10 coisas que a sua nora gostaria que você soubesse

Quem nunca desejou dar algumas dicas para a sogra? Saiba o que TODAS gostariam de dizer.

228,963 views   |   171 shares
  • Existe relação mais estereotipada do que nora e sogra? A resposta certamente é não. Segundo a especialista em relacionamentos e controle do estresse Debbie Mandel, essa relação conflituosa tem suas razões, começando pelo fato de serem duas mulheres diferentes amando o mesmo homem. Somado a isso temos a dificuldade que as noras encontram quando surgem os problemas, em expressar-se, seja por medo, respeito ou frustração.

    Leia também: Manual da boa sogra

    Por essa razão algumas noras da vida real dizem, ou gostariam de dizer, algumas coisas que as sogras precisam saber.

  • 1. Confie, eu sei criar meus filhos

    A sogra pode se sentir ofendida ao ver que a nora está fazendo completamente diferente da educação que ela deu aos seus filhos, mas não deveria. Por outro lado, a nora pode se sentir invadida e incapaz quando a sogra opina demais. A melhor solução nesse caso é oferecer respostas neutras e não negativas, escutar um conselho não lhe obriga a aplicá-lo.

  • 2. Não venha à nossa casa sem avisar

    Isso pode soar grosseiro vindo de você, norinha. Mas o filho querido pode dizer algo mais sútil e menos ofensivo. Considere que ela apenas deseja vê-los. Por mais íntima que seja a relação, os pais e sogros precisam aceitar que os filhos são responsáveis por outra família na qual, algumas vezes se faz necessário a permissão para entrar.

  • 3. Deixe-nos viver como escolhemos, inclusive religiosamente

    Se eles forem de religiões diferentes da sua, ou de nenhuma e criticarem as escolhas de vocês como família, procure entender que, como pais zelosos, eles apenas desejam o melhor para vocês.

    Se forem religiosos, eles também desejam dividir essa dádiva com vocês. Seja grata por essa preocupação e demonstre que está fazendo um bom trabalho em cuidar de seus filhos e seu esposo espiritualmente, mostrando com delicadeza que essa influência religiosa deve vir de vocês e que são capazes de fazer as próprias escolhas.

  • 4. Não julgue meu serviço de limpeza

    Quando as críticas ao seu serviço doméstico são recorrentes e se tornam ofensivas, não entre na briga no mesmo clima. Algo vindo de seu esposo como "Mamãe, procure não apontar mais esses aspectos, estamos satisfeitos com a organização.", pode ser mais eficiente e menos conturbador para sua relação com sua sogra.

  • 5. Pare de me comparar com a ex-esposa/namorada do seu filho

    Pode ser que os sogros nem percebam que estão lhe ofendendo ao citar a ex-esposa. A melhor solução é ignorar, afinal se ele não está mais com ela e sim com você, certamente é motivo para se sentir segura e confiante. Se mesmo assim o incômodo persistir, o único que pode salvá-la é seu esposo, chamando os pais em particular para dizer que eles não têm sido muito agradáveis ao lembrarem sempre do passado.

  • 6. Não me faça sentir mal por ser uma mãe que trabalha ou que fica em casa

    Como se uma mãe que trabalha fora necessitasse de mais culpa ou de uma sogra reclamando pelos cantos pelo fato de sua carreira estar atrapalhando os cuidados com as crianças. Se você já analisou e concluiu que precisa trabalhar ou isso lhe faz bem, não deve se preocupar com as interferências externas. Tente relevar considerando o estereótipo de boa mãe que sua sogra possui, talvez ela carregue um pouco de frustração por ter sido dona de casa ou apenas sinta ciúmes de suas escolhas profissionais. O mesmo serve se for o contrário. Procure entender, um dia você será uma sogra.

    Saia da guerra Mães que trabalham x Mães que ficam em casa
  • 7. Pare de tratar seu filho como criança

    O paparico dedicado ao seu esposo te irrita ou você sente ciúmes e insegurança? Por mais que ele esteja sendo cuidado pela mulher que o gerou e criou, ele não voltará a ser criança. Essa situação certamente é temporária e acontece esporadicamente, não tem porquê comprar essa briga e disputar espaço. Entre no clima também e aceite os paparicos.

  • 8. Ele não é seu exclusivamente

    Com o avançar da idade a dependência se torna maior e mais frequente. As mães em especial parecem não querer desgrudar dos filhos, o que incomoda algumas noras. É companhia para isso, carona para aquilo e parece que o tempo pro casal ficou escasso. Tenha paciência, tudo passa, aproveite esses momentos para conhecer mais sobre a pessoa que formou seu esposo. Quem sabe você não consegue absorver algumas qualidades?

  • 9. Eu sou muito ocupada

    Na sociedade de hoje as mulheres acumulam muitas tarefas, trabalham fora, cuidam dos filhos, da casa, do marido, dos amigos, entre outras. Isso tudo toma muito tempo e muitas vezes traz consigo a cobrança, algumas sogras exigem muito e se esquecem que as noras possuem vidas distintas e bem agitadas. Procure expressar quão ocupada você está para certas coisas e que não consegue dar conta de tudo, mas mesmo assim está tudo sobre controle, ela ficará feliz em saber.

  • 10. Agora a prioridade dele sou eu

    Para os casais a prioridade é o cônjuge, claro! Todos sabem disso, inclusive as sogras. Porém, parece que se faz necessário lembrá-las às vezes, deixe que isso se explique sozinho, as circunstâncias irão mostrar. Usar palavras para algumas coisas pode não ser a melhor solução.

    Leia também: 5 razões porque é importante colocar o seu cônjuge na frente de seus pais

    Encare essa relação como duas pessoas parecidas, sim vocês são parecidas, que possuem um objetivo em comum e sinta-se alegre por isso. Procure se aproximar de sua sogra.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.

10 coisas que a sua nora gostaria que você soubesse

Quem nunca desejou dar algumas dicas para a sogra? Saiba o que TODAS gostariam de dizer.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr