

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  • Vale a pena buscar ser saudável e equilibrado. Não busque apenas beleza nem faça comparações. A saúde é a verdadeira beleza, pois traz alegria de viver. Como já dizia Arthur Schopenhauer: "Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer."

  • Uma dica milagrosa para ajudá-lo a passar o dia

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Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

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Se você quer ver seus filhos e netos crescerem e desfrutar de uma velhice lúcida e sem surpresas desagradáveis, precisa começar a colocar essas 13 coisas em prática HOJE. Amanhã pode ser tarde demais.
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