5 passos para construir um casamento cristão

Como posso saber se estou seguindo os ensinamentos de Cristo em minha vida e em meu casamento? Descubra 5 princípios básicos que respondem a esta e outras perguntas.

Cibele Carvalho

Quando estamos enfrentando crises conjugais ou problemas no emprego que causam certo nível de estresse em nossas mentes nosso cérebro tende a travar, e as soluções mais simples e descomplicadas passam despercebidas por nós. Uma oração em silêncio pode ajudar muito nessa hora.

Aprendi depois de passar por algumas situações bem desagradáveis e difíceis, que sempre que procuro respostas através da oração e lendo as escrituras (Bíblia) encontro respostas que são diferentes às vezes do que eu queria, mas que é o desejo do Senhor para a minha vida.

Dessa forma aprendi que se permitirmos que Deus esteja no comando de nosso casamento as brigas diminuem, os conflitos se encerram, e a paz pode reinar diariamente se nosso Pai Celestial é convidado a participar de tudo.

Encontrei, entre outros, estes cinco princípios pregados pelo Salvador Jesus Cristo que podem, se aplicados em nossas vidas e relacionamentos conjugais, auxiliar-nos a ter um casamento mais feliz e mais cristão:

1. A oração diária em casal traz força e proteção

A oração diária pela manhã e à noite mostra que nos importamos um com o outro, que nossos pensamentos e ações durante o dia estarão voltados para o bem-estar de nosso cônjuge. Também ensina que não somos apenas seres carnais, mas seres espirituais e necessitamos ter intimidade com Deus.

Advertisement

Se decidirmos nunca deixar de orar independentemente de qualquer circunstância, veremos nossa relação ser fortalecida e receberemos inúmeros benefícios tais como os citados no artigo 11 benefícios da oração entre casais para o casamento entre eles: a proteção para relação, o fortalecimento do amor, força espiritual para rejeitar as tentações, mais ânimo para continuar, e outros.

Esses privilégios sagrados são concedidos a todos os casamentos, basta apenas que tomemos a decisão de colocar o Senhor em nossas vidas através da humilde oração.

É quase impossível dormir com raiva do cônjuge quando nos damos as mãos e proferimos uma oração.

2. A leitura diária das escrituras pode ajudar nas decisões difíceis

Quando lemos a Bíblia juntos em casal, podemos ensinar um ao outro coisas que aprendemos separados em leituras individuais, podemos passar momentos de paz e reflexão unidos, iremos nos aproximar mais de Cristo e conhecer Seu exemplo.

Aprenderemos a exercer caridade, ou seja, aceitar as diferenças, fraquezas e imperfeições, ter paciência, resistir ao impulso de ficar ofendido, esperar e doar o melhor de nós ao outro.

Advertisement

As escrituras nos ensinam a ter um espírito brando, dócil. Quando lemos a Bíblia conseguimos conversar com mais calma sobre problemas financeiros, problemas com os filhos e reforça a confiança entre o casal.

3. Frequentar a igreja juntos

Busquem um acordo para a escolha do local religioso que possam frequentar juntos, fazer amigos nesse local, deixar seus filhos reforçarem amizades religiosas também, onde possam apoiar-se mutuamente em suas crenças.

Aprendemos no artigo Porque quem frequenta uma igreja fica mais tempo casado que casais que partilham a mesma fé religiosa e participam de atividades de promoção da fé têm as taxas de divórcio mais baixas.

No entanto, podemos ter casamentos fortalecidos quando colocamos a tríade marido, esposa e Deus em primeiro lugar em nossas vidas, quando compreendemos que o casamento é ordenado por Deus e deve ser tratado de forma sagrada com todo cuidado e atenção.

4. Construindo com nosso trabalho e esforço

Tudo que queremos e merecemos poderá ser alcançado mediante nosso trabalho e esforço.

Advertisement

Devemos, como pais, ensinar a nossos filhos o valor do trabalho justo e honesto, podemos trabalhar juntos, realizar as atividades domésticas em união, cada um cumprindo alguma função.

Cristo nos ensinou um provérbio pouco conhecido, mas cheio de sabedoria: “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos e te fartarás de pão” (Provérbios 20:13).

Assim como não imagino Cristo agindo com hostilidade, não o imagino preguiçoso, avarento, desonesto, então minhas recordações precisam ser diárias a respeito disso para refrear meu comportamento a fim de não prejudicar meu casamento.

5. Excelência do perdão

Um dos princípios mais importantes em nosso casamento deve ser o perdão. Para que nossas relações se tornem mais sagradas temos que aprender a perdoar.

Isso às vezes exige sacrifícios, esforços, misericórdia, bondade, paciência, e trabalho, todos os itens que mencionamos acima, talvez por isso Jesus Cristo tenha nos dado o exemplo e ensinado a orar “(…) perdoa-nos a nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido“. (Mateus 6:14).

Advertisement

Nossa alegria e satisfação serão maiores, nossa verdadeira liberdade de pensamento depende do ato de perdoar. Deus irá nos ajudar a livrar-nos de ressentimentos, de mesquinhez e do orgulho, e amar e perdoar, para que estejamos bem com nós mesmos e com nosso próximo.

Que todos os dias de nossas vidas possamos ponderar e ler sobre os ensinamentos de Jesus Cristo, e decidir seguir Seu perfeito exemplo, para alcançarmos um casamento e família felizes.

14 versículos da Bíblia que lhe ajudarão a ter um casamento melhor

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.